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→ Quais os principais problemas relacionados ao MERCADO que o dentista enfrenta no cotidiano do seu consultório particular?


Recentemente, estive batendo papo com uns amigos dentistas e, obviamente, falamos sobre a profissão como um todo: desde a discussão de casos clínicos até a atual situação do mercado odontológico, mencionando problemas que o dentista enfrenta no dia a dia.

Muitos dos problemas relatados são comuns entre os dentistas. Outros sequer foram mencionados, algo que discutirei mais adiante nesta postagem.

O fato é que há diversos motivos que dificultam a vida do dentista no consultório particular. Alguns até eram as queixas principais de 20 anos atrás. Ou seja, hoje os problemas principais são outros.

Dê uma lida abaixo nos principais problemas levantados na discussão que o dentista enfrenta no dia a dia do atendimento. Alguns irão te surpreender!

Dificuldades em lidar com o mercado odontológico

Se fôssemos eleger uma raiz para todos os problemas que o dentista enfrenta, a dificuldade de lidar com o mercado cairia bem. Estes é um dos principais motivos pelos quais o dentista termina optando pela guerra de preços ou por atendimento aos convênios odontológicos.

Planos de marketing, captar pacientes, controlar as finanças, dentre muitos outros, são inerentes ao desconhecimento de gestão e administração do consultório.

Concorrência desleal entre os dentistas

Este era uma das principais queixas dos profissionais mais experientes. Há 20 anos, não havia a facilidade de realizar uma denúncia de um ilegal realizando atendimento. Hoje basta uma foto e envio pelo celular.

Além disso, havia um contingente bem menor de dentistas e um maior número de casos para se tratar. Por exemplo, o número de pacientes com cárie hoje é bem menor do que 20 anos atrás. Por isso não era tão comum encontrarmos guerras de preços como hoje.

Do outro lado, as entidades, em particular o CRO, estão mais pressionadas em realizar fiscalizações, atribuições e zelar pela ética profissional, uma vez que as denúncias chegam em maior velocidade e número.

A concorrência desleal ainda é um grande problema, ainda mais porque hoje disputamos uma parcela dos nossos pacientes com blogueiros, mercado digital e “dentistas” de garagem.

Relacionamento com os colaboradores

Outro problema bastante comum é assumir o papel de líder e fazer com que os colaboradores entendam que são parte fundamental no processo de atendimento. Por exemplo, fazendo uma analogia com um carro, a secretária é o para-choque do consultório.

Se você bate com um carro que não tem um para-choque, os danos serão maiores, concorda? Aqui entenda uma reclamação de um paciente que, quase sempre, passa pela secretária. ela tem que ser treinada para lidar da melhor forma possível.

Quanto a isso, eu sou bem radical: hoje não tenho problemas com meus colaboradores, e quando tive, passei uma advertência e nunca mais ocorreu. Em caso de reincidência, haveria substituição do colaborador. Simples assim!

Vejo muitos colaboradores se comportando como  se aquele emprego fosse vitalício, independente do que aconteça. E isso ocorre porque falta pulso do patrão para dizer que é exatamente o contrário: a empresa tem metas, prazos e regras que devem ser cumpridas.

Dentista empregado x dentista empregador

Não é difícil encontrar dentistas que fecharam o consultório porque não queriam ter a obrigação de gerenciar uma empresa. Isto é comum, acredite. Não somos formados para sermos empregados e sim para sermos donos de consultório.

Só de alguns anos para cá que as graduações estão com um viés para o dentista da rede pública e mesmo assim de maneira sutil.

Por isso é importante saber qual seu objetivo de vida. Por exemplo, um dentista empregado pode ter um salário bem menor quanto comparado a um dono de consultório, porém geralmente não levará trabalho para casa, sem falar das férias.

Já os ganhos de um dono de consultório são maiores, porém com todas as atribuições e dores de cabeça de um gestor de empresa. O importante é saber logo se você tem o perfil para ser empregado ou empregador.

Falta de credibilidade nas entidades

Muitos dos problemas que o dentista enfrenta, segundo os relatos da nossa discussão, são inerentes à atuação deficiente das entidades. De certa forma, há um percentual de razão nisso.

Todavia, há uma omissão e desconhecimento fortes do dentista em relação às entidades que os representam. Por exemplo, é MUITO comum encontrarmos postagens sobre salários pífios de concursos públicos com menção ao CRO, quando na verdade quem tem por atribuição coibir esta prática é o SINDICATO.

Uma vez, organizamos um encontro com os dentistas credenciados de um determinado convênio. Lembro que o CRO enviou cartas e fez ligações para quase cem credenciados. Apenas três compareceram.

Além disso,é necessário DENUNCIAR irregularidades às entidades e COBRAR delas resolutividades. Não adianta ficar sentado no mocho esperando a morte da bezerra!

Dentistas x convênios odontológicos

Outro problema que o dentista enfrenta é a relação com os convênios odontológicos. Conheço pouquíssimos dentistas que têm uma relação amistosa com as operadoras odontológicas.

Certa vez, nos reunimos (outra vez) com dentistas credenciados de outra operadora para debater algumas questões sobre o atendimento aos beneficiários. Pedimos que os dentistas levantassem as principais queixas.

A surpresa foi que NENHUM mencionou os valores recebidos pelas operadoras. Ocorreu algo parecido com a conversa que tive. Os valores recebidos ficaram atrás da burocracia do atendimento e das glosas.

Dificuldade na escolha e/ou convivência com os sócios

É fato que sociedade é um casamento sem sexo, pelo menos na maioria das vezes. E, como todo casamento que quer durar, é importante que os envolvidos tenham objetivos em comum, pelo menos na maioria deles.

E esse é um dos principais motivos da convivência turbulenta em algumas sociedades. Se cada um quiser fazer uma coisa diferente, a sociedade literalmente vai virar um cabo de guerra.


Discutimos aqui as principais dificuldades que o dentista enfrenta no cotidiano profissional no consultório. Claro que há outros problemas: inadimplência, dificuldades técnicas em realizar um procedimento, dificuldades em fechar tratamentos, etc.

No final desta postagem, colocarei alguns links que te ajudarão a minorar ou até mesmo eliminar os problemas acima discutidos. Com o passar do tempo, você vai perceber que muitos deles estão inerentes ao próprio consultório e ao gestor.

 

Leitura recomendada:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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