escolher a clínica odontológica

→ Como escolher o caminho da sua vida profissional na Odontologia?


Vida profissional na Odontologia:  afinal, que caminho deverei seguir?

Uma dúvida muito frequente no estudante de odontologia que está no fim da graduação ou nos primeiros meses de formado. Emprego Público / privado ou consultório particular? Há outras opções, como por exemplo lecionar, mas voltarei minhas postagens para a área clínica.

Passei por isso antes mesmo de me formar! No décimo período, meu estágio curricular foi em uma Unidade de saúde da família (USF).

Ali eu já tive uma leve ideia de que não queria seguir a área pública e queria outro rumo para minha vida profissional. Ratifiquei isso quando conclui a residência em saúde coletiva na Fiocruz!

Acredito que minha realidade será bem parecida com a maioria dos leitores deste blog! No início, minha vida profissional foi bem complicada.

Não leu o post sobre a definição de sucesso segundo a graduação? Clique aqui!

Ah, antes que alguém pergunte: não sou rico e não tenho pais dentistas para servir de anteparo! Tudo que consegui e venho conseguindo na minha vida profissional na odontologia no decorrer dos últimos 6 anos foi fruto do meu próprio esforço.

Entre 2006 (ano que me formei em odontologia) e 2008, tive muitas promessas de empregos e… nada! Trabalhei para alguns donos de consultórios (que não eram necessariamente dentistas).

A experiência não foi nada agradável.

Na maioria dos casos, ganhos pífios, condições de trabalho para lá de péssimas e pouca ou nenhuma visão do mercado odontológico, o que levava fatalmente à falta de investimentos em estrutura, estratégias da captação de pacientes e à famosa guerra de preços!

Ou seja, não era bom para ninguém!

Diante disso, resolvi partir para o consultório odontológico privado seguir a vida profissional autônoma. Na época, encarei o consultório como 95% dos dentistas: sem NENHUM planejamento de mercado.

Mas não me arrependo! Com o passar dos anos, vi que não tinha NENHUM perfil para ser empregado, independente do setor (público ou privado).

Mas como disse, se a escolha é a certa ou não vai depender do perfil e do objetivo de vida de cada um na odontologia.

Conheço dentistas com perfil público em consultório privado e vice-versa. Ambos, de maneira geral, terminam se frustrando ou exercendo seus papéis (entenda-se atendimento) da forma incorreta!

Então, antes de qualquer escolha, procure:

  • Por algo que se identifique;
  • Por informações do mercado de trabalho odontológico;
  • Por informações de colegas ou professores.

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment