plano de negócios

→ Como fazer um plano de negócios para seu consultório? Parte I


É fato que qualquer empresa que queira se fixar no mercado em médio e longo prazo tem que ter um bom plano de negócios. E isso inclui o seu consultório odontológico. Mas aí você pode perguntar:

Mas eu não tenho um plano de negócios no meu consultório e estou no mercado até hoje…

De fato, isto é verdade. Mas provavelmente você se encaixa na situação abaixo:

  • Seu lucro é pequeno ou cresce beeeeemmm lentamente;
  • Você demorou muuuuuito tempo para ter um bom lucro;
  • Você já está fora do mercado e não sabe.

Acredito que 7 em cada 10 dentistas não possuem um plano de negócios. O que justifica a permanência ainda no mercado é que eles colocam em prática o que o plano exige, como por exemplo controle de custos ou marketing. Vamos ao conceito antes de mais nada.

Um plano de negócios (PN) nada mais é do que o planejamento de seu consultório, no qual incluirá TODAS os passos que você deverá seguir em curto, médio e longo prazo.

Diversas áreas estão integradas entre si e, provavelmente, você precisará de ajuda ou de leitura para elaborá-lo. Isso é bem normal. Não se assuste. É como se você não fizesse determinada especialidade e pedisse ajuda a um colega.

Pense em uma franquia, independente da área. Ela te promete o retorno do investimento em um período X de investimento que geralmente situa-se entre

Neste tema (que será dividido em alguns posts), discutiremos algumas orientações do que você deve levar em consideração na hora de elaborá-lo.

A situação aqui é que você já tem um consultório em funcionamento e quer que ele tenha um crescimento adequado e acima do mercado.

Um plano de negócios é composto das seguintes partes:

  • Sumário Executivo (será discutido hoje);
  • Análise de mercado;
  • Plano de Marketing;
  • Plano Operacional;
  • Plano Financeiro;
  • Construção de cenários;
  • Avaliação estratégica;
  • Avaliação do Plano de Negócio.

Como você pode ver, é algo que dará um pouco de trabalho e não será feito da noite para o dia. Porém, basta apenas DEDICAÇÃO para que o PN sai do papel. Vamos discutir hoje o Sumário executivo.

O Sumário executivo nada mais é do que um resumo do PN do seu consultório. Ele falará sucintamente de cada parte do seu plano de negócios. Ele conterá:

Resumo dos principais pontos do plano de negócio

Aqui você faz uma breve descrição do seu consultório, mencionando a localização, público-alvo, capacidade instalada, que tratamentos odontológicos oferece, média de faturamento mensal, quanto você investiu para abrir o consultório e em quanto tempo espera recuperar seu investimento.

Alguns pontos importantes também deverão ser mencionados aqui, como por exemplo ponto de equilíbrio do consultório (receita = despesas), que é o quanto você precisa faturar para pagar os custos de seu consultório.

Resumo dos dados dos empreendedores, inclusive se haverá sociedade;

Breve apresentação dos responsáveis pelo consultório, mencionando sua formação, suas experiências anteriores bem como suas responsabilidades no consultório.

Recomendo MUITO que você leia a postagem sobre sociedade em odontologia, para ver se o consultório já começou bem ou não. O link estará no final desta postagem.

Informações sobre o consultório

Basicamente o nome fantasia (caso haja) e no CNPJ (caso haja) do consultório

Missão do consultório odontológico

É a essência do consultório. A razão de existir. Já discutimos isso objetivamente na postagem sobre declarações institucionais. Clique aqui para ler.

Área de atuação

É o ramo da atividade do seu consultório. O nosso consiste na prestação de serviços odontológicos.

Capital social da empresa

MUITO importante colocar isso no papel, ainda mais quando há fim de sociedade. Aqui corresponde a quanto seu consultório vale.

Cada sócio colocou um % financeiro na construção do consultório. Isso pode determinar que % ele tem na sociedade.

Questões jurídicas e tributárias

Aqui é o enquadramento FORMAL do seu consultório. Pode ser deste um MEI (micro empreendedor individual) até mesmo uma sociedade limitada (LTDA).

O enquadramento tributário corresponde ao tipo de tributação na qual a empresa será submetida. Recentemente, a odontologia foi enquadrada no Simples nacional, todavia com a taxa de IR mais alta.

Porém, foi feita uma modificação para que pagássemos menos, mas só entrará em vigor no ano de 2017. Converse com seu contador sobre isso e veja qual é o melhor enquadramento tributário para seu consultório.

Fonte de recursos para abertura do consultório

A ideia aqui é informar se o consultório foi montado com recursos próprios ou de terceiros, como por exemplo financiamento bancário, empréstimos, etc.


Mais uma vez, volto a repetir que não é algo fácil de fazer e que não levará 1 hora para ser feito. Todavia, não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas muitas informações que talvez você nem tenha são fundamentais.

Embora seja algo trabalhoso, é fundamental que o plano de negócios seja elaborado, ainda mais quando temos uma profissão cada vez mais saturada, empurrando o mercado para a guerra de preços e a dependência de convênios odontológicos.

Outro aspecto importante é que o plano de negócios dirá até se seu consultório é viável ou não. Claro que isso não ocorre comumente (ufa!), mas é uma possibilidade a ser considerada.

Por exemplo, tenho um colega que queria cobrar R$ 300,00 numa manutenção de ortodontia para o público… C e D. Ou ele mudava a estratégia ou estaria fora do mercado rapidamente. Claro, como queria permanecer atuando, modificou sua estratégia.

Até se alguém quiser investir ou comprar um % do seu consultório, um bom Plano de negócios deixará tudo mais claro para o investidor e mais preciso para todos.

Recomendo MUITO que você leia os links que colocarei abaixo, pois TODAS estas postagens servirão para a elaboração do seu plano de negócios.

Acredite, vem uma tormenta muito forte na Odontologia nos próximos anos. É bom estar preparado!

Leitura recomendada:

 


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment