É fato que qualquer empresa que queira se fixar no mercado em médio e longo prazo tem que ter um bom plano de negócios. E isso inclui o seu consultório odontológico. Mas aí você pode perguntar:
Mas eu não tenho um plano de negócios no meu consultório e estou no mercado até hoje…
De fato, isto é verdade. Mas provavelmente você se encaixa na situação abaixo:
- Seu lucro é pequeno ou cresce beeeeemmm lentamente;
- Você demorou muuuuuito tempo para ter um bom lucro;
- Você já está fora do mercado e não sabe.
Acredito que 7 em cada 10 dentistas não possuem um plano de negócios. O que justifica a permanência ainda no mercado é que eles colocam em prática o que o plano exige, como por exemplo controle de custos ou marketing. Vamos ao conceito antes de mais nada.
Um plano de negócios (PN) nada mais é do que o planejamento de seu consultório, no qual incluirá TODAS os passos que você deverá seguir em curto, médio e longo prazo.
Diversas áreas estão integradas entre si e, provavelmente, você precisará de ajuda ou de leitura para elaborá-lo. Isso é bem normal. Não se assuste. É como se você não fizesse determinada especialidade e pedisse ajuda a um colega.
Pense em uma franquia, independente da área. Ela te promete o retorno do investimento em um período X de investimento que geralmente situa-se entre
Neste tema (que será dividido em alguns posts), discutiremos algumas orientações do que você deve levar em consideração na hora de elaborá-lo.
A situação aqui é que você já tem um consultório em funcionamento e quer que ele tenha um crescimento adequado e acima do mercado.
Um plano de negócios é composto das seguintes partes:
- Sumário Executivo (será discutido hoje);
- Análise de mercado;
- Plano de Marketing;
- Plano Operacional;
- Plano Financeiro;
- Construção de cenários;
- Avaliação estratégica;
- Avaliação do Plano de Negócio.
Como você pode ver, é algo que dará um pouco de trabalho e não será feito da noite para o dia. Porém, basta apenas DEDICAÇÃO para que o PN sai do papel. Vamos discutir hoje o Sumário executivo.
O Sumário executivo nada mais é do que um resumo do PN do seu consultório. Ele falará sucintamente de cada parte do seu plano de negócios. Ele conterá:
Resumo dos principais pontos do plano de negócio
Aqui você faz uma breve descrição do seu consultório, mencionando a localização, público-alvo, capacidade instalada, que tratamentos odontológicos oferece, média de faturamento mensal, quanto você investiu para abrir o consultório e em quanto tempo espera recuperar seu investimento.
Alguns pontos importantes também deverão ser mencionados aqui, como por exemplo ponto de equilíbrio do consultório (receita = despesas), que é o quanto você precisa faturar para pagar os custos de seu consultório.
Resumo dos dados dos empreendedores, inclusive se haverá sociedade;
Breve apresentação dos responsáveis pelo consultório, mencionando sua formação, suas experiências anteriores bem como suas responsabilidades no consultório.
Recomendo MUITO que você leia a postagem sobre sociedade em odontologia, para ver se o consultório já começou bem ou não. O link estará no final desta postagem.
Informações sobre o consultório
Basicamente o nome fantasia (caso haja) e no CNPJ (caso haja) do consultório
Missão do consultório odontológico
É a essência do consultório. A razão de existir. Já discutimos isso objetivamente na postagem sobre declarações institucionais. Clique aqui para ler.
Área de atuação
É o ramo da atividade do seu consultório. O nosso consiste na prestação de serviços odontológicos.
Capital social da empresa
MUITO importante colocar isso no papel, ainda mais quando há fim de sociedade. Aqui corresponde a quanto seu consultório vale.
Cada sócio colocou um % financeiro na construção do consultório. Isso pode determinar que % ele tem na sociedade.
Questões jurídicas e tributárias
Aqui é o enquadramento FORMAL do seu consultório. Pode ser deste um MEI (micro empreendedor individual) até mesmo uma sociedade limitada (LTDA).
O enquadramento tributário corresponde ao tipo de tributação na qual a empresa será submetida. Recentemente, a odontologia foi enquadrada no Simples nacional, todavia com a taxa de IR mais alta.
Porém, foi feita uma modificação para que pagássemos menos, mas só entrará em vigor no ano de 2017. Converse com seu contador sobre isso e veja qual é o melhor enquadramento tributário para seu consultório.
Fonte de recursos para abertura do consultório
A ideia aqui é informar se o consultório foi montado com recursos próprios ou de terceiros, como por exemplo financiamento bancário, empréstimos, etc.
Mais uma vez, volto a repetir que não é algo fácil de fazer e que não levará 1 hora para ser feito. Todavia, não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas muitas informações que talvez você nem tenha são fundamentais.
Embora seja algo trabalhoso, é fundamental que o plano de negócios seja elaborado, ainda mais quando temos uma profissão cada vez mais saturada, empurrando o mercado para a guerra de preços e a dependência de convênios odontológicos.
Outro aspecto importante é que o plano de negócios dirá até se seu consultório é viável ou não. Claro que isso não ocorre comumente (ufa!), mas é uma possibilidade a ser considerada.
Por exemplo, tenho um colega que queria cobrar R$ 300,00 numa manutenção de ortodontia para o público… C e D. Ou ele mudava a estratégia ou estaria fora do mercado rapidamente. Claro, como queria permanecer atuando, modificou sua estratégia.
Até se alguém quiser investir ou comprar um % do seu consultório, um bom Plano de negócios deixará tudo mais claro para o investidor e mais preciso para todos.
Recomendo MUITO que você leia os links que colocarei abaixo, pois TODAS estas postagens servirão para a elaboração do seu plano de negócios.
Acredite, vem uma tormenta muito forte na Odontologia nos próximos anos. É bom estar preparado!
Leitura recomendada:
- Elaborando um plano de negócios para seu consultório – parte II
- Plano de marketing do consultório: criando o plano de negócios – parte III
- Como otimizar o atendimento no consultório? Plano de negócios: elaborando o plano operacional – parte IV
- Plano financeiro do consultório: construindo o plano de negócios – parte V
- Construção de cenários do mercado odontológico: criando o plano de negócios – parte VI
- Avaliação do plano de negócios do seu consultório – parte VII
- Sociedade no consultório: vale a pena?
- O local de montagem do consultório: sucesso x fracasso
- A escolha do Público A e B para atendimento odontológico
- Escolha do Público-alvo C e D
- 7 erros que podem acabar com a sociedade no consultório
- Missão, visão e valores: sua identidade organizacional
- Concorrência: fique de olho nela
- 5W2H: organizando a casa
- Marketing pessoal: construindo sua marca
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.