Sucesso profissional

→ Saiba por que nem sempre ser bom significa sucesso profissional


Seja competente no que você faz que terá logo sucesso profissional!

Com certeza vocês escutaram muito esta frase dos professores que, na realidade, não deixa de ser correto, mas a maneira com que é passada dá a entender que apenas isso é suficiente para o sucesso profissional na Odontologia.

Baseando-se por esse argumento, tenho algo a te dizer: infelizmente só isso não é suficiente! Discutimos de maneira objetiva o mercado odontológico. Caso não tenha lido, clique aqui.

Estudamos 5 anos na graduação para exercemos a profissão da melhor forma possível. Logo, você ser bom no que faz termina sendo uma obrigação.

Se o dentista não faz da maneira correta é outra conversa. Mas eu parto do pressuposto que dedicamos um tempo considerável das nossas vidas para aprendermos a fazer as coisas direito.

622_0650b24c-81da-37e4-8af8-edfe4c35779f

 

 

Um exemplo bem fácil de entender. Imagine um jogador de futebol cara a cara com o gol, inclusive após driblar o goleiro.

 

 

Tá fácil de fazer o gol? Muito! Mas, por algum motivo, ele chuta pra fora! A primeira frase (óbvio, após os elogios ao jogador) que vem a sua cabeça é: o cara só faz isso da vida e ainda faz errado?

Aqui entenda atendimento odontológico de maneira geral. Obviamente que não vamos acertar sempre! Erros acontecem, mas devem ser a exceção e não a regra. Esse é o ponto que quero chegar.

Além disso, de uma maneira geral, não existe uma diferença técnica muito grande entre os dentistas. Claro que existem os pontos fora da curva (aqueles que tecnicamente são excelentes), mas constituem um percentual muito pequeno.

Logo, o argumento do dentista ser bom tecnicamente (usado isoladamente) e alcançar o tão sonhado sucesso profissional cai por água abaixo, ainda mais em um mercado odontológico bastante competitivo e saturado.

Há diversos outros pontos que devem ser levados em conta no alcance do tão esperado sucesso na odontologia.

Citarei alguns pontos abaixo que são importantes para o sucesso profissional na Odontologia:

  • O dentista tem que Ser bom no que faz: veja aqui como um ponto importante, porém para se colocar no conjunto da obra e não isolado;
  • O dentista tem que Saber lidar com as pessoas: um dos principais pontos para alcançar o sucesso profissional na Odontologia. Se você pretende clinicar por médio e longo prazo, leve isso em consideração. Você vai lidar com todo tipo de cliente. Basta um para te deixar de mau humor o dia todo;
  • Ter visão de mercado odontológico: concorrência dos demais dentistas, marketing odontológico, administração e gestão odontológica, visão do futuro, dentre muitas outras coisas importantes para o sucesso profissional na Odontologia que discutirei no futuro;
  • Ter objetivos claros do que quer: quem não sabe o quer não sabe aonde quer chegar. Lembre sempre disso;
  • Crie parcerias com outros dentistas: porque ninguém cresce sozinho. E não se limite apenas a parcerias com outros colegas de profissão;
  • Tenha ética na Odontologia: seja sempre ético e preserve sua reputação. Eu sei que você provavelmente deve conhecer alguém que ganha muito dinheiro fazendo exatamente o contrário, mas acredite, ele com o tempo ficará fora do mercado odontológico;
  • Saber respeitar o colega de trabalho: seja sempre ético com seu colega! Nunca, absolutamente NUNCA critique o trabalho do seu colega, ainda mais quando você não sabe o estado inicial da condição bucal do cliente e nem em que condições o colega trabalhou;
  • Trate bem seus colaboradores: seu funcionário é um dos responsáveis diretos pelo seu sucesso ou fracasso no consultório. É ele que passa mais tempo no consultório. Lembre disso.

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment