como comprar material odontológico barato?

→ Como comprar material odontológico mais barato?


Na vida profissional do dentista, diversas coisas requerem sua atenção no consultório, e uma coisa que é um pouco negligenciada é a compra do material odontológico.

Ou vai me dizer que você sempre pesquisa na hora de comprar? Ou, pior ainda, deixa na mão da secretária para comprar material odontológico que ela SEQUER conhece ou usa?

Diante disso, muitos dentistas deixam de economizar um bom dinheiro quando não fazem uso de algumas estratégias para comprar material odontológico naquele precinho!

Grandes empresas tentam reduzir ao máximo seus custos na hora de comprar material, o que fatalmente aumenta sua margem de lucro. Por isso esta parte do planejamento odontológico não pode ser negligenciada de forma alguma.

Veja abaixo algumas dicas para o dentista comprar material odontológico barato para seu consultório

Antes de começar, deixo claro que é um ERRO deixar a cargo da secretária a compra de material odontológico para o consultório. Uma ASB até pode realizar a compra, visto que sabe, na maioria esmagadora dos casos, qual o material que o dentista utiliza mais durante o atendimento.

Contudo, a secretária, na hora da compra, deverá ser orientada pelo dentista ou até mesmo pela asb, visando não comprar um material odontológico de baixa qualidade. Vamos lá ver as dicas?

1. Faça uma lista do material odontológico que REALMENTE está precisando 

No consultório odontológico, lidamos com uma infinidade de materiais odontológicos. Diante disso, é bem comum que o dentista compre materiais que ele já tem, porém quer aproveitar o momento da compra e adquirir.

Por exemplo, na hora de comprar resina composta, perceba que a atendente da loja já oferece os materiais odontológicos acessórios ao procedimento, como microbrush, ácido fosfórico, etc.

E ela não faz por mal. Ela faz porque sabe que o dentista só percebe que esqueceu de comprar um determinado material odontológico quando precisa dele. Ou estou errado? Aquela pasta de polimento ou aquela broca que você tanto usa. Isso acontece com todo dentista.

Contudo, isso não justifica comprar materiais odontológicos sem controle, principalmente aqueles que não são usados com tanta frequência.

Lembro de um caso de um dentista que comprou diversos kits de clareamento dental supervisionado por um preço realmente excelente porque o material iria vencer em 3 meses. Ele pensou que iria conseguir vender todos aos pacientes.

O que ocorreu foi que mais da metade dos kits de clareamento dental não foram usados porque venceram. Logo, cada kit saiu mais caro que o valor real dele.

2. Faça uma pesquisa do preço do material odontológico nas dentais

Apesar de ser algo básico, muitos dentistas não realizam pesquisas porque simplesmente se acostumaram a comprar apenas em um lugar. E isso pode ser um erro grave. Para fazer esta pesquisa, o dentista precisa levantar:

  • Uma lista de materiais de odontologia que serão comprados, incluindo o fabricante (caso haja uma predileção);
  • Explicar a secretária como ela procederá (levantamento das dentais, verificação de preços, entrega e forma de pagamento).

Prepare-se para se surpreender com a diferença de preços entre as dentais!

3. Se tiver demanda para isso, faça compra de materiais odontológicos em alta escala

Há diversos supermercados com variação de 10 a 15% na hora de comprar no ATACADO e no VAREJO. Por exemplo, para uma clínica odontológica que possua uma alta rotatividade, talvez seja interessante comprar diversas caixas de luva de procedimento, já que é algo que será bastante usado.

Caso não haja uma demanda de pacientes tão grande assim, outra dica é se juntar com outros dentistas e realizar uma compra em conjunto. Dependendo do tamanho do pedido, o desconto poderá chegar até 25%.

Esta dica funciona bem com produtos que tenham um alto uso por parte dos dentistas. Luva, gaze, algodão, ácido fosfórico, dentre outros. 

4. Só pague os materiais odontológicos à vista se tiver um BOM desconto

Estamos passando por uma crise financeira. Nem sempre vale a pena realizar o pagamento à vista de produtos ou serviços porque o desconto dado não compensará ter que desembolsar uma bolada à vista.

[ninja-inline id=3849]

Quando foi comprar o material odontológico na graduação, lembro que uma dental famosa de Pernambuco oferecia um “desconto” de 3% para pagamentos à vista. Ou seja, nada de atrativo. Não vale a pena se descapitalizar por um desconto pífio.

5. NUNCA olhe apenas para o preço do material odontológico

Quando me formei, trabalhei para um dentista, em um belo dia, chegou com uma daquelas “promoções”:

“Wilson, comprei dois adesivos por R$ 30,00…”

Como não tinha muita experiência de mercado, achei um bom negócio. Hoje até acho legal ter passado por isso logo cedo na minha vida profissional porque vi que nem sempre o preço vem acima da qualidade.

Aquele adesivo, que mais parecia água, fez com que eu refizesse diversos procedimentos restauradores. Ou seja, literalmente o barato saiu caríssimo, visto que eu não cobrava dos pacientes algo que claramente estava relacionado ao material odontológico de péssima qualidade que a clínica oferecia.

E ainda vemos dentistas utilizando materiais odontológicos de péssima qualidade em pacientes de clínicas populares de pacientes de convênios odontológicos.

Digo que não vale a pena porque, com alta probabilidade, o tratamento vai ficar com qualidade meia boca e, pior ainda, existe uma chance considerável do procedimento ter falhas em curto prazo.

“Ah, mas os convênios odontológicos pagam pouco. Não há como usar materiais odontológicos de alta qualidade…”

Concordo e acho justíssimo. Os valores pagos pelos convênios odontológicos realmente são muito baixos. Porém, há diversos materiais de odontologia com qualidade boa a um preço razoável.

Pense na qualidade final do tratamento odontológico e no fato de não ter que REFAZER o procedimento, algo que, se for frequente, vai jogar seu nome no fundo do poço!

6. Comece a comprar materiais odontológicos para seu consultório pela internet

Algo que poucos dentistas fazem é comprar pela internet. Há diversas dentais virtuais que realizam entrega para todo o Brasil e, muitas vezes, com o frete grátis. 

Além disso, há muitas outras vantagens, como parcelamento em mais vezes (dependendo do caso, até em 12x sem juros) e com preços mais em conta! Vale MUITO a pena conferir! 

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!


Leave comment