→ Devo montar um consultório odontológico na capital ou no interior?

→ Devo montar um consultório odontológico na capital ou no interior?


Uma dúvida MUITO comum entre os dentistas recém-formados e até por aqueles dentistas que já tem consultório, porém estão sofrendo um pouco pela grande quantidade de concorrentes e outros fatores que explicarei mais adiante, é se vale a pena montar um consultório na capital (perto de casa) partir para o interior do estado.

Em 2007, eu estava em uma maré de falta de sorte tão grande que cogitei até sair do estado. Lembro que, na época, um amigo meu dentista tinha passado em medicina na segunda entrada.

Ele decidiu ir trabalhar no interior do Amazonas! E olhe que ele é de Pernambuco! Lembro que passamos um dia procurando prefeituras para enviar currículo.

Tanto na capital quanto no interior (que até posso considerar aqui também a região metropolitana) há vantagens e desvantagens para o dentista. É importante colocar na balança e analisar qual escolha você deve tomar. Mas, como de costume, darei algumas dicas sobre o assunto!

Consultório na capital x consultório no interior

Quanto ao número de concorrentes

Em geral, há dois fatores que levam à concentração de dentistas nas capitais:

  • A maior parte das faculdades está localizada na capital ou municípios adjacentes;
  • A maior parte dos alunos reside na capital.

Estes dois motivos já são suficientes para fazer com que haja um número maior de dentistas na capital, quando comparado ao interior. Porém, é importante lembrar que o número de dentistas geralmente é menor, porém a população também.

Isso deve ser levado em conta para saber a proporção de habitantes por dentista. Lembro que a OMS determina uma proporção ideal de 1200 habitantes por dentista.

Quanta à forma de pagamento dos tratamentos

A forma de pagamento predominante no interior é em dinheiro, diferente na capital, que há predominância do cartão de crédito.

O fator de receber em dinheiro diminui ou até mesmo elimina a inadimplência do consultório, que pode ocorrer com cartão (sem limite ou estorno) e com cheque (sem fundo).

Quanto ao custos do consultório

Os custos do consultório na capital tendem a ser maiores que os custos do interior e da região metropolitana. Aqui não me refiro à encargos trabalhistas, que apresentam o mesmo valor, independente do lugar, mas sim a custos fixos e variáveis que tem um preço menor.

Por exemplo, aluguéis e materiais de limpeza/escritório tendem a ter um preço mais barato quando comparado à capital.

Quanto à cultura do local

É bastante comum encontrarmos dentistas que pertencem àquele interior e apenas saíram dela para estudar na capital, sendo este um dos motivos pelos quais alguns dentistas da capital não querem tentar consultório no interior porque não tem ninguém conhecido lá.

É aquela velha história do filho de João que virou doutor! Como no interior as pessoas se conhecem, logo a tendência é que os pacientes se consultem com aquele Dr. que é nativo do local.

Quanto à presença de convênios odontológicos

Talvez seja um dos pontos mais fortes do interior ou da região metropolitana (não tão forte assim). Devido à escassez de convênios odontológicos no interior, é bem comum encontrarmos dentistas verdadeiramente satisfeitos com a profissão em todos os aspectos: financeiro, atendimento dos pacientes e mais autonomia.

O convênio traz exatamente o inverso disso: os valores pagos pelos procedimentos são muito pequenos e há uma dependência do atendimento dos pacientes, resultando na diminuição da autonomia do dentista no local que é seu.


Analise com muito carinho o que mencionei acima. Particularmente, se fosse me formar nos próximos meses, pensaria em NÃO ficar na capital. No mínimo, iria à região metropolitana que, aos poucos, está tomando o rumo da capital. Mas é algo que vai demorar.

Do outro lado, partir para o interior pode ser complicado para muitas pessoas, principalmente pelo estilo de vida, que é completamente diferente, isso sem falar do fato de ir ao interior sem conhecer ninguém.

No caso acima, seria bem interessante um plano de marketing bem agressivo. Afinal, você vai concorrer com dentistas que são nativos da região, logo são mais conhecidos. Lembre que as pessoas preferem comprar de amigos!

Tenho colegas de classe que partiram para o interior (eram da capital) e nunca mais voltaram. Outros se estabeleceram no interior e montaram um consultório na capital.

Estude bem cada situação e pense em médio prazo não no imediatismo. Se você já tem tudo pronto na capital (parentes dentistas que possam ajudar) talvez não seja legal perder esta oportunidade. Caso não tenha, comece a pensar em novos horizontes.

 

Leia mais:

 


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Comment on "→ Devo montar um consultório odontológico na capital ou no interior?"

  1. Raphael

    Parabéns pelo blog! Estou sempre acompanhando seus artigos, mas uma duvida sobre capital e interior. Quais questões, de uma cidade do interior, avaliar para atender uma odontologia de procedimentos de custos mais altos como reabilitações estéticas? Seria algo mais direcionado a renda e esclarecimento?

    • Wilson Correia Jr.

      Olá, Raphael!

      Ótimo que acompanha o blog! Vem muito coisa boa aí! =)

      Que pontos levaria em consideração na hora de oferecer especialidades mais “onerosas”?

      1. o IDH da região;
      2. Se há dentistas na região que oferecem estas especialidades;
      3. Quanto eles cobram pelos procedimentos e quais são as modalidades de pagamento oferecidas (cartão, dinheiro, cheque, etc.).

      São informações que, de certa forma, são conseguidas facilmente. Se há dentistas na região que cobram algo próximo do que você quer cobrar e tem pacientes, temos uma ótima notícia. Se tem quem pague para eles, terá para você!

      Boa sorte e qualquer dúvida manda um alô!

Leave comment