Quando começamos a pensar em uma decoração especial para um consultório odontológico, é importante definir as necessidades do dentista que irá trabalhar ali.
Todo projeto deve ser desenvolvido com base na identidade visual da clínica odontológica, mas é preciso se preocupar também com o bem-estar dos pacientes.
Na busca por um consultório à venda, é importante ficar atento para as necessidades de tamanho e equipamentos que serão instalados no local.
Tudo deve ser analisado previamente, já que são várias as especialidades odontológicas e cada uma delas demanda de uma estrutura diferenciada.
O ambiente influencia no comportamento do paciente
É importante se preocupar com o ambiente que está sendo decorado para atender o paciente. Tudo que está ao redor influencia o comportamento das pessoas que estão no local.
Basta buscar pelos anúncios de imóveis e vários espaços destinados a clínicas odontológicas estão disponíveis, mas antes de decidir qual será o novo endereço do consultório é preciso analisar com cuidado se o local atende a demanda para atendimento do seu paciente.
Como criar um clima mais relaxante
Um consultório odontológico bem decorado e luxuoso não muda em nada o trabalho do dentista. Suas condutas e seu desempenho não são alterados pelo que ele pode oferecer no consultório.
Porém, para os pacientes, um ambiente mais aconchegante, mais descontraído, pode fazer toda diferença ao final da consulta e na decisão de fechar com aquele dentista o plano de tratamento proposto.
O dentista e seus equipamentos marcam um consultório. A estrutura e os equipamentos disponibilizados para o atendimento odontológico também fazem muita diferença. Mas um pequeno detalhe, a decoração do consultório, pode também contribuir para o sucesso.
A contratação, caso possível, de um profissional para construção de um projeto de arquitetura pode ser interessante para agilizar o processo!
Veja abaixo algumas Dicas para decoração aconchegante do seu consultório
Combinações de tons no consultório
As combinações de tons de cores ajudam a ampliar o espaço do consultório, além de deixar o ambiente mais intimista. Os tons mais suaves promovem uma sensação de calma e tranquilidade nos pacientes.
A disposição e o formato dos móveis do consultório
O formato escolhido deverá estar de acordo com o tamanho e os objetivos profissionais.
Por exemplo, consultórios odontológicos infantis não devem ter mesas com quinas, para evitar que as crianças se machuquem ao circular pelo local durante uma consulta.
Quando os móveis são na cor natural da madeira abuse de cores neutras e com tons pastéis. Isso evita que o consultório fique com um clima mais voltado para hospital, que nem sempre traz boas lembranças.
A iluminação do consultório: item fundamental
Para decorar seu consultório é fundamental planejar a iluminação, ela fará toda diferença no final. Abuse de abajures na sala de espera e luzes indiretas, que não são tão fortes sobre os pacientes.
Dentro do consultório use luzes mais fortes, diretas, que permitam que o dentista possa executar seu trabalho sem problemas. Mas planeje um sistema de iluminação que seja fácil de baixar ou desligar.
Para analisar ou realizar diferentes exames é necessário que a luz seja baixa e o ambiente fique mais escuro. Planeje as luzes de acordo com a área de atuação do médico.
Pisos
Os pisos podem ser em porcelanato ou cerâmica. Se o consultório é menor, opte pelo porcelanato, ele dá a impressão de aumentar o ambiente.
Em um imóvel comercial o importante é que o piso seja facilmente lavável, já que precisa ser limpo rotineiramente, pela quantidade de pessoas que circulam pelo local e tipo de produto manipulado.
Cinco dicas infalíveis na decoração do consultório odontológico
- As cores e a logo marca do consultório
É importante trabalhar as cores do consultório de acordo com a identidade visual da logo marca que foi produzida. Via de regra, cores mais claras tornam o ambiente mais iluminado e harmonizam mais com um consultório.
As tonalidades das cores utilizadas na identidade visual devem ser seguidas para que o paciente sempre faça a referência da marca com o profissional. Outra dica seria usar cores claras e alguns detalhes com cores da logomarca.
- Quadros que remetam positividade e promovem um ambiente tranquilo no consultório
Não importa a área de atuação do dentista. Ao montar seu consultório, utilize sempre quadros motivacionais, com dicas de escovação e atividades que são benéficas a saúde.
A positividade remete ao paciente a sensação de que a sua saúde ficará bem, sempre que possível, se os bons hábitos saudáveis forem seguidos. No caso do consultório odontológico, por exemplo, use sorriso bonitos e tratamentos que não demonstre dor pelas imagens.
Lembre-se também das molduras, ela deve seguir a linha de decoração do consultório. Não coloque madeira, por exemplo, se o resto for a base de metal. Siga a mesma linha e faça com que tudo pareça o mais harmônico possível.
- O ambiente do consultório deve ser alegre
Crie um clima intimista para o paciente que estiver no seu consultório. Use imagens ou peças que remetam a sua especialidade, que possam também ser usadas para demonstrar o seu trabalho.
As peças trazem uma decoração mais particular para o seu consultório. Elas alegram o ambiente, além de funcionar de forma didática no momento que uma explicação mais detalhada for necessária.
- Livros e revistas podem ser decorativos
Depois de muitos anos debruçado sobre os mais diferentes livros, chegou a hora de colocá-los na parede e fazer consultas de referência quando necessário.
As prateleiras podem formar a bibliografia da sua trajetória acadêmica e profissional. Elas decoram o ambiente, imprimem um ar de sabedoria e ainda são fontes de referência em casos mais específicos e complicados.
- Diplomas na parede aumentam a autoridade do dentista
Os consultórios dos dentistas mais conceituados do país têm a decoração preenchida pelos seus diplomas e títulos acadêmicos, mas não esqueça também dos profissionais. Emoldurar com madeira ou vidro pode ser uma sacada interessante para combinar com a decoração.
Os títulos remetem profissionalismo e mostram o quanto preparado o profissional está para atende-lo. Além de deixar o consultório mais personalizado os diplomas fazem parte da vida do médico.
Leitura recomendada:
- Montagem do Consultório odontológico parte II – a recepção
- Montagem do Consultório odontológico parte III: sala clínica
- Você quer ser conhecido pelos DESCONTOS ou pela QUALIDADE nos tratamentos?
- Mitos e verdades sobre o marketing no consultório odontológico
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.