oportunidades no mercado de Odontologia

→ 4 oportunidades no mercado de odontologia que você não vê e que pode alavancar seu consultório


Como em qualquer profissão, há diversas nuances de mercado que não são percebidas pelos gestores das empresas.

Existem diversas oportunidades no mercado de odontologia que NÃO são exploradas pelos dentistas, talvez porque achem que já fizeram tudo que tinham que fazer.

Mero engano, meu amigo!

Na maioria das vezes não tentamos de tudo para alavancar meu consultório, e você deve saber disso. Uma reforma no consultório, um treinamento para seus colaboradores a fim de dar um up grade no seu atendimento, dentre outros.

O fato é que você só pode pensar em desistir quando já tentou de tudo e não deu certo.

Há forças que realmente podem eliminar uma empresa rapidamente, incluindo um consultório odontológico.

Por um exemplo, há uma rede de academias (que chamarei de XX), com unidades em todo Brasil e no exterior, que cobra R$ 49,90 na mensalidade, oferecendo uma estrutura excelente de máquinas para musculação, sem falar do conforto que ela oferece.

Quando a primeira academia XX foi montada em um bairro aqui de Recife, pelo menos 3 academias foram literalmente engolidas por ela, não restando outro caminho a não ser decretar falência. Claro que alguns fatores contribuíram com isso.

Estas academias ofereciam valores superiores à academia XX, com uma estrutura bem inferior. Fatalmente não se prepararam para isso e foram devoradas por uma ameaça maior. Talvez mesmo se ela estivesse preparada, era uma força muito superior a ela.

Porém, graças a Deus isto não é uma regra. Geralmente os fracassos nos consultórios são inerentes de fraquezas internas e de não aproveitamento das oportunidades no mercado de odontologia. 

4 oportunidades no mercado de odontologia que você não pode deixar de aproveitar

Poucos consultórios realizam gratificação aos colaboradores pelo empenho e alcance das metas

Conto nos dedos quantos consultórios valorizam seus colaboradores com gratificações ou até mesmo bonificação pelas suas funções. Empresas de sucesso bonificam seus colaboradores com incentivos financeiros ou prêmios pelo alcance das metas.

Por exemplo, você pode estipular que vai querer atender 10 pessoas por turno, o que envolverá o empenho da secretária para alcançar esta meta. Se ela tiver um ótimo aproveitamento, dê a ela uma bonificação para estimulá-la.

Acredite, a gratificação que você dará a ela será irrisória perto dos ganhos.

Poucos consultórios realizam marketing odontológico CONSTANTE para captar pacientes 

Outro ponto bem comum é que os consultórios não realizam o marketing odontológico eficaz e principalmente constante, pelo contrário. Além de serem ações pontuais, em um momento de crise, o marketing é uma das primeiras coisas que são cortadas.

Comece a ver que o marketing em odontologia é um INVESTIMENTO e não um CUSTO, uma vez que vai te gerar lucro em médio e longo prazo.

Quantos consultórios mantém relacionamento com os pacientes?

Pare para lembrar quantas consultórios  ou empresas te enviaram uma mensagem de aniversário, natal, ano novo, etc. Quase nenhum! E isso é MUITO importante para fortalecimento da marca no mercado.

A maioria dos consultórios se focam em pacientes de convênios e não na captação de pacientes particulares

Isto é algo que você vai perceber quando realizar um estudo de mercado. Muitos profissionais até mencionam que “só atenderão convênios no começo”, mas entram em um caminho que muitas vezes é sem volta.

Se for escolher, esta é uma das melhores oportunidades no mercado de Odontologia que poucos exploram. Quer constatar isso? Comece a perceber quantos de seus concorrentes atendem apenas pacientes particulares.


Comece a perceber que temos um comportamento comum adquirido na graduação: temos os olhos focados para o consultório e não para o mercado.

Aqueles profissionais que começarem a perceber o quanto antes que o mercado está com diversas oportunidades sairá na frente, e o melhor: solidificará seu nome da mente dos pacientes.

 

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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.

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