Passo a passo montar um consultório odontológico

→ Como montar um consultório odontológico – passo a passo para ter sucesso


Muitos dentistas se formam e decidem partir para a vida profissional liberal, mas não sabem como montar um consultório odontológico. É algo bastante natural. Afinal de contas, são pouquíssimas as graduações que oferecem estes conhecimentos tão importantes para o mercado odontológico.

Diante disso, os dentistas decidem se arriscar e montar um consultório odontológico sem quaisquer estudos. Muitos, inclusive, trabalharam para outros consultórios e achavam que uma recepção cheia era sinônimo de lucro, mesmo que fosse com pacientes de convênios odontológicos.

Tal atitude faz com que uma parcela considerável de consultórios odontológicos apresentam lucros minúsculos, gerando frustração naquele profissional que sonhou com uma vida financeira tranquila e estável, algo um pouco complicado na atual situação do mercado odontológico, isso sem falar da instabilidade político-econômica que o país atravessa  no momento.

Por isso é tão importante que o dentista entenda a necessidade de ter conhecimentos sobre empreendedorismo e administração no mercado odontológico. Desta forma, haverá um diferencial competitivo, que consequentemente permitirá a construção de um consultório odontológico mais fortalecido no mercado.

Para dar um norte ao dentista, decidi criar esta postagem mostrando o passo a passo para montar um consultório odontológico competitivo no mercado odontológico.

A ideia deste artigo é oferecer conhecimentos básicos para que o dentista saiba por onde começar. Não é algo fácil que, muitas vezes, necessitará de estudo para se montar um consultório odontológico competitivo e forte no mercado.

Contudo, aqui o dentista já saberá o caminho que ele deverá seguir. Quanto mais cedo houver um planejamento, maior a chance de sucesso do consultório odontológico.

1. É importante que o dentista realmente esteja decidido a montar um consultório odontológico

Na vida profissional, o dentista poderá escolher ser empregado ou empregador (proprietário de um consultório odontológico). O que ocorre é que são duas decisões completamente diferentes. Ainda é comum encontrarmos colegas que têm seus empregos privados ou concursados, e também possuem consultórios.

Só que este tipo de profissional está cada vez mais em declínio, principalmente porque o mercado odontológico está cada vez mais acirrado, necessitando de maior análise e tempo do gestor do consultório.

Aquela época de deixar tudo na mão da secretária está acabando. O consultório odontológico vai exigir MUITO mais atenção do gestor.

2. Escolha o público-alvo que de desejará atender no consultório odontológico

O primeiro e mais importante passo antes de montar um consultório odontológico é escolher qual o público-alvo será o escolhido para atendimento.

Basicamente será uma escolha entre os públicos A e B e os públicos C e D. Cada um apresenta peculiaridades diferentes e devem ser respeitadas. Uma estratégia de marketing odontológico realizada para o público-alvo errado findará na perda do investimento, uma vez que os resultados destas ações serão pífios.

3. Escolha o local de montagem do seu consultório odontológico

Após escolher seu público-alvo, é hora de escolher o local de montagem do consultório odontológico. Há diversos pontos que não são observados pelos dentistas na hora de escolher o local, e isto poderá ser vital para a permanência do consultório no mercado odontológico.s

Veja alguns pontos que deverão ser levados em conta na hora de escolher o local do consultório:

  • Boa aparência: como já mencionei acima, dependendo da escolha do público-alvo, esse aspecto poderá ser decisivo no sucesso do consultório odontológico;
  • Segurança: opte por lugares aonde há segurança interna. Além de agregar valor, isto permite que o atendimento noturno possa acontecer sem problemas;
  • Estacionamento: dê preferência a locais que apresentem estacionamento próprio, mesmo que seja pago. Caso não haja esta possibilidade, opte por lugares nos quais há ruas ou estacionamento próximos para o paciente;
  • Elevadores: agrega muito valor. Apesar de parecer algo óbvio e comum, existem diversos lugares que não possuem, dificultando muito a vida dos pacientes idosos;
  • Se possível, comece com uma sala que permita expansão do consultório no futuro: a diferença de valor do aluguel geralmente não é tão grande, e vai diminuir sua dor de cabeça no futuro, caso você queira mais espaço e tenha que deslocar todo o consultório para uma sala maior, gerando dor de cabeça e custo;
  • Aspectos legais: estude bem o contrato de locação. Veja se será responsável pelos débitos anteriores (o que não é recomendado, obviamente). As dívidas do inquilino anterior devem ser quitadas, visto que isso pode atrapalhar na burocracia de abertura do consultório, sem falar que é um risco desnecessário.

4. Preparo do consultório odontológico

Após a escolha, é importante pensar na montagem do consultório odontológico. Isso inclui desde a recepção até a sala clínica propriamente dita, onde ocorrerá o atendimento ao paciente.

Neste momento, talvez seja interessante a contratação de um profissional (arquiteto ou designer de interiores) que guiará o dentista na hora da construção do consultório: móveis, TVs, tomadas, fios embutidos, tapetes, quadros, etc.

Caso não seja possível contratar este tipo de profissional, o dentista poderá obter informações na internet ou até mesmo visitar outros consultórios com o propósito de obter informações sobre decoração. Deixo claro aqui que este passo só deverá ser dado se não houver a possibilidade de contratação dos profissionais acima mencionados.

Em relação às instalações técnicas, o técnico que irá instalar seu consultório, em geral, apresenta conhecimentos sobre os locais nos quais conterão instalações elétricas e hidráulicas. Caso perceba que ele não possui estes conhecimentos, não hesite em trocar de técnico.

5. Regularização do consultório odontológico perante os órgãos competentes

Como qualquer empresa no nosso país, há legislações que permitem o funcionamento de um determinado estabelecimento. E na hora de montar um consultório odontológico, não se poderá esquecer disso.

No nosso caso, é necessário regularização perante a vigilância sanitária, que nos solicita diversos documentos para o funcionamento do consultório. É importante mostrar os projetos de montagem do consultório aos inspetores da vigilância para evitar que seja solicitado algo que necessite de outro quebra-quebra.

Além disso, o profissional deverá ter cadastro junto à prefeitura do município no qual o consultório estará localizado. Será necessária também a contratação de uma empresa que recolha lixo biológico, exigência solicitada pela vigilância sanitária.

6. Realizando a análise do seus concorrentes

Na hora de montar um consultório odontológico, muitos dentistas esquecem ou pior ainda, negligenciam conhecer seus concorrentes. Nenhuma empresa que não conhece seus concorrentes permanecerá no mercado em curto e médio prazo. Sabe por que?

Porque, na hora de conhecer o concorrentes, vários pontos são levados em consideração, como:

  • Tempo de mercado;
  • Tipo de pacientes atendidos (particular ou convênio);
  • Como ele capta pacientes para o consultório?
  • Quais forma de pagamento dos tratamentos são aceitas?
  • Quais especialidades são oferecidas no consultório?
  • Como é a estrutura física do concorrente?

Citei acima apenas alguns pontos para que se perceba a importância de analisar os consultórios concorrentes na hora de traçar suas estratégias de crescimento do consultório.

7. Criando os objetivos e metas do consultório odontológico.

Se um dentista não sabe o que, qualquer lugar que ele chegar será “bom”. Por isso é tão importante que haja objetivos e metas claras na hora de montar um consultório odontológico.

Por exemplo, um dentista poderá colocar no seu planejamento realizar uma expansão do consultório. Com este objetivo, o dentista construirá uma estratégia para captar pacientes, gerar aumento do lucro e expandir o consultório.

NUNCA esqueça que os objetivos servirão como guia na hora de fazer seu planejamento do consultório.

8. Construindo o plano de marketing do consultório odontológico

No passo a passo para montar um consultório odontológico, o dentista não poderá esquecer de como ele irá captar pacientes para seu consultório. A realização do marketing para dentistas é algo que poucos consultórios aplicam, terminando por esperar que os convênios odontológicos façam este trabalho por eles.

O marketing odontológico irá acelerar a captação de pacientes para o consultório. As ações de marketing odontológico poderão ser feitas tanto no ambiente offline (panfletos, mala direta, jornais, etc) como no ambiente online (sites, redes sociais, sites, etc).

Sem um bom plano de marketing odontológico, a captação de pacientes se dará pelo boca a boca, algo que é bem efetivo, porém MUITO lento, principalmente para quem estar montando um consultório odontológico.

9. Ter um excelente plano financeiro do consultório

Ter um controle financeiro do consultório é VITAL para o sucesso. Quem não sabe quanto gasta não saberá quanto cobrar ao paciente. Ter uma planilha de custos ou até mesmo um software odontológico ajudarão bastante na hora de analisar e controlar as contas, que não são poucas.

Há diversos conceitos de contabilidade que podem ser complicados para que o dentista aprenda, porém é importante saber do que se trata. A contratação de um bom contador poderá ajudar MUITO neste processo.

10. Contrate as pessoas certas para seu consultório odontológico

No começo, ainda encontramos muitos dentistas que começam como euquipe, isto é, a equipe do consultório é formada apenas pelo dentista. Contudo, com o passar do tempo, será necessária a contratação de colaboradores, como uma secretária e uma auxiliar em saúde bucal (ASB).

Neste ponto, é hora de pedir indicações aos colegas que já estão no mercado há mais tempo. Sempre há uma profissional que está disponível no mercado que tenha as competências que o dentista deseja.

Quanto custa montar um consultório odontológico?

Outro aspecto que gera bastante é: quanto custa montar um consultório odontológico? O custo varia conforme o tamanho do consultório bem como que tipo de material / equipamento / móveis serão comprados. 

Para montar um consultório simples, o dentista gastará em média R$ 25.000,00. Caso o dentista opte por comprar equipamentos ou materiais usados, os custos serão bem menores. Contudo, é MUITO importante ver a procedência destes equipamentos para evitar dor de cabeça com poucos meses de uso.


Há outros aspectos que devem ser levados em consideração, como por exemplo o início do consultório odontológico no esquema de sociedade, algo que é MUITO comum.

Deixarei alguns links abaixo e um deles falará sobre isso. Mas, de antemão, já digo que se os sócios não tiverem os mesmos objetivos, o consultório permanecerá eternamente pequeno.

Construir um plano de negócios não é algo fácil. Requer tempo e estudo para este fim. Nas consultorias e cursos que ministrei, percebo que muitos colegas sequer sabem por onde começar. Logo, a probabilidade de sucesso é muito pequena.

Inicie seu plano de negócios hoje mesmo. O mercado odontológico está cada vez mais competitivo e voraz. É hora de ter um consultório fortalecido e lucrativo.

Existe um guia definitivo sobre o marketing odontológico que foi realizado pelo Empreenda Dentista. Bastará clicar no link abaixo e começar a atrair mais pacientes para seu consultório.

Marketing odontológico:  tudo que você deve saber – O guia definitivo

Leitura recomendada:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment