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Como será o mercado odontológico em 2017? Pior ou melhor que 2016?

2016 foi um ano bem complicado para muita gente, independente da área de atuação. A incerteza econômica do nosso país associada ao atual momento político que passamos provocou uma enorme turbulência em diversos ramos de atuação, incluindo o mercado odontológico.

No presente mês (dezembro), segundo o site do conselho federal de odontologia, o Brasil apresenta quase 300.000 dentistas. Provavelmente, este número será alcançado com uma certa facilidade, ainda mais na atual política governamental, que fomenta a abertura de faculdades.

Tal saturação do mercado odontológico reflete em queda de preços e fechamento de consultórios, principalmente em uma categoria de profissionais que não apresentam nenhum conhecimento administrativo para gerir o consultório como uma empresa.

Com esta incerteza no país, o paciente terá MUITO mais critério na hora de gastar seu suado dinheiro em um tratamento X ou Y com um dentista. Além disso, lembre que saúde bucal nem sempre é prioridade do paciente.

Logo, o mercado exigirá que você modifique sua estratégia de atuação. Se fosse pagar para ver, acredito que 2017 será bem complicado como foi este ano, pelos diversos motivos que citei acima.

Diante deste cenário, o dentista gestor de consultório tem que se precaver de possíveis ameaças de mercado que possam prejudicar o rendimento financeiro do seu consultório, que é fundamental para sua manutenção do mercado.

Como se preparar para o mercado odontológico em 2017?

Você já pode iniciar HOJE seu plano de prevenção e de proteção do mercado, ou até mesmo de aproveitamento de oportunidades que possam aparecer. Não vamos pensar que só será uma catástrofe. Se tem alguém chorando, tem alguém fabricando lenço. Vamos lá:

Trace ou reveja seus objetivos do consultório para 2017

É inadmissível que uma empresa não apresente objetivos de mercado. Sem eles, você literalmente ficará perdido no concorrido mercado odontológico. Caso você não possua, comece a criar HOJE mesmo. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Ser referência na região de atuação em endodontia;
  • Criação de um plano de captação de pacientes particulares, a fim de deixar de atender convênios odontológicos;
  • Ampliar a capacidade instalada do consultório no presente ano.

Se você já possui objetivos definidos e claros, parabéns! É hora de rever se eles foram alcançados. Caso não, é importante identificar o motivo pelo qual do insucesso e até mesmo modificar o objetivo, principalmente no atual cenário econômico do nosso país.

Por exemplo, você pode ter colocado nos seus objetivos a abertura de mais uma unidade em outro município. A atual situação financeira dos brasileiros pode até fazer com que este objetivo seja adiado por algum tempo.

Seja criativo no seu marketing odontológico

No facebook, rodou uma propaganda odontológica que desejava feliz natal. Até aí tudo bem e nada demais, se não fosse o fato de que diversos profissionais utilizaram a mesma imagem. O ano acabou e a criatividade também? =(

Já mencionei numa postagem anterior que há diversos sites que disponibilizam imagens para suas propagandas, inclusive até algumas gratuitas. Logo, copiar de um colega ou até mesmo procurar nos buscadores não é desculpa.

Ocorre a mesma coisa com as demais publicidades. Fuja do trivial. Aqueles que são diferentes no mercado se sobressaem. Perceba que há um % pequeno de dentistas que realizam ALGUM marketing no consultório. Dentre estes, há OUTRO % pequeno que fazem o marketing da maneira correta. Lembre disso.

Elabore um plano de redução de custos do seu consultório

Em geral, empresas que se prezam possuem uma política de redução de custos constante e uma para situações específicas, como dificuldades no mercado atuante.

Já discutimos aqui algumas práticas de redução de custos que podem ser adotadas pelo gestor do consultório, a fim de, consequentemente, aumentar seus ganhos. Isso também vale para a compra de materiais.

Já percebeu que você está sendo inundado de promoções das dentais e fabricantes de produtos odontológicos? Pois é. A crise também chegou para eles.

Afinal, quanto mais consultórios fecham, menos dentistas para comprar os materiais, isso sem falar da concorrência entre eles. Logo, é o momento de reduzir custos a partir da compra de materiais por um baixo preço.

Monte um plano de negócios para seu consultório o mais breve possível

Em um mercado odontológico competitivo e saturado, amadores serão descartados rapidamente, ainda mais em uma era na qual o paciente encontra-se bastante empoderado de informações

Um plano de negócios abrange todos os pontos de uma empresa que queira se manter no mercado e GERAR LUCRO SATISFATÓRIO em médio e longo prazo. Nele, há também um plano de marketing que te fará a captar mais pacientes particulares e fortalecer o nome do consultório. Logo, ter um plano de negócios será vital para seu consultório.


Foquei-me nas dificuldades que talvez tenhamos em 2017. Claro que também há oportunidades de mercado que cabe a você identificá-la. Quer um exemplo? Dê uma olhada nas perguntas a seguir:

  • Quando se trata de marca, QUANTOS consultórios vêm a sua cabeça? Não entendeu? Então lembre quantas marcas de refrigerante ou celular você conhece;
  • Quantos consultórios se focam captação de pacientes PARTICULARES?;
  • Quantos colegas de profissão fazem um marketing constante nas redes sociais?

Há diversas oportunidades também que devem ser levadas em consideração, embora não sejam oportunidades novas, porém são PERENES. Poucos realmente estão dispostos a mudar de atitude e virar o jogo a seu favor.

Como trabalho com probabilidades, procure se preparar para uma possível tormenta no mercado, que é algo mais provável de acontecer. E lembre: ser um FRACASSADO é diferente de FRACASSAR.

 

Leia mais:


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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Comment on "→ Como será o mercado odontológico em 2017?"

  1. Raphael Bandeira

    Parabéns pelo artigo! Concordo que 2017 também será um ano difícil e haverá a necessidade de um trabalho mais abrangente, além da odontologia, cooperação dos coloraboradores ajuda bastante na criatividade e desenrolar do dia a dia! Um feliz 2017 e que possamos superar mais um ano com louvor!

  2. Bruno Guida

    Perfeita observação do momento atual, colega! Parabéns pelo texto!

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