secretária

→ Você sabia que a secretária é o coração do atendimento no consultório?


A Secretária: uma das peças mais importantes do consultório: Já discutimos nos dois últimos post algumas questões sobre contratação e sobre a ASB. Caso não tenha lido, recomendo e MUITO a leitura:

Os colaboradores – parte I: a contratação
Os colaboradores – parte II: Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)

É muito comum negligenciar a importância de um secretária no consultório odontoógico. Faz-se apenas dar mais e mais tarefas a ela.

Trata-se da pessoa que geralmente passa mais tempo em seu consultório e, principalmente, que tem o primeiro contato com o cliente. Isso não é importante? Então vamos lá:

Por que valorizar a secretária do consultório?

Ela passa muito mais tempo que o dentista no consultório

Por passar muito mais tempo que o dentista no consultório, conhece a fundo (e às vezes até melhor que você) os problemas do consultório, em todos os aspectos inerentes (ou não) à função dela: estrutura de consultório, dúvidas, reclamações e sugestões dos clientes, assuntos financeiros, etc.

Dê carta branca a ela para que te informe de todos os problemas que ela identificar.

É o primeiro contato humano com o cliente do consultório

Na maioria esmagadora das vezes, a secretária é o primeiro contato com o cliente, isto é, a primeira impressão que o cliente tem do seu consultório odontológico. Por isso é tão importante que ela tenha treinamento e, principalmente, saiba lidar com as pessoas.

Eu costumo dizer às minhas colaboradoras que o patrão delas é o cliente. Se o cliente não me paga, não vou ter condições de manter o consultório, logo ele deve ser tratado da melhor forma possível.

A secretária é o para-choque do seu consultório odontológico

Quando o cliente tem alguma queixa de algum ponto no seu consultório, ele diz a ela de uma maneira e pra você, dentista, de outra completamente diferente (bem mais calmo).

É importante deixar isso bem claro e tentar contornar o humor dela sempre que ela lidar com clientes chateados, ou pior, furiosos. E, na minha opinião, isso já é um bom motivo para gratificação! =).

Forneça treinamentos à secretária

O mundo se atualiza constantemente e o cliente também! Acredite, tudo muda! Ofereça treinamentos atualizados a ela numa instituição de confiança. Veja se há algum SEBRAE na sua região. Lá, os cursos são bons e muito baratos.

Ofereça gratificações pelo desempenho da secretária

Se tem uma pessoa que precisa estar bastante motivada é sua secretária, pelos motivos que expliquei acima. Você pode pensar numa maneira de gratificá-la ou… esperar o post sobre gratificações aos colaboradores em fevereiro.

 

Leitura recomendada:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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