alugar turnos

→ Qual o melhor para o dentista no início da vida profissional? Alugar turnos ou montar um consultório odontológico?


Uma das diversas dúvidas que o recém formado ou até mesmo o dentista que já tem algum tempo de formado apresenta é se, no começo, ele deve montar um consultório ou se deve alugar turnos de colegas ou amigos que já possuem um consultório montado.

Nos dois primeiros anos da minha vida profissional, trabalhei em consultórios de terceiros. Para ser bem sincero, naquela época ainda não passava pela minha cabeça ser dono de consultório.

Entre 2008 e 2010, fiz uma residência em saúde pública que me impedia de atender, uma vez que a carga horária era de 40hr semanais. Porém, no final deste período, comecei a ratear um turno em um consultório de uma dentista. Atendia no turno da noite.

Logo depois, montei um consultório e passei a ser gestor do meu local de trabalho. Sendo bem direto: são situações completamente diferentes. Há vantagens e desvantagens de ambos os lados que serão debatidas aqui.

Vantagens e desvantagens em alugar turnos do consultório de terceiros

Vantagens

Você terá uma redução significativa de custos

Talvez seja uma das principais vantagens para o dentista que não possua capital suficiente para montar um consultório ou até mesmo manter um. Esta condição é bem comum aos profissionais recém-formados.

No começo, o dentista possui pelo menos dois locais de trabalho e alguns turnos ociosos que não justificam manter um consultório, principalmente por questão de custos e por não possuir uma carteira de pacientes ainda.

Por isso, pode ser bem interessante alugar turnos em consultórios de terceiros com dois objetivos: criar um nome no mercado e reduzir seus custos.

Você não terá as responsabilidades de gestor de consultórios

Outro ponto MUITO importante é não ter as responsabilidades que um gestor de consultório tem: pagamento de salários e custos, manutenção e conserto de equipamentos, taxas e obrigações legais (CIM, vigilância sanitária, bombeiros,etc.), dentre outros.

Aqui entenda que não me refiro apenas ao pagamento das contas, mas sim à RESPONSABILIDADE de tocar uma empresa sem muita experiência, o que pode ser vital para a sobrevivência no mercado odontológico.

Alugando turnos, você começará a entender como é a rotina de atendimento no consultório quando se é gestor e as intercorrências que podem ocorrer no dia a dia. Aos poucos, vai adquirindo experiência para montar o seu consultório no futuro.

Você poderá alugar turnos no consultório onde quiser

Outro aspecto importante na hora de escolher onde você vai querer alugar turnos de consultórios é a possibilidade de opção de locais. Um ponto MUITO relevante é já pensar se aquele local é promissor.

Por exemplo, é fato que as pessoas levam em consideração a distância do consultório para a residência delas. Logo, se você aluga turnos em um consultório no bairro X e depois decide montar um a 20km de distância de onde você alugava, saiba que você perderá uma parcela considerável de pacientes.

Por isso, fique atento. Um bom planejamento de consultório não começa apenas com um consultório montado, mas também pela escolha do local. Procure um consultório em um bairro no qual você pretenderá montar um consultório até mesmo para conhecer seu público.

Desvantagens

Você dependerá do gestor para cuidar do consultório

Quando você é dono do consultório, o conserto de um equipamento quebrado é realizado rapidamente, principalmente se você usa aquele determinado equipamento com frequência.

Se o dono do consultório não utilizar aquele equipamento, provavelmente haverá uma postergação no seu conserto, e isso pode complicar seu atendimento, uma vez que você não terá autonomia para consertá-lo.

Outro aspecto fundamental é a regularização do consultório perante os órgãos competentes, principalmente se você pretende atender convênios odontológicos. Procure sabe que documentações os convênios exigem e se o gestor as possui.

Há limitação de horário de atendimento

Outra desvantagem é a limitação no horário de atendimento. Geralmente, o gestor preferirá que você fique com a auxiliar dele, até por questão de segurança mesmo. Por exemplo, se algum equipamento quebrar e se estiver você no consultório, vai dar problema.

Além disso, geralmente o turno se resume a quatro horas de atendimento. Logo, você não vai poder se dar ao luxo de esperar aquele paciente chegar 10 minutos antes do encerramento.

No começo, você sempre esquecerá de algum material e talvez não esteja disponível no consultório

Não se trata de uma desvantagem tão significativa, mas é importante comentar. Pode ter certeza de que, no começo, você vai esquecer de comprar algum material e o consultório pode não oferecer.

Entenda que o material não estará disponível e não que não vão emprestar. Lembro de um amigo que alugou um turno de uma odontopediatra.

Ele realizara uma cirurgia e percebeu que não tinha fio de sutura. O consultório também não tinha um. A sorte foi que o consultório vizinho possuía e emprestou.


Minha opinião é: comece alugando turnos.

Os motivos são os que expliquei acima: pouca ou nenhuma experiência de consultório privado e pouco capital para investir e, principalmente, manter um consultório.

Trabalhe também com a possibilidade de ouvir um não do gestor. Por exemplo, se ele atende convênios na área de periodontia, provavelmente não vai querer colocar outro periodontista que atenderá ao mesmo convênio. É colocar um concorrente dentro do seu negócio.

Opte por locais bem organizados. Em caso de fechamento do aluguel, já bata um papo com a secretária para que ela possa te ajudar. Uma dica MUITO legal é ter um número próprio para você.

Isso vai te ajudar bastante quando você for montar seu consultório, já que vai manter o mesmo número e mudar apenas de endereço. Claro que isso deve ser pactuado com a secretária. Se for o caso, dê uma bonificação a ela por atender suas ligações neste novo número.

Outra dica que dou é procurar alguém que tenha a cabeça aberta a sugestões. Lembro que trabalhei para um dentista que optou pela panfletagem como divulgação.

Falei com ele que por alguns trocados a mais, ele faria um panfleto mais impactante. Disse que ia pensar e até hoje usa o mesmo tipo de panfleto.

 

 Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Comment on "→ Qual o melhor para o dentista no início da vida profissional? Alugar turnos ou montar um consultório odontológico?"

  1. KATIA CRISTINA SILVA

    Boa noite. Fui convidada a montar meu consultório odontológico, dentro de uma clínica médica local. A clínica está crescendo muito e estou confiante no sucesso do empreendimento. A proposta é a seguinte:
    Eles cedem o local, toda propaganda de mídia, serviço de agendamento, água e luz, enfim, eu entro com meu equipamento, material e trabalho. A clínica também me consegue os pacientes. Quanto devo pagar a clínica, em porcentagem? 20, 30 40%?Não estamos conseguindo fazer esse cálculo.
    Desde já, agradeço

    • Prezada,

      Na realidade, quem deveria trazer estes percentuais é o dono do local, já que ele sabe dos custos.

      Se entendi bem, ele “cederá” a estrutura do local bem como seus custos de secretária, luz, internet, marketing etc. Daí você já economiza pelo menos uns R$ 4.000,00.

      Fica até complicado falar algo próximo do justo. Seria interessante que a proposta (e justificativa da proposta) fosse dada pelo dono!

      Dê uma lida nesta postagem. Acredito que vai te ajudar em outros aspectos. E quando tiver uma posição do dono em relação aos %, entre em contato novamente!

      https://empreendadentista.com.br/2017/07/25/clinica-multiprofissional/

  2. Hanielle

    Olá, li seu artigo e achei interessante! Mas essa prática de alugar consultório por turnos, você conhece algum dentista que aluga consultório por turnos e dá realmente certo? Se sim, na prática isso funciona mesmo ou é apenas um sonho para Odontolgia?

    • Olá Hanielle! Tudo bem?

      Conheço sim! Inclusive, se há uma boa relação com o locatário, é o melhor dos mundos, pois você não terá preocupação com nada do consultório.

      Na verdade, muitos dentistas terminam por montar seu consultório porque há necessidade de ter mais turnos e, muitas vezes, não há esta condição no consultório. =)

  3. Ana Lopes

    Ola
    Sou formada ha 30 anos
    Trabalho numa empresa wm regime CLT e em consultorios para colegas em regime de porcentagem
    Mas agora quero alugar periodos na vila mariana e imediacoes mas nao sei como procurar

    • Olá, Ana! Tudo bem?

      Bom, primeiro comece identificando seu público (A-B ou C-D, particular ou convênio).

      Se possível, opte por consultórios perto da sua casa e que estejam regularizados. Hoje em dia, o que mais tem é dentista querendo ratear as despesas! Procure grupos de dentistas no facebook do seu estado e entre em contato! =)

      É a maneira mais fácil de se encontrar possíveis locais para montar um consultório!

  4. Manoela

    Olá!
    Pretendo alugar, de início, um turno mensal em um consultório, mas tenho dúvida quanto ao melhor dia da semana e do mês para os pacientes. Será que você pode me ajudar? Obrigada!

    • Prezada,

      Primeiramente, excelente escolha. Você, aos poucos, vai entender como funciona a rotina do consultório antes de montar o seu.

      Em geral, segundas (pela manhã) e sextas (à tarde) apresentam uma diminuição no movimento. Logo, comece na terça, quarta e quinta, à princípio, pois são os dias que possuem menos faltas. Sábado também é um dia muito bom!

      Em relação aos meses, fica complicado dizer quais os meses, ainda mais nas diversidades culturais de cada estado. Porém, épocas como carnaval e final de ano apresentam diminuição de movimento!

  5. giovanna

    Bom dia , possuo clinica onde temos 05 salas montadas, na qual 03 estao sendo ocupadas, gostaria de saber se é mais vantajoso alugar essas salas para terceiros ou contratar profissionais que trabalham por porcentagem ? se caso fosse alugar , como faco para estipular um valor justo ?

    • Prezada,

      Se você partir para a terceirização de dentistas, o ganho será MUITO maior, contudo, este ganho também traz as dores de cabeça de todo o gerenciamento de recursos humanos, o que poderá incluir custos trabalhistas.

      Além disso, haverá necessidade de treinamento dos dentistas, do contrário, cada um vai atender como quer e bem entende, e isso, geralmente, é ruim para a clínica como um todo.

      Contudo, caso queira partir para o aluguel de salas (caso seja apenas as salas vazias nas quais o dentista montará todo o consultório, pelo que entendi), bastará pegar todo o custo fixo (aluguel, salários, condomínio, etc.) e dividir pelas horas trabalhadas e pelo número de salas.

      Lembrando que, apesar do aluguel das salas ter um ganho muito menor, haverá também MUITO menos dor de cabeça no que diz respeito ao gerenciamento da clínica.

      Caso tenha alguma dúvida, seu contador poderá te auxiliar na formação do aluguel.

Leave comment