marketing para dentistas

→ Marketing para dentistas: 6 sinais que indicam o sucesso da estratégia


O marketing para dentistas hoje se tornou fundamental. Particularmente não conheço uma clínica de sucesso que não tenha um bom marketing odontológico, ainda mais quando o país apresenta quase 300.000 dentistas.

Já discutimos aqui a importância de se realizar um bom marketing para dentistas, tanto no mercado de marketing odontológico offline quanto no mercado online (internet). Vamos conhecer agora 5 sinais que indicam o sucesso do marketing odontológico realizado pelo consultório:

Marketing para dentistas: como saber se está dando certo?

No marketing odontológico, há alguns indícios mostrando a eficácia das ações. Você até poderá pensar que, se está trazendo pacientes, está funcionando. Nem sempre isso será verdade.

Com o passar do tempo, o gestor perceberá que era melhor não atrair determinados pacientes. Por favor, não estou mostrando preconceito! Apenas mencionando que aqueles pacientes que apareceram não faziam parte do seu público-alvo.

1. Suas ações de marketing odontológico estão trazendo os PACIENTES CERTOS

No marketing para dentistas, existem três possibilidades de resultados:

  • Não trazer pacientes;
  • Trazer todos os tipos de pacientes;
  • Trazer os pacientes CERTOS.

Destas três possibilidades acima, somente interessa a terceira. A segunda é ruim? Não! Mas o gestor vai investir no marketing odontológico para trazer pacientes errados? Isso fará com que o ticket médio gasto por paciente correto aumente, concorda? Então, diante destes resultados, as ações de marketing odontológico serão consideradas custos e não investimentos.

Trazer AQUELE paciente que faz parte do seu público-alvo indica que as ações de marketing em odontologia estão dando certo. Por isso que conhecer seu público-alvo é tão importante, inclusive no perfil das redes sociais.

2. Os resultados crescem proporcionalmente aos investimentos realizados

Muitos dentistas possuem um certo receio em aumentar o capital nas ações de marketing odontológico. Podemos considerar isso um erro. Se deu certo, o investimento tem que ser reajustado e o resultado tem que ser monitorado.

Por exemplo, se um dentista investe R$ 500,00 por mês em ações de marketing odontológico e tem um ROI (retorno sobre o investimento) de R$ 1.000,00, há um retorno bruto de 100% em cima do capital investido. Se este retorno se mantém por alguns meses com o mesmo capital investido, é hora de aumentar o valor.

Neste momento, é importante analisar se o retorno esperado será proporcional ao capital a mais inserido nas ações de marketing odontológico. Nos primeiros meses talvez não seja possível visualizar esta proporcionalidade. Porém, se a estratégia de marketing odontológico estiver correta e impactante, a tendência é que haja resultados proporcionais.

3. As metas previstas estão sendo alcançadas com frequência

 Toda empresa que se preze tem que ter metas. Afinal, servirão como propósito profissional, isto é, todos os envolvidos no consultório se esforçarão para alcançarem as metas. E uma das metas seja atender um número X de pacientes por mês ou alcançar um montante Y de receita bruta (R$ 10.000,00 / mês, por exemplo).

E, para se aumentar o número de pacientes no consultório, necessariamente tem que haver uma estratégia de marketing odontológico que traga resultados. O marketing por indicação (boca a boca) se configura como uma excelente estratégia, mas o efeito é de médio a longo prazo, logo é fundamental que este período seja encurtado através  de um marketing odontológico eficaz.

4. Há um aumento da fidelização dos pacientes no consultório

O marketing para dentistas não inclui apenas trazer o paciente ao consultório, mas também mantê-lo na empresa. Isso pode ser feito através de diversas maneiras, o que inclui desde uma estrutura impecável até uma excelência em atendimento ao paciente.

Tudo isso é fundamental para que o paciente não deseje ou sequer pense em procurar a concorrência ao lado. Do outro lado, vale salientar que um paciente que já é da casa é MUITO mais barato do que captar um paciente novo.

5. Há um aumento gradual do número de pacientes indicados por outros pacientes (marketing de indicação)

Pegando o gancho no tópico anterior, um paciente satisfeito com o atendimento no consultório odontológico provavelmente indicará o local para amigos e colegas.

Ou seja, ele passará a divulgar gratuitamente a marca do consultório onde ele puder divulgar, inclusive nas redes sociais, onde o alcance será MUITO maior. Afinal de contas, ninguém iria indiciar um dentista a um amigo se não estivesse satisfeito com o atendimento odontológico e resultado final, concordas?

6. Há um engajamento dos seguidores na internet

Este último tópico serve para quem tem presença online (site, blog ou redes sociais). Se você não estiver presente em alguns desses, sinto muito te informar, mas você está perdendo uma parcela grande de possíveis pacientes. =(

Quanto maior e melhor for o marketing odontológico na internet, maior será o engajamento dos seus seguidores. Comentários, compartilhamentos e curtidas. Tudo isso serve para que você fique bem ranqueado na internet, logo, mais visível. 


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Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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