Afinal de contas, o que os dentistas de sucesso fazem para conseguir um lugar ao sol? Essa é uma pergunta feita por diversos dentistas em todo o Brasil. E, de certa forma, tem algum sentido.
Em uma sala com 50 graduandos, nem 10% realmente conseguem se destacar na profissão de maneira que seja considerado parte do grupo de dentistas de sucesso. Obviamente que a definição de sucesso é bastante subjetiva, e aqui me refiro-me à questão profissional, cujos parâmetros considero estes abaixo:
- Carga horária de trabalho regular (30hr ou 40hr semanais);
- Não atendimento a convênios odontológicos;
- Nome forte e de referência no mercado de atuação entre os colegas e empresas.
Diferente do que muitos pensam, o fato de já ter certos privilégios financeiros (PAItrocínio) ou pertencer a uma família de dentistas conhecida no mercado odontológico não é garantia alguma de sucesso. Claro que ajuda bastante, mas não isentará o dentista de construir seu nome na profissão.
Diante disso, faz-se necessário que o dentista possua ou desenvolva determinadas atitudes que são fundamentais para o sucesso não só na Odontologia como em qualquer profissão. Vamos conferir:
Dentistas de sucesso possuem FOCO no objetivo deles
Provavelmente seja o principal problema da maioria esmagadora dos dentistas: a falta de foco no objetivo principal do consultório. Muitas vezes a cegueira empresarial faz com que o dentista utilize a estratégia da metralhadora: atire para todos os lados para ver se acerta um alvo.
O problema é que esta estratégia, quando gera resultados, funciona com o uso de muitos recursos. Quanto trazemos isso ao marketing odontológico, podemos utilizar o exemplo de destinar a verba para ações de marketing em odontologia para diversas mídias: outdoor, redes sociais, mala direta, etc.
Na verdade, ter foco em uma ou duas estratégias (que se complementem) é o que vai fazer com que o dentista crie todo um planejamento para alcançar seus objetivos.
Ter um planejamento estratégico para o consultório odontológico
Primeiramente, é importante considerar o consultório odontológico é uma EMPRESA, e TODA EMPRESA que queira se fixar e crescer no mercado de atuação tem que ter um planejamento de curto, médio e longo prazos.
Por exemplo, o plano de negócios do seu consultório deverá ter:
- Análise de mercado;
- Estratégias de crescimento em curto, médio e longo prazos;
- Objetivos geral e específicos do consultório;
- Plano de marketing;
- Plano operacional;
- Plano financeiro;
- Construção de cenários no mercado odontológico.
Apesar de parecer algo complexo, é perfeitamente possível construir um plano de negócios para seu consultório, mesmo que seja simples. Pare para pensar que a maioria esmagadora dos consultórios possuem de um a três equipos. Logo, não requer um planejamento tão avançado assim, concordas.
Do outro lado, o tamanho do consultório não isenta o fato de não ter um plano de negócios. Lembro que o mercado pode virar contra você. Por isso, é bom estar preparado.
Dentistas de sucesso possuem uma equipe eficaz
Ninguém cresce sozinho, ainda mais porque ninguém é bom em tudo. Há diversas funções que serão terceirizadas para outras pessoas que, na maioria dos casos, são mais competentes naquela área que o próprio gestor do consultório.
Porém, mesmo após a escolha da equipe, é necessário treinamento para que todos no consultório caminhem para o mesmo objetivo da empresa. Se pegarmos uma secretária como exemplo, o gestor terá que capacitá-la para:
- Ter uma aparência e comportamento profissional adequados ao consultório;
- Saber lidar com o paciente em diversos momentos emocionais (triste, feliz, furioso, etc.);
- Ter habilidade para resolver diversas funções no consultório de maneira eficaz;
- Saber cobrar do cliente inadimplente;
- Seguir um protocolo eficaz de agendamento dos clientes.
Não adianta cobrar da secretária algo que ela não foi treinada a fazer. Lembre que a delegação de funções, principalmente operacionais, é um dos principais passos para o crescimento do profissional.
Dentistas de sucesso são pessoas bastante organizadas e responsáveis ou possuem pessoas ao lado com estas características
Organização e responsabilidade são itens básicos para sucesso profissional. Mesmo que seja algo complementando por “terceiros”. Por exemplo, uma secretária poderá dar um suporte ao profissional no que diz respeito ao atendimento dos pacientes.
Na questão de ser responsável, é algo pessoal e intransferível. Ou a pessoa é ou não é. Lembro de uma médica que chegava 2 horas depois do acordado com os pacientes. O atendimento se iniciava às 8:00 e ela chegava de 10:00 em diante. A justificativa era que não conseguia ser pontual. Nada mais que isso.
A responsabilidade é CRUCIAL para o crescimento do consultório. Nenhum cliente vai querer realizar um tratamento com um dentista que não está preocupado com o nome da clínica.
Um dentista de sucesso é perseverante
No filme Interestelar, há um diálogo interessante entre Murphy e Professor Brand sobre as tentativas sem sucesso para solucionar a equação que salvaria a raça humana da extinção. Murphy se queixava que as tentativas eram sempre frustradas e que já tinham tentado diversas vezes.
A resposta do professor Brand foi categórica:
Só precisamos acertar uma vez, Murphy…
Por mais que se frustre, é importante aprender com erro, corrigi-lo e evoluir. Sabe por que eu não faço uma trepanação no tratamento endodôntico? Porque não faço canal. Em outras palavras: só tropeça quem tenta.
Força de vontade, otimismo e MUITO estudo são fundamentais para o sucesso. Bote na sua cabeça que desistir NÃO é uma opção.
Leitura recomendada:
- Sucesso na profissão: o que deu errado?
- Sou recém-formado! E agora??
- Quanto ganha um dentista?
- Vale a pena arriscar tudo pelo consultório?
- Como fazer um plano de negócios para seu consultório – Parte I
- Elaborando um plano de negócios para seu consultório – parte II
- Plano de marketing do consultório: criando o plano de negócios – parte III
- Como otimizar o atendimento no consultório? Plano de negócios: elaborando o plano operacional – parte IV
- Plano financeiro do consultório: construindo o plano de negócios – parte V
- Construção de cenários do mercado odontológico: criando o plano de negócios – parte VI
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.