recém-formado

→ Me formei em odontologia! E agora??


Um recém-formado em odontologia tem uma sensação muito agradável (me formei!!! aeee!!!!) e ao mesmo tempo preocupante, porque agora, literalmente, ele tem a sensação de que virou “adulto”, no sentido de responsabilidade financeira (agora terei que pagar minhas contas).

Sem falar da responsabilidade de “sucesso” que você terá que ter, já que muita gente acha que dentista é rico, além da pressão de resultado que você vai ter, já que você agora é um Doutor, confere? Tudo isso pesa na cabeça do dentista recém-formado.

O mundo que o dentista recém-formado vai encontrar é bem diferente do desenhado pela faculdade, até mesmo em nível operacional, quando passamos um turno fazendo poucas restaurações. 

Escutamos muitas vezes dos nossos professores que basta ser bom no que faz que terá sucesso.

Isso é verdade, porém não determinante, como já foi discutido aqui. Só isso já é suficiente para o recém-formado tomar um tombo profissional, já que ele encontra o mundo inverso: necessidade de trabalho rápido com pouca remuneração, na maioria dos primeiros empregos.

Sabendo disso (até mesmo porque passei por esta fase há alguns anos), passarei algumas dicas de como o recém-formado pode lidar com isso. Acredite, são dicas que gostaria de ter ouvido na época.

Diga a toda sua rede de contatos que você se formou

Perca nem tempo! Diga a todos que você se formou e está apto para atender. Se você faz uso das redes sociais (caso não faz, COMECE AGORA), divulgue isso. Nas redes profissionais também (linkedin).

Converse com dentistas que se formaram antes de você

É muito comum criarmos relacionamentos com estudantes de períodos superiores, ainda mais quando alguns nos acompanham nas monitorias.

Por já terem um pouco mais de tempo de formado, eles podem te ajudar em diversos aspectos, como inserção no mercado e indicações de empregos.

Tente não criar expectativas nas promessas de emprego

No começo, você vai receber diversas propostas que termina gerando expectativas sobre os empregos. Porém, será bastante comum o emprego ser um subemprego ou  promessa não se concretizar. Vá empolgado, mas com o pé no chão.

Não parta para consultório logo no início

Antes de partir para isso, adquira experiência de mercado, incluindo experiência na parte técnica. Estude bastante sobre gestão e empreendedorismo em saúde. São conhecimentos que não adquirimos na faculdade e são fundamentais para o sucesso do consultório. Ou seja, aproveite e LEIA BASTANTE este blog!

Seja honesto com seu cliente ético com sua categoria

NUNCA esqueça disso. Se você começar a criar um tipo de atendimento desviado da honestidade, vai se acostumar com isso e não vai largar nem tão cedo. E outra, os clientes percebem isso. O mesmo vale para a ética.

Você vai ver algumas situações que talvez não concorde tecnicamente com o que foi feito, o que não quer dizer que você vai arriar a lenha falar mal do colega, ainda mais porque você não sabe o que e como foi feito o tratamento. Desta forma, você contribui para a valorização da profissão.

Valorize seu serviço

Não vá achando que a guerra de preços é a sua única saída, pelo contrário. Há outros (e bem melhores) fatores que te ajudarão na ascensão profissional. Agregue valor ao seu serviço SEMPRE. Tenha em mente que resultados em  odontologia são de médio a longo prazo. Tenha paciência!

Essa é uma das fases mais complicadas não só da nossa como de qualquer profissão. É importante ter PACIÊNCIA para não ser perder no caminho ou pior ainda, não perder o encanto pela profissão.

 

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment