consultório

→ Vale a pena arriscar tudo pelo consultório?


Numa conversa que tive com um amigo meu, que é dentista, veio à tona o assunto consultório odontológico. 

Como bem você sabe, é praticamente inevitável dois dentistas se encontrarem e não falarem da Odontologia.

Durante a conversa, lembramos de um amigo nosso que, na época, vendeu seu carro próprio para investir no seu consultório, argumentando que estava com algumas dívidas e que queria tanto quitá-las como injetar capital para levantar seu negócio.

Na época, foi uma chuva de críticas. Lembro até hoje de algumas frases que ouvi:

Você vai ficar andando de ônibus???? E se der errado??? Você não vai ter nem carro nem consultório…

Até a mulher dele foi contra naquele tempo. Daí você imagina o inferno que ele passou. De um lado, colegas criticando a decisão. Do outro, pouquíssimos familiares dando força à decisão dele.

Por que fiz esta postagem? Porque eu sei que um número considerável de leitores deste blog já pensou em fazer algo do tipo. Não precisa nem se livrar de um bem pessoal. Pode até ser um empréstimo mesmo.

Aí você pergunta minha opinião e eu digo: depende! Vamos lá:

Vamos supor que você vai fazer uma viagem de 300Km para curtir um determinado feriado. Há um planejamento de combustível para esta viagem.

Se você estiver com o tanque vazio e colocar R$ 50,00, provavelmente vai ficar no meio do caminho ter que parar e abastecer, concordas?

Quando você sabe exatamente o que fazer ou pelo menos tem uma boa noção, as chances de dar errado são bem menores, confere?

Então, tudo se baseia no planejamento das coisas, no caso do futuro do seu consultório.

Acho louvável e até admiro uma pessoa que se desfaz de um bem para investir em algo que, teoricamente, vai te dar o sustento de médio a longo prazo, inclusive de comprar até um bem maior e/ou melhor. Todavia, é algo que tem que ser bem pensado.

Em um curso que fiz no SEBRAE, discutimos exatamente isso. Quem dali seria capaz de arriscar tudo que tinha em um determinado negócio? As respostas situaram-se entre quem era capaz, quem não era capaz e quem não sabia.

A professora foi categórica em dizer que era capaz. Particularmente na época fui contra. Afinal, se desse errado, seria o pior dos mundos. E até hoje mantenho minha posição sobre arriscar tudo que se tem em um negócio. O preço pode ser muito alto no futuro.

Além disso, sou muito conservador em fazer isso para montar um negócio. Prefiro obter informações e me capitalizar mais para não arriscar tudo ou boa parte.

Prefiro trabalhar na teoria do arriscar quase tudo. Sou da teoria de investir no negócio até quando não puder mais. Esgotar todas as possibilidades até ter certeza de que realmente não era para dar certo. Claro que tudo isso é baseado em resultados.

Por exemplo, você montou um consultório e não está bem das pernas. O correto é identificar:

  • O que está dando errado;
  • Por que está dando errado;
  • O que pode ser feito para modificar o quadro;
  • Em quanto tempo esta modificação surtirá efeito;
  • Quanto será o custo para realizar esta modificação.

Na maioria dos casos, é possível reverter uma situação ruim pela análise de todo o processo do consultório, identificando os pontos que citei acima. Obviamente que a chance de você ter a necessidade de ajuda para identificar é grande. Sorte sua que este blog existe, não? =)

Sabendo o tempo que você terá para reverter uma situação ruim bem como seus custos para isso, é possível saber se vale a pena arriscar um investimento moderado a alto no seu consultório, a fim de dar a volta por cima. Esse é o primeiro ponto.

Do outro lado, há determinadas situações que é melhor fechar o negócio do que insistir em algo que, ou não vai dar certo ou vai gerar lucros pífios. Eu sei, é uma decisão muito difícil, mas ela pode ser determinante para seu futuro.

Por exemplo, você pode ter errado em algo que pode ser crucial para seu consultório: a escolha do ponto. Lembro que, perto da casa da minha mãe, foi montado uma clínica que tinha estas condições:

  • Situava-se numa principal, ou seja, não havia local para parar o carro. Também não havia estacionamento lá;
  • A rua mais próxima para estacionar o carro ficava a quase 500m do local;
  • A parada de ônibus ficava praticamente em frente (ponto positivo) porém só passavam duas linhas lá, que nem eram utilizadas pelo seu público-alvo.

Até onde eu lembre, o consultório ainda estava aberto, mesmo com diversos pontos negativos, que podem ser fundamentais para o fracasso. Sim, ele atende convênios odontológicos.

Levando-se em conta a possibilidade GRANDE de fracasso ou ganhos pequenos, o gestor do consultório poderia pensar na opção de partir para outro ponto.

Se for arriscar muito, pense MUITO também. Se baseie pelos pontos que coloquei acima e prepare pelo menos três possibilidades. Por exemplo, plano A, B e C. Se um deles der errado, você já tem outro preparado.

Tudo tem que ser feito em cima de planejamento. Estude, converse com colegas que você considera referência, procure informações na net, etc. E antes que esqueça, use e abuse deste blog. Ele pode salvar seu consultório!

 

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Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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