marketing profissional

→ Marketing odontológico: construindo sua marca


→ Marketing odontológico: construindo sua marca
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Marketing profissional consiste na formulação de estratégias que visam a promoção pessoal. É a arte de SE vender.

Coloquei acima uma definição breve, porém objetiva do significado de marketing profissional, que é fundamental para toda e qualquer tipo de empresa, o que inclui seu consultório odontológico. Embora pareça algo óbvio, mas não é.

Pelo que vejo e ouço de diversos dentistas, acredito que um percentual bem pequeno realmente não faz marketing profissional.

Numa monografia que li a respeito do uso de marketing em serviços de saúde odontológico, 23% de uma população de 138 dentistas não fazem uso de ferramentas de marketing.

Do outro lado, vejo que, de alguma forma, a maioria esmagadora dos dentistas fazem seu marketing profissional, mesmo sem nem saber que estão fazendo.

Todavia, para que este marketing seja efetivo, são necessários diversos elementos atuando em conjunto, que é neste ponto que boa parte dos dentistas pecam.

Como de costume, colocarei abaixo algumas dicas bem úteis para realizar seu marketing profissional de maneira eficaz

Tenha SEMPRE uma boa aparência

Há 4 anos, lembro que entrevistei uma candidata para uma vaga de panfleteira em um dos meus consultórios.

Em poucos segundos, percebi que ela não tinha o dente 22, logo não faria o menor sentido contratá-la. Ou seja, neste caso a aparência foi determinante para a escolha do profissional.

Cabelo cortado, barba feita, unhas cortadas, roupas limpas e adequadas ao seu público-alvo dizem muito sobre o auto cuidado que o profissional tem. Jalecos sujos ou manchados devem ser descartados.

Tenha SEMPRE uma postura profissional

Nada de ficar com os pés cruzados na cadeira do escritório ou ficar batendo papo nas redes sociais na frente do cliente. Lembre que é ele quem paga suas contas, logo é seu  patrão e merece respeito.

Demonstre CONFIANÇA e RESPEITO na sua postura. Comportamento de acadêmico ou de fracassado nada ajudará na visão que o cliente terá de você.

Cuidado com seu vocabulário e escrita

Há 11 anos, cheguei atrasado na clínica de uma disciplina e recebi uma notificação por isso. Quando fui ler, deparei-me com isso:

Pontuação negativa por atrazo.

Já ouvi gerente de determinados estabelecimentos ou empresas com erros de vocabulários grotescos (teremos menas chances…). Isso soa mal nos ouvidos do cliente, podendo ser decisivo na hora da escolha. O mesmo também vale para gírias. Deixe-as de lado SEMPRE.

Exponha no seu consultório cursos, especializações ou congressos que você participou

Aqui NÃO entenda aqueles cursos de 3 ou 4 horas de duração. Sempre que tiver títulos fortes, como especialização, mestrado ou doutorado, coloque isso em um lugar visível aos clientes.

Isso passa a ideia de que o profissional que atenderá é capacitado para resolver o problema. Congressos passam a ideia de que o profissional está em constante atualização.

Seja flexível quando for necessário

Nada de gritar feito um louco perder a paciência quando um cliente trouxer alguma reclamação de alguma parte do processo de atendimento. Isto é normal, principalmente porque lidamos com pessoas o tempo todo.

Tenha jogo de cintura para resolver estas questões. Profissionais resilientes são mais bem vistos no mercado, ainda mais porque, na ótica do cliente, você fez de tudo para resolver o problema dele.

Admita seus erros ou da sua equipe

A partir do momento que lidamos com humanos, há possibilidades de erros no processo, incluindo o dentista. É importante saber reconhecer os erros mostrando que haverá um esforço em conjunto para que aquilo não se repita.

Seja SEMPRE ético

De vez em quando você vai ver algum caso clínico que você não concorda. Isso é natural e ocorre em qualquer profissão.

O que NÃO pode ocorrer é crucificar o colega por algo que você não sabe como ocorreu, ainda mais na atualidade na qual é muito comum gurus das redes sociais oferecem soluções mágicas sem a necessidade do profissional.

Tenha uma logo marca

A ideia não é ser lembrado? Apenas seu nome não é suficiente. É importante que a logo esteja relacionado com o que você faz.

Aqui pode se criar uma identidade visual, que gera um impacto mais forte no seu público-alvo, porém requer geralmente um investimento bem maior (média de R$ 2.000,00).

Caso não haja este capital, na hora de fazer o cartão de visita, discuta muito com o profissional que fará a arte do seu cartão. Há diversos modelos de exemplos na internet para que você possa se basear.

Crie um email profissional

Nada de utilizar o email pessoal e misturar as coisas, sem falar que, muitas vezes, o email pessoal é feito mais para ser engraçado do que para ser usado, devido aos nomes. Tente colocar seu nome associado com o que você faz. Por exemplo;

  • Dr.joaodasilva
  • Dr_joaoda silva
  • odontologia-joao
Os clientes têm que saber que você existe

Presença em redes sociais, eventos, congressos, sites na internet ou seu próprio site, networking, divulgação de artigos, etc. O que não é mostrado não é conhecido ou será conhecido depois de muito tempo. Aqui também entram ações de marketing e propagandas.

Identificação das forças e fraquezas

Embora pareça algo fácil, mudanças comportamentais requerem tempo, ainda mais se você passou anos com este tipo de comportamento. Faça uma auto análise e identifique seus pontos fortes (para fortalecê-los mais) e os pontos fracos (para eliminá-los).

Não é algo fácil e muitas vezes requer ouvir dos outros coisas que talvez não nos agradem, porém é algo necessário para o crescimento profissional.

Leitura complementar


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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