5w2h

→ Como o 5W2H para organizar o consultório odontológico


A 5w2H é uma ferramenta de gestão que tem por objetivo criar um “checklist” das atividades bem como o responsável pela função com o máximo de clareza possível. Além disso, é uma ferramenta de simples execução e implementação e traz grandes benefícios para os gestores.

Na nossa formação, como já foi discutido aquigeralmente o dentista não tem nenhuma disciplina voltada para administração de consultório para lidarmos com o mercado de trabalho odontológico cada vez mais saturado e competitivo.

Logo, não estamos familiarizados com artifícios que contribuem MUITO para sucesso profissional. Outros são considerados básicos em qualquer empresa.

Em outras palavras, nem o básico a maioria dos dentistas tem. Mas irei mostrar aqui que não há nenhum bicho de sete cabeças no uso destas ferramentas e como elas podem contribuir para seu sucesso profissional.

As ferramentas de gestão tem por propósito avaliar efetividade de uma determinada função/processo, visando atingir os objetivos traçados previamente para uma empresa, no caso, o consultório odontológico.

Obviamente que há diversas ferramentas de gestão, com variados graus de dificuldades. A 5W2H, como já foi citado acima, faz com que haja clareza e transparência na distribuição das funções, bem como seus respectivos responsáveis, além de ser uma ferramenta de facílimo uso no consultório por parte do dentista.

Significado da 5W2H

What (O que): O que será feito? Quais etapas? Quais funções?:

Who (Quem): será o responsável?

When (Quando): Quando se iniciará?

Where (Aonde): em que lugar ocorrerá?

Why (Por que): Qual a justificativa para fazer isso?

How (como): Como irá ser feito?

How Much (Quanto): Quanto ser gastará para isso?

Essa ferramenta é colocada em uma planilha na qual se preenchem todas as lacunas acima.

Desta forma, você não saberá somente quem é o responsável por uma determinada função, mas também aonde ela irá exercer a função, quando, dentre outras e, principalmente, qual será o propósito de fazê-la.

Para ficar mais didático, colocarei um exemplo abaixo de como preencher. No post sobre padronização do atendimento odontológico, falei sobre a importância de divisão clara de responsabilidades. Vamos colocar uma situação de reforma da sala de recepção do consultório odontológico:

Exemplo 5w2h

Com este exemplo acima, fica fácil perceber que é uma ferramenta de gestão de uso muito fácil e prático, deixando clara a responsabilidade de cada pessoa no processo. Você pode editar sua 5w2h ou, se preferir, clique aqui e baixe o modelo editável, inclusive com o exemplo acima.

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment