A expansão do consultório odontológico é o sonho de vários dentistas. Quase sempre isso ocorre por quando houve um aumento do número de clientes, necessitando de mais um equipo (que pode ser utilizado para terceirização do atendimento) ou quando haverá complementação das especialidades no consultório (por exemplo, o segundo equipo atenderá a especialidade de ortodontia).
Só que, para que isso ocorra da melhor forma possível, é interessante que haja um planejamento prévio, que deveria começar lá na escolha do possível local aonde o consultório seria instalado.
Mas, como ocorre na maioria esmagadora dos casos, isso não ocorre. Estou partindo do pressuposto que você só tem um equipo, ok?
Então, para que você não tenha dores de cabeça com a expansão do seu consultório, passarei abaixo algumas dicas bem importantes.
Veja se é possível fazer isso aonde você está situado atualmente
O dentista obteve um número considerável de clientes, gerando necessidade de ampliação do seu atendimento. Para entender melhor, um equipo apenas permite que você trabalhe 44 horas úteis por semana.
Dois consultórios duplicariam sua capacidade instalada (o quanto seu consultório suporta atender em um determinado período) para 88 horas úteis, já que haverá dois equipos disponíveis simultaneamente.
Se você já alugou / comprou uma sala comercial pensando numa futura expansão, parabéns! Caso você não tenha feito isso, procure no mesmo ponto comercial ou próximo a ele uma sala maior. SEMPRE dê prioridade ao ponto comercial aonde você montou o consultório, uma vez que você já fez um nome ali.
Mudança para locais mais distantes fatalmente fará com que você perca clientes, ainda mais quando uma parcela deles te escolheram pela proximidade da residência.
Calcule os custos da expansão do consultório
É muito comum o dentista apenas levar em consideração os custos relacionados com materiais e reforma, ou seja, apenas os custos físicos.
Com certeza você já deve ter visto por aí clínicas que utilizam apenas uma secretária para 4 ou 5 consultórios ou uma ASB para mais de um consultório, claro, colocando que os dois têm demanda.
Quando se trabalha nesta maneira, além de se criar um ambiente muito estressante, desmotivando o colaborador, muito provavelmente o atendimento será comprometido. Coloque nos seus custos a contratação de novos colaboradores para potencializar seu atendimento (aqui entenda QUALIDADE) e otimizar seus ganhos.
Aqui também entra o investimento em marketing. Seus custos irão aumentar, logo, será necessário mais clientes, que deverão vir de suas ações de marketing.
A expansão servirá para que?
A expansão do consultório pode ter diversos motivos: inclusão de mais um sócio no processo (discutiremos melhor no post sobre sociedade), terceirização do atendimento ou inclusão de novas especialidades.
Caso seja para terceirizar, procure fazer tudo dentro do ponto de vista legal: ou assinar a carteira do dentista ou utilizar a convenção coletiva , caso ele preste serviços em poucos turnos ou haja mais de um dentista colaborador.
Caso seja para complementar as especialidades, sugiro que leia o post sobre parcerias clicando aqui.
Mantenha SEMPRE o padrão de qualidade do seu atendimento
Com o aumento da capacidade instalada, naturalmente haverá um aumento no número de clientes. Treine seus colaboradores para que possa atender a necessidade da nova demanda da melhor forma possível. Mantenha a padronização do seu atendimento.
A expansão será para atendimento a convênios odontológicos?
É muito comum o dentista aceitar convênios odontológicos início da vida profissional. Quanto maior for o número de especialidades oferecidas, maior será a demanda, o que leva o dentista a promover a expansão do consultório para suprir esta demanda.
Até aí não há problema algum, desde que ele invista uma parte do lucro em captação de clientes particulares. Nunca, NUNCA faça isso APENAS para atendimento de convênios (teremos postagens só sobre este tema).
A expansão será feita com a inclusão de sócios?
Aí é o momento que tem que escolher a(s) pessoa(as) certa(as) para que o negócio não fique sem rumo. Irei fazer uma postagem sobre sociedade em junho, mas de antemão já digo o seguinte: se os sócios não tiverem o mesmo objetivo, das duas, uma: ou o consultório será sempre “pequeno” ou findará ao fracasso.
Leia mais:
- Conceitos de gestão: importante saber
- 5W2H: organizando o consultório
- Vale a pena arriscar tudo pelo consultório?
- É possível ser um dentista de sucesso?
- O dentista e a matemática
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.