motivação

→ Motivação: como MOTIVAR sua equipe no consultório?


Motivação é fundamental para que possamos exercer nossas atividades da melhor forma possível. O ato de motivar pode ocorrer de várias formas, podendo trazer resultados bastante positivos para seu consultório odontológico.

Acredite, um funcionário com motivação pode se tornar o sonho de todo patrão: aquele que veste a camisa da empresa.

O que é motivação?

Imagine você fazendo algo que seja um verdadeiro fardo. Torna-se algo entediante e torturante. Você vai literalmente rezar para que o dia acabe o mais breve possível.

Do outro lado, se você apresentar-se motivado para realizar as tarefas do dia a dia, fará aquilo da melhor forma possível e melhor ainda, com prazer!

A mesma coisa ocorre com seu funcionário do consultório. Já percebeu se ele apresenta motivação para realizar suas respectivas funções? Pois é!

Já discutimos alguns aspectos dos principais e mais comuns colaboradores do consultório. Caso não tenha lido, recomendo a leitura dos links abaixo.

Contratação dos colaboradores do seu consultório.

Auxiliar de Saúde Bucal (ASB): seu braço direito na hora do atendimento

Secretária: o coração do consultório

Quando você contrata um colaborador para seu consultório odontológico, é possível notar o entusiasmo dele com seu novo emprego. Isso independe da experiência que ele tem. Mais ou menos motivado, mas ele estará motivado. Isso é fato.

Porém, com o passar do tempo, aquela motivação inicial tende a diminuir, o que é natural. Caso você tenha um colaborador antigo, pode perceber que houve uma acomodação natural em suas funções. Isso nunca é bom para uma empresa, principalmente se ela tem como meta um crescimento anual. Como você pode querer cresmotivaçãocer se o funcionário está desmotivado?

Logo, se você tem como meta crescimento profissional, que geralmente acompanha um lucro maior, é necessário ter colaboradores com motivação. Do contrário, sua empresa ficará estática no tempo ou pior, cairá.

É importante que o trabalho de motivação seja feito logo nos primeiros sinais de acomodação ou desmotivação dos colaboradores, do contrário se tornará um vício difícil de ser removido, restando apenas a demissão do colaborador para sanar o problema.

Colocarei abaixo algumas dicas para motivar seus colaboradores do seu consultório:

Elogie  o colaborador em público e repreenda em particular

Quando seu colaborador fizer algo que te surpreenda, comente isso na frente de todo mundo! Clientes, dentistas, outros colaboradores, etc.

Isso é bastante gratificante e irá deixá-lo ainda mais motivado para continuar a receber elogios e desempenhar sua função da melhor forma possível.

Do outro lado, nada é mais constrangedor do que receber uma advertência em público. Roupa suja se lava em casa.

Caso seu colaborador tenha feito algo de errado, converse em particular com ele e procure saber o motivo pelo qual houve o erro. Caso ele necessite de ajuda ou treinamento para não repetir mais, vá em frente.

Capacite o colaborador regularmente

Promova capacitações a fim de tornar seu colaborador cada vez mais apto para a função que ele desempenha. Um erro MUITO comum dos dentistas é não capacitar seus colaboradores com medo de que eles saiam do emprego para procurar algo melhor.

Isso realmente pode ocorrer. Mas o prejuízo de você manter alguém que não tem preparação para exercer suas atribuições no seu consultório odontológico é muito maior do que investir e correr o risco do colaborador pedir demissão.

Costumo indicar o SEBRAE para capacitações. O custo benefício é excelente!

Dê condições de trabalho ao colaborador

Muitas vezes o dentista exige muito dos nossos colaboradores e não damos sequer condições para que ele exerça suas funções. A sensação que ele terá é de “enxugar gelo”, logo, trará a ele frustração no emprego.

Ofereça gratificações pelo cumprimento de suas funções

Motivação casa muito bem com gratificação. Esta pode vir de várias maneiras: incremento salarial, folgas, brindes, viagens, etc.

O que acho interessante é uma mescla de bonificação. Por exemplo, crie um indicador (falaremos isso mais adiante no post sobre mensuração de resultados) de realização das funções.

Há empresas que bonificam colaboradores por chegarem na hora correta do seu expediente. Por mais que isso seja uma obrigação, às vezes precisamos dar um ”incentivo” para que isto ocorra.

A maioria das táticas de motivação requer custo zero para o gestor do consultório. E as que requerem custo, como bonificação financeira por exemplo, podem e devem estar na formação do preço do serviço odontológico prestado.

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment