conceitos de gestão

→ Descubra por que os Conceitos de gestão são vitais para seu consultório


Diversos conceitos de gestão são muito importantes para qualquer negócio, incluindo nosso consultório odontológico. A partir deles, podemos entender nosso consultório e fazer a coisa da maneira que deve ser realizada.

Não se preocupe, não é nada complicado de entender, até mesmo porque a ideia deste post não é formar um especialista em gestão, mas empoderar você com conhecimentos que são vitais para qualquer empresa, no caso, seu consultório.

Há diversos conceitos de gestão que, obviamente, requerem anos e anos de estudos e muita leitura, além de muita aplicação no dia a dia.

A notícia boa é que a maioria dos dentistas possuem um consultório simples, sem a necessidade de um amplo conhecimento no assunto, quando comparado com um dentista que possui uma rede de clínicas, o que vai requerer um modelo de gestão bem mais avançado.

Este assunto será discutido gradativamente, uma vez que você ainda está aprendendo. Aos poucos, lançarei mais postagens sobre isso!

Abaixo, alguns conceitos importantes de gestão que te ajudarão na gestão

Custos fixos: são custos que não variam, independente do aumento ou diminuição da sua carga de trabalho. Por exemplo, o aluguel da sua sala ou o salário de sua secretária. Se você trabalhar 4 horas ou 100 horas, este custo permanece fixo.

Custos variáveis: são aqueles custos que aumentam ou diminuem com a carga de trabalho. Por exemplo, o custo com luva aumentar se você atende mais clientes.

Como os custos são modificáveis, aconselho tirar uma média de 3 meses. Caso tenha aberto seu consultório agora, pegue o que você gastou e divida por 3.

NUNCA esqueça destes conceitos acima. Os preços que serão cobrados nos seus procedimentos tem que pelo menos cobrir seus custos fixos e variáveis, para você não sair do prejuízo.

Despesas

São os gastos relacionados a que o consultório precisa ter para funcionar, porém não contribuem para a geração de novos produtos ou serviços, apenas sua venda.

Ou seja, são os gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, porém não contribuem diretamente para geração de novos itens que serão comercializados.

Margem de contribuição (MC) ou lucro bruto

Corresponde ao lucro bruto após os pagamentos dos custos  variáveis e despesas variáveis. Representa em quanto o valor das vendas contribui para o pagamento dos  custos e despesas fixas e  ainda gerar lucro desejado.

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Ticket médio

É o valor médio de quanto cada cliente deixa no seu consultório, em nível monetário. Por exemplo, se eu atendi  10 clientes que me renderam no total R$ 2000,00, meu ticket médio é 2000/10 = R$ 200,00.

Isso é importante para identificar qual especialidade tem o maior ou menor ticket médio. Claro que isso não deve ser analisado sozinho. Por exemplo, uma manutenção de ortodontia custa R$ 100,00 e eu atendo 10 clientes por dia.

Do outro lado, eu cobro R$ 1.000,00 em um implante dentário (implante propriamente dito). De cara, é mais vantajoso realizar apenas implantes. Porém, entra aí outro ponto: a questão da frequência. É mais fácil você ter mais clientes de orto ou de implante?

Ponto de equilíbrio

É o ponto financeiro que você tem que chegar para fechar o mês no zero a zero. É o mínimo de atendimentos, baseados no ticket médio, que você tem que realizar para pagar todos seus custos e dívidas assumidas, incluindo impostos.

Não há lucro, porém não há prejuízo. Por exemplo, se você só trabalha com ortodontia e tem um ponto de equilíbrio de R$ 3.000,00. Repetindo o preço cobrado acima pela manutenção (R$ 100,00), você terá que realizar 30 atendimentos.

Capacidade instalada

É a quantidade de atendimentos que você pode realizar na estrutura que dispõe no seu consultório. Por exemplo, você tem um equipo apenas e atende 10 clientes por turno, até as 18:00.

Para que você atenda mais, ou coloca outro equipo e duplica a capacidade instalada ou faz um alongamento do horário de atendimento (até as 20:00, por exemplo).

Depreciação

É o valor que um determinado bem perde com o passar do tempo, levando em conta também a vida útil dele. Por exemplo, um equipo tem uma vida útil de 5 anos e tem um preço estimado de R$ 10.000,00.

Ou seja, a cada ano ele perde 20% do seu valor e de sua vida útil. Isso cada bem com o post sobre reestruturação do consultório.

 

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Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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