Afinal, qual o segredo do sucesso dos melhores profissionais de Odontologia?
Você já percebeu que alguns colegas se destacam mais na profissão do que outros, ou melhor, do que a maioria? E aqui não me refiro apenas às habilidades técnicas, mas sim a outras virtudes que eles possuem.
Outro aspecto bem interessante é que nem sempre os melhores da turma segundo a classificação por nota se sobressaem no mercado. Da minha classe mesmo, pelo menos 3 dentistas que ficaram entre as primeiras notas da turma já não exercem mais odontologia.
Inclusive, conheço muitos dentistas que sequer atendem, pelo contrário. Apenas administram clínicas. É outra forma de obter sucesso na profissão.
A questão é: o que estes profissionais fazem que os demais NÃO fazem?
É normal encontrarmos características em comum nos melhores profissionais de uma determinada profissão. É importante lembrar que não é somente uma ação isolada de uma peculiaridade, mas sim o somatório de todas ou da maioria.
Provavelmente alguns destes segredos serão conhecidos por parte dos dentistas, porém de nada adianta conhecer e não por em prática.
Vamos ver o que os melhores profissionais têm como características que trazem destaque no mercado:
São profissionais motivados
É a base de tudo! Se você faz algo desmotivado, a chance de fazer com mau humor ou, pior ainda, de fazer mal feito é considerável.
Procure fazer algo no consultório que traga motivação. Pense em uma especialidade que te traz prazer ao realizá-la. Se você não estiver motivado, para aqui a leitura desta postagem e procure já sua motivação.
Não têm medo de se arriscar
Muitos profissionais terminam envoltos numa estagnação profissional por medo de dar um passo mais adiante, mesmo que não enxergue bem o caminho que estar por vir.
Por favor, não quero que você faça as coisa sem nenhum planejamento, pelo contrário. Quero que você entenda que, em alguns momentos da nossa vida profissional, teremos que arriscar. E o risco pode ter m ÊXITO ou um FRACASSO.
NUNCA confunda SER fracassado com FRACASSAR. Se você fracassou, é sinal que está tentando. Continue firme, forte e CORAJOSO.
Apresentam bastante simpatia
Deveria ser requisito de TODO profissional que lida com pessoas ser simpático. Nós, dentistas, lidamos com pessoas diariamente. Além disso, são pessoas que possuem algum medo da profissão. E não deixa de fazer parte do marketing odontológico e atendimento ao cliente.
Logo, um diálogo simpático ajuda a quebrar o gelo existente no consultório. Aquele dentista que cuidava apenas da boca e só está sumindo do mercado. Hoje o paciente dá MUITO valor ao atendimento.
Colocam-se no lugar dos pacientes e colaboradores
Há alguns anos, no meu primeiro dia de férias, em pleno sábado, minha auxiliar ligou informando que o bracket de uma paciente havia soltado.
A situação era mais complicada porque a paciente não tinha os dois centrais superiores e havia dois dentes de estoque fixados nos brackets. Aí pensei:
Rapaz, a mulher vai ficar banguela perto do natal e ano novo. Não posso deixá-la assim de forma alguma.
Saí do meu apartamento e vim atendê-la. Para ser sincero, não pensei duas vezes. Coloquei-me no lugar dela e vim resolver o problema. Pode ter certeza que os melhores profissionais agem desta forma.
São flexíveis na dose correta
Esta característica é fundamental para o sucesso. Os profissionais que se destacam no mercado odontológico são flexíveis, uma vez que sabem que lidam com PESSOAS, que podem ser passíveis de erros e falhas.
Aqui não confunda em ser indulgente. Entender que as pessoas erram é diferente em passar a mão na cabeça e agradecer pelo erro. Seja flexível na dose correta.
São bastante organizados
Os melhores profissionais geralmente apresentam um grau de organização alto ou possuem colaboradores que assume esta função de maneira satisfatória. Aqui não me refiro apenas a ter as coisas no seu devido lugar, mas sim organização como um todo.
Há um controle de estoque, da agenda, dos custos e ganhos, dentre outros. Isso faz com que ele tenha um total controle da empresa. Digamos que ele sabe onde as coisa estão, o que facilita bastante na hora de encontrar algo ou resolver um problema.
Preferem prevenir a remediar um determinado problema
Talvez seja um dos principais motivos que fazem com que eles mantenham sua produtividade com pouquíssima ou nenhuma intercorrência. Há sempre uma ideia de prevenção nos equipamentos e bens que permitem o funcionamento do consultório.
Por exemplo, a manutenção de um compressor a cada 3 meses previne que ele apresente problemas, o que fatalmente geraria um custo maior no conserto, isso sem falar dos dias de consultório parado, o que seria o REAL prejuízo.
Enxergam que seu consultório é uma empresa
Aqui é algo que vai ter que ser incorporado à mente do dentista desde a graduação, caso ele queira se manter no mercado em médio e longo prazo, com um lucro satisfatório.
O mercado está cada vez mais saturado e não há mais espaço para amadorismo. Ou você considera seu consultório uma empresa ou estará fadado ao fracasso em breve. E aqui inclui realizar um bom marketing odontológico.
Sabem VENDER o seu serviço de saúde
Aqui entenda o marketing Odontológico do consultório. Não me refiro às propagandas irregulares a anti éticas que encontramos na internet, como por exemplo a colocação de fotos antes e depois.
O primeiro passo de tudo é a venda, independente do que seja: do consultório, do atendimento, da organização, do dentista e do tratamento propriamente dito.
Ponha uma coisa na sua cabeça: se você quiser ser reconhecido um dia pelo seu trabalho de excelência, é fundamental que seu público-alvo saiba que você exista. E isso é feito através do marketing odontológico.
Apresentam planos para médio e longo prazos
Toda empresa que quer crescer e se fixar no mercado de atuação deve ter um bom plano de negócios, a fim de criar objetivos e metas de curto, médio e longo prazos. Além disso, diversos aspectos são discutidos e criados no plano de negócios de um consultório odontológico.
Estes fatores não andam sozinhos e nem todos os profissionais possuem todas estas qualidades, acredite. Porém, há uma terceirização de funções para as pessoas que apresentam melhor condição de assumir aquela atribuição.
Comece HOJE a levantar suas falhas no consultório e potencializar suas virtudes. Reconhecer que você precisará de outras pessoas para crescer é uma virtude. E os melhores profissionais do mercado sabem disso!
Leia mais:
- Como fazer um plano de negócios para seu consultório – Parte I
- O dentista e a matemática
- Vale a pena arriscar tudo pelo consultório?
- Sucesso na profissão: o que deu errado?
- O mercado de trabalho odontológico
- Seja bom e terá sucesso profissional
- O que quer da sua vida profissional
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.