email profissional

→ Por que você DEVE ter um email profissional para seu consultório?


Um email profissional passará mais profissionalismo a terceiros.

Aqui no site, você pode identificar diversos box de captura de email, que nada mais são do que estas caixinhas para você ter acesso ao ebook a partir do cadastro do seu email, que seja o email profissional ou pessoal.

De vez em quando, dou uma olhada na minha lista de emails do blog e vejo alguns endereços que são, digamos, não muito compatíveis com seu atual momento profissional. E isso é algo que muitos profissionais trazem da graduação.

Se o dentista se formou hoje e quer clinicar na área, independente se ele vai trabalhar para os outros ou ter seu próprio consultório, o mínimo que poderia se esperar é que ele tivesse um cartão de visita para entregar a seus amigos e parentes, a não ser que ele não tenha esta pretensão.

E mesmo que ele não tenha a pretensão de divulgar que atende por aí, é importante ter um email que passe profissionalismo, dentre outras coisas que explicarei mais adiante. Quer ter uma ideia do que estou falando?

Há alguns anos, meu email era: juniorrubronegro@*******.com. Imagine quanto seria amador se eu colocasse este email no meu cartão de visita? E se fosse uma negociação ou proposta de emprego? Provavelmente isso contaria negativamente, confere?

Diante disso, acho válido dar algumas dicas para você criar um email profissional e, dependendo do caso, até mudar mesmo, se a ideia for de dar um upgrade.

Dicas para criar um endereço de email profissional

Se você tiver um site ou blog, utilize o domínio no seu endereço de email profissional

Além de fortalecer sua marca, passa MUITO mais profissionalismo. Por exemplo, eu tenho um email com um domínio deste blog ([email protected]).

Ainda é possível criar diversos endereços de email com o mesmo domínio, caso queira separar as funções, o que recomendo MUITO. Por exemplo, vamos supor que o domínio do site seja: odonto123.com.br.

Será possível criar:

Desta forma, é possível dividir por setores do consultório. Claro que talvez não seja legal criar diversas contas de emails para poucas pessoas administrarem. Leve isso em conta também.

Caso você não tenha um domínio, comece a pensar no assunto. Você não precisa ter necessariamente um site ou blog. Seu custo saíra por volta dos R$ 200,00 por ano.

Associe seu email profissional a sua atividade ou seu nome

Antes de ter meu domínio, utilizava o [email protected]. Na verdade, ainda uso bastante, pois já estou há um bom tempo com ele. Percebam que, no mesmo endereço, há meu nome e o DR , que me conecta à área de saúde. Mesma coisa com o [email protected]

Por exemplo, se você atua em uma ou duas áreas, escolha SEMPRE a que agrega mais valor:

Se você tiver um domínio, tudo será mais fácil no que diz respeito à criação do endereço de email, já que o domínio estará registrado no seu nome, logo ninguém mais poderá usá-lo.

No caso das contas de emails gratuitas, que correspondem à maioria dos dentistas, nem sempre é possível colocar o nome que se pretende. Por exemplo, MUITO provavelmente já existe o endereço implantesdentarios@*******.com.

Diante disso, você vai ter que ser criativo para criar um nome legal. Veja o exemplo abaixo do Dr. João da Silva:

  • joao.silva@*****.com
  • Joao_silva@*****.com
  • Odonto_silva@*****.com
  • Odonto.silva@*****.com

De antemão, já passo algumas dicas:

  • Crie um email fácil de ser lembrado;
  • Evite colocar números, símbolos ou caracteres especiais: porque é mais fácil de errar na hora de digitação e por ter a possibilidade de ser considerado como SPAM;
  • Tente não associar seu nome ao local. Já vi colegas criarem um email baseado no local e, depois de anos, mudarem de região, fazendo com que o endereço de email perdesse o sentido.
Seu endereço de email profissional não deve conter assuntos que causam polêmica

Evite CONSIDERAVELMENTE colocar assuntos que possam gerar polêmica ou atrito, como política, futebol e religião:

  • juniorrubronegro@****.com
  • Dr_PSB@@****.com
  • dr.joaocatolico@****.com

Infelizmente, estamos em um momento que há cada vez menos tolerância com as diferenças de opinião e de assunto. Tente evitar esse tipo de endereço de email.

Tenha uma assinatura de email no rodapé

Outro ponto que torna o email MUITO mais profissional é a colocação de uma assinatura de email. Por exemplo, se você faz parte da minha lista de email, provavelmente já percebeu que há uma assinatura de email

Perceba que há nesta assinatura de email:

  • A apresentação do autor do blog;
  • O endereço de email para contato;
  • O número de whatsapp para contato.

Claro que a foto está aí porque o propósito é outro. No caso, crie uma assinatura com os seguintes dados;

  • Nome do dentista;
  • Sua logomarca;
  • CRO;
  • Área de atuação;
  • Endereço de atendimento e/ou fone de contato.

Independente do seu objetivo profissional, isto é, se você vai querer ser empregado ou empregador, lembre que um endereço de email diz muita coisa sobre o profissional, inclusive se ele já parou para pensar que usar o email pessoal que ele criou na adolescência pode prejudicá-lo como, por exemplo, em uma entrevista de emprego.

Perceba também que, mesmo se você for comprar um domínio para usar no email profissional, o custo será muito baixo. Mesmo que não tenha condições de comprar um domínio agora, faça um email profissional adequado à sua área de atuação.

Isso te passará MUITO mais credibilidade e profissionalismo do que você imagina!

 

Leia mais


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment