→ Propaganda irregular no consultório: livre-se disso!


Propaganda é a alma do negócio. Isso você já deve saber e, possivelmente fazer de alguma forma. Porém, manter a ética profissional é um DEVER do dentista.

Isso já vem na mente dele da graduação. Porém, ainda encontramos, com uma certa frequência, colegas que não cometem alguma infração ética. Diversos são os motivos para as infrações éticas, sendo o principal o desconhecimento das regras do código de ética odontológica (CEO).

Embora seja uma discussão não muito agradável de se ter, é importante que tais atitudes sejam tomadas para que haja uma diminuição destes desvios ao nosso código de ética, findando na maior valorização da profissão e conscientização do dentista.

Como mencionei acima, durante a graduação escutamos razoavelmente bem que devemos ser éticos na profissão. Mas muitos colegas resumem a ética apenas à atitudes técnicas, como por exemplo realizar um determinado procedimento conforme a boa prática odontológica.

Porém, vais bem mais além disso. O menos grave disso é que a maioria das infrações éticas realizadas estão voltadas para propaganda irregular. Então, vamos voltar este post para isso.

Colocarei abaixo alguns pontos interessantes antes de fazer sua propaganda/marketing:

Sempre coloque sua identificação do conselho regional na placa ou fachada do consultório (caso possua)

É muito comum o dentista mandar confeccionar uma fachada ou placa com seu nome mas sem a identificação do seu número de registro do conselho regional. Tal ação consiste em infração ética, podendo levar à substituição da placa/fachada. Ou seja, mais custo desnecessário.

O mesmo vale para panfletos, revistas e jornais. Nunca, absolutamente NUNCA esqueça de colocar seu número de inscrição do CRO como pessoa física ou número de inscrição da clínica bem como do responsável técnico dela.

NUNCA anuncie formas de pagamento nas suas divulgações

Eu sei, você já viu isso em algum lugar. Mas isto fere o CEO e colega que cometeu a infração responderá por isso. Não é permitido divulgar formas, facilidades de pagamento ou relacionados nos anúncios extra consultório.  Por exemplo:

“Aceitamos todos os cartões.”

“Dividimos em 10x sem juros”

Anunciar modalidade de pagamento bem como facilidade é permitido dentro do consultório, desde que não seja visível para as pessoas que passam por fora dele.

Por exemplo, você tem uma porta de vidro transparente na entrada do consultório, na frente do escritório, que contém uma placa com as bandeiras VISA, MASTER E HIPER.

Para melhor entendimento, veja a foto abaixo. Quem passa pelo corredor pode ver facilmente um aviso das formas de pagamento que são aceitas, concordas?

propaganda

Esqueça as famosas fotos “antes e depois”

Aqui é a mesma explicação das formas de pagamento. É muito comum dentistas postarem nas suas redes sociais ou sites fotos iniciais e finais aos tratamentos realizados.

Isto constitui infração ética e você pode responder por isso. Reserve-as para mostrar aos seus clientes dentro do consultório.

Nome fantasia tem que ter registro no CRO do seu estado

Muitos dentistas criam nomes fantasias sem registro no CRO e colocam nas suas placas ou fachadas. E o pior, sem identificação do responsável técnico. Para não ter dor de cabeça, abra uma empresa, registre sua clínica no CRO e identifique SEMPRE o responsável técnico.

NUNCA divulgue preço nas suas propagandas externas

Nada de colocar tabelas de preços, descontos ou até mesmo “consulta grátis” ou “avaliação sem compromisso”. É fortemente proibida a divulgação de preços por se tratar de uma comercialização da Odontologia, sem falar que tais propagandas podem caracterizar concorrência desleal.

Você pode pensar o que eu pensei por muito tempo: ah, mas eu vejo isso em todo canto! De certa forma, há uma quantidade considerável de clínicas que não seguem as instruções do CEO, na maioria esmagadora das vezes por desconhecimento mesmo. Cobre do CRO do seu estado a fiscalização necessária para coibir este tipo de prática. 

Além disso, estas dúvidas podem ser resolvidas facilmente se você entrar em contato com seu CRO (setor fiscalização) e tirar todas as dúvidas sobre o assunto, quer seja presencialmente ou por email mesmo (sugiro esta última, para ter um documento que te faça lembrar do que foi explicado).

É algo que você faz em poucos dias e não vai requerer custo algum. Ou você vai arriscar todo um investimento em marketing e propaganda e ter que modificar tudo porque há alguma infração ética?

 

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Comment on "→ Propaganda irregular no consultório: livre-se disso!"

  1. Cani

    Boa tarde, gostei muito do seu post.
    Estou montando um consultório e procurei sobre cavalete (propaganda externa) e não encontrei se é um meio de propaganda dentro do regime ético da Odonto ou não.
    Sabe me dizer a respeito?
    Obrigada
    Att Camilla Andrade

    • Olá,Camila! Tudo bem?

      Desde que esteja respeitando as regras de publicidade do CEO, pode ser utilizado sim!

      Pode exemplo, se o cavalete contiver seu nome, tem que ter seu número do CRO.

      Dê uma lida no post sobre cores! Acredito que vai te ajudar!

      Abraço!

  2. Paulo Vitor de Souza Assis

    Boa Tarde,
    estou fechando uma parceria com uma empresa da minha cidade que possui muitos funcionários, eu posso enviar cartas aos funcionários da empresa informando sobre a parceria realizada entre a clínica e a empresa que eles trabalham e dizer que os funcionários da empresa terão descontos nos procedimentos na clínica?
    Obrigado.

    • Olá, Paulo! Tudo bem?

      Não vejo problemas em realizar uma parceria com uma determinada empresa, a fim de APRESENTAR seu consultório e só! Oferecer descontos e apresentar valores constituem infração ética segundo nosso código!

      Faça uma divulgação a fim de apresentar seu consultório. Inclusive recomendo que a propaganda tenha o número do CRO do dentista responsável (PF) ou da clínica (PJ). Convide os funcionários da empresa para conhecer seu consultório e diga que valores da consulta e forma de pagamento podem ser informados via fone por sua secretária.

      Recomendo também que você entre em contato com o CRO do seu estado POR EMAIL (ter documentado) para tirar estas dúvidas. Lembro também que seu consultório tem que estar preparado tanto para o atendimento quando de estrutura para receber estes novos clientes e potencializar suas vendas!

      Abraço!

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