O Endomarketing é um termo que, muitas vezes, é interpretado de maneira errônea por parte de uma boa parte dos profissionais, incluindo os dentistas, que geralmente não estão familiarizados com estes termos.
Pegando a essência da palavra, podemos dizer que endomarketing nada mais é do que o marketing odontológico interno da empresa, o que NÃO pode ser confundido com propagandas internas no consultório voltada para CLIENTES.
O endomarketing ou marketing interno consiste em estratégias e ações de marketing direcionadas para o público interno, ou seja, seus colaboradores.
Embora pareça meio confuso, mas é algo fácil e IMPORTANTE de entender. Vamos a um exemplo:
Imagine que você trabalha em uma loja que vende um produto X.Você, que é o vendedor da loja, não acredita nos benefícios do seu produto.
Pare e pense: qual entusiasmo você vai ter para oferecer e pior, CONVENCER o cliente a levar? A resposta é NENHUM. E quem não convence não vende, concordas?
Lembro de um caso de um colega de profissão que atendeu uma ASB que trabalhava para a concorrência.
Na argumentação do motivo pelo qual ela não fez com o seu patrão, a mesma argumentou que ele não tinha tempo.
Fiquei pensando como isso fragiliza a imagem do consultório. Se o motivo da realização do serviço com outro colega for numa especialidade que ele não exerce ou até mesmo pesquisa de mercado, provavelmente a ASB também indica os clientes do patrão para a concorrência, utilizando o mesmo argumento.
Colocarei abaixo algumas dicas de como fazer endomarketing bem como os benefícios de fazê-lo
Crie uma política de bonificação para seus colaboradores
Geralmente são feitas da seguinte forma: através do alcance e/ou ultrapassagem das metas pré definidas ou pelo cumprimento das suas funções.
Por mais que se pense que é obrigação dos colaboradores, é interessante dar algum estímulo para exercer suas funções.
Aqui em Pernambuco há um hospital que oferece uma gratificação ao colaborador que não faltar pouco ao trabalho.
Outra estratégia é oferecer uma bonificação ao colaborador por desempenhar quase a totalidade de suas funções. Neste caso, aconselho um % de pelo menos 85%.
Você pode utilizar o cumprimento do horário, ou seja, chegar e largar na hora correta. Aí cria-se uma planilha para avaliar este item.
Promova capacitação dos colaboradores
Qual colaborador não gosta de ter mais um certificado no currículo, ainda mais pago pelo consultório? Todos gostam, a não ser que ele vá acumular mais funções sem qualquer remuneração adicional.
Já cansei de indicar o SEBRAE como referência no quesito capacitação. Há diversos cursos (inclusive gratuitos) que ajudam bastante o colaborador a acumular cada vez mais conhecimentos. Vale a pena conferir.
Promova palestras de motivação
Isso funciona bem quando há alguma mudança considerável dentro da empresa, como por exemplo uma ampliação de um determinado setor ou até mesmo quando a empresa muda de local para outro bem maior, em decorrência do seu crescimento.
Um exemplo da odontologia é quando você vai expandir seu consultório. Haverá toda uma mudança no processo de atendimento, logo é importante que o público interno esteja bem engajado para que o consultório continue a crescer.
Escute seus colaboradores
Muitas vezes o colaborador enxerga o que nós não enxergamos por diversos motivos. Por exemplo, uma secretária saber dizer com precisão a opinião dos clientes sobre o atendimento prestado pelo dentista.
Desta forma, quando você escuta seus colaboradores, você aprimora setores que precisam de ajustes e dá voz ativa àqueles que querem o bem da empresa.
Aqui você também pode realizar pesquisas de satisfação, para escutar as queixas deles e adequá-las, visando criar um ótimo ambiente de trabalho.
O endomarketing promove o aumento das vendas
O cliente pode até ser seu amigo, mas geralmente ele se identifica MUITO mais com os colaboradores, porque é através do contato com eles que se resolvem boa parte das coisas inerente às marcações de consulta, dentre outras coisas.
Um colaborador motivo exerce uma forte influência na tomada de decisões dos clientes que ainda têm dúvidas se irão fechar o tratamento ou não. Por tabela, o índice de fechamento tende a aumentar quando há influência deles.
O outro lado também é verdadeiro. Um colaborador pouco motivado e que não ACREDITA na empresa fatalmente vai exercer uma função oposta, ou seja, além de não fazer o menor esforço para influenciar o fechamento de um determinado serviço, se ele tiver intimidade com o cliente, vai mandá-lo para a concorrência.
O endomarketing diminui o turnover das empresas
O termo turnover refere-se à rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, quer seja por admissão e demissão do público interno envolvido.
Quando um colaborador tem seu trabalho reconhecido , além de vestir a camisa da empresa, provavelmente o interesse dele sair tende a ser pequeno.
Por tabela, isso diminui os custos trabalhistas envolvidos no processo de substituição dos colaboradores bem como nos custos e tempo (que é dinheiro) para capacitar o novo contratado. Na verdade, a ideia principal aqui é RETER TALENTOS.
O endomarketing promove o alinhamento dos objetivos do consultório
Primeiro porque há colaboradores motivados , que realmente vestem a camisa, logo isso tende a fazer com que eles queiram que a empresa, no caso o consultório, alcance seus objetivos.
Segundo porque há uma maior consciência do colaborador em cumprir suas atribuições, logo aumentando a consciência da importância do seu papel para o crescimento da empresa.
Pare para pensar que o endomarketing termina por virar um marketing externo para seu consultório, afinal seus colaboradores irão comentar (e indicar) com seus familiares e amigos sobre seus serviços.
Tanto os colaboradores quanto as pessoas que estão ao redor dele começam e enxergar seu consultório sob uma ótica mais humanista e resolutiva, já que há um esforço em conjunto para ajudar o cliente da melhor forma possível.
Leia mais:
- Como captar clientes para seu consultório: parte II
- Como captar clientes para seu consultório: parte I
- Os colaboradores – parte I: a contratação
- Motivação: a chave para o sucesso
- Marketing por indicação: capte mais clientes
- Software odontológico: por que ter no seu consultório?
- Fan page: por que você AINDA não tem?
- Como montar um blog para seu consultório
- Site: por que você AINDA não tem?
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.