→ Propagandas no consultório odontológico: faça HOJE!


As propagandas fazem parte da divulgação de qualquer empresa, dentre elas o consultório odontológico. Só que não é algo comum de se encontrar nos consultórios por alguns motivos:

  • O dentista não sabe fazer (mais comum) e quando faz, na maioria dos casos está inadequada;
  • Ele acha que vai mercantilizar ou popularizar seu consultório (esta última caso ele ofereça atendimento ao público A-B;
  • Ele simplesmente acha que não precisa.

Embora das três situações mais comuns acima, a última seja a mais grave, no fim das contas, todas têm o mesmo fim: um marketing intra consultório ineficiente.

Propagandas colocadas estrategicamente em determinados lugares podem alavancar seus lucros, uma vez que chama a atenção do cliente para situações que ele “têm” que resolver porém, por algum motivo, não o faz.

É bastante comum o dentista colocar na sua propaganda a foto de um determinado procedimento que ele realiza no seu consultório. Por exemplo, o banner abaixo que, por sinal, foi o primeiro banner que coloquei no meu consultório há 5 anos. Então, vamos analisá-lo:

propagandas

Na época, quando coloquei esta “propaganda”, achava que ia abalar. Ainda bem que o custo disso foi baixíssimo, porque não tive sequer resultado nesta ação. Então, para não deixar que você repita o mesmo erro, vamos comentar o que provavelmente fez com que esta ação surtisse pouco ou nenhum efeito:

  • A imagem acima mostra o procedimento de implantodontia. Eu sei disso. Mas e o cliente sabe? Ele vai ver os parafusos e se assustar, confere? Muitas pessoas não sabem como se dá o processo de colocação de implante e nada mais horripilante assustador do que colocar esta foto;
  • Que BENEFÍCIO esta foto mostra ao cliente do tratamento proposto? Ele não quer saber como será o procedimento, mas sim a UTILIDADE que ele trará à qualidade de vida dele;
  • A foto foca exclusivamente no TRATAMENTO mas não nos resultados psicológicos e estéticos que o procedimento proposto traz ao cliente, como por exemplo jogar as próteses removíveis no lixo, não ter mais medo de falar e a prótese folgada cair, dentre MUITAS outras coisas.

Acredite, quando fiz as propagandas do meu consultório há 5 anos, eu fazia parte da REGRA e não da exceção. Dos poucos dentistas que fazem propagandas internas no consultório, poucos acertam em cheio no que realmente interessa: no que aquele tratamento trará de BENEFÍCIO ao cliente.

Para entender melhor sobre propagandas, vamos a alguns exemplos, inclusive extra odontologia

Abaixo, podemos observar o slogan da Companhia Athlética que, para quem não sabe, é uma academia de ginástica e diversas outras atividades. Só que, no slogan dela, ela NÃO foca nisso, mas sim no RELACIONAMENTO com as pessoas. É como se a atividade física ficasse em segundo plano.logo-cia1

Outra propaganda que se focou nos BENEFÍCIOS e não no que a empresa oferece é a da controly, da mastercard. Trata-se de uma aplicativo de pagamentos que cria uma nova experiência de compra a partir de um cartão de crédito pré-pago.

É como se você tivesse apenas um cartão de débito, logo só compraria mediante saldo na sua conta. Mas, vejam no que a controly foca no site dela abaixo:

banner controly 2

Obviamente o site fala dos benefícios do uso do aplicativo, mas foca MUITO nos benefícios que ele traz. Esse é o segredo das propagandas.

Se desviar do foco principal, que pode até assustar o cliente e se focar no que ele pode ajudar na sua vida. Agora, vamos ver algumas propagandas que acho bem interessantes na nossa profissão.

Abaixo, uma propaganda odontológica relacionada com reabilitação oral.

propaganda

Percebam que não mostra absolutamente NADA do procedimento propriamente dito, porém ele foca em dois pontos:

  • Quando se coloca um sorriso esteticamente agradável, há um foco no resultado ESTÉTICO que o tratamento faz;
  • Quando se coloca a palavra ALEGRIA, refere-se aqui à melhora na qualidade de vida;
  • A maça remete a possibilidade de comer alimentos mais resistentes, focando-se aqui na recuperação MASTIGATÓRIA do cliente.

As propagandas que você vai colocar dentro do seu consultório não precisam ser sempre sobre seus serviços oferecidos. Uma propaganda que particularmente uso bastante na hora da negociação com o cliente é aquela que foi feita pela colgate há alguns anos, cuja foto está abaixo:

ORELHA

Sim, provavelmente 90% dos dentistas já viram esta propaganda. Para você que é de outra área e não viu, perceba que o rapaz está sem orelha, porém isso passou a ser um mero detalhe para a maioria esmagadora das pessoas que viram esta foto e só enxergaram o sorriso do rapaz sujo!

Então, para concluir este blog, deixo abaixo algumas dicas para se fazer propagandas internas:

  • Antes de mais nada, leia a postagem sobre ética x publicidade;
  • Esqueça o tecnolês! O cliente não quer saber como se dará o procedimento;
  • Foque nos BENEFÍCIOS que o tratamento trará;
  • Associe SEMPRE a bem estar e momentos felizes. Pessoas sorrindo, crianças com seus pais, dentre outras. Inconscientemente, há uma associação entre o tratamento e estes momentos;
  • Faça um trabalho das cores e do que vai mostrar relacionado ao seu público-alvo;
  • Nada muito apelativo. Pode dar o efeito reverso.

Um bom planejamento de marketing para captar mais pacientes é fundamental para se ter um consultório LUCRATIVO em médio e longo prazo.

Leia mais:


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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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