→ Como criar um blog para seu consultório odontológico


Por mais que pareça algo complicado, criar um blog não requer muita ciência, embora se pense que é algo bem complicado, ainda mais para o profissional de saúde que geralmente não sabe absolutamente nada sobre o assunto.

Pare para pensar: quando você tem uma dúvida sobre um determinado assunto, você vai procurar? Provavelmente na internet, sendo o google o buscador mais utilizado. Então, aquele  blog que você encontrou sua resposta já passa a ser uma referência, concordas?

Ocorre a mesma coisa com Odontologia. Quando alguma pessoa vai procurar uma informação sobre um determinado assunto e encontra um blog que explique sobre isso, este torna-se parâmetro para outras futuras buscas.

No nosso caso, se a informação for a busca de uma resolução do problema, a chance da pessoa tentar chegar ao seu consultório é considerável, nem que seja para obter informações por fone ou por email.

Logo, aquele profissional que tiver um conteúdo disponibilizado na internet se destacará, além de ter mais uma porta de entrada para possíveis clientes. Ou seja, você tem diversas razões para criar um blog para seu consultório.

Porém, muita gente pensa que criar um blog requer altos investimentos ou muito conhecimento na área, quando na realidade é o contrário. Claro que, se você quer algo profissional, tem que abrir a carteira.

Mas… e se você não tiver dinheiro para criar um blog???

Essa situação é a mais comum, concorda? Para a sorte de quem não tem capital para investir, há plataformas que permitem você criar um blog e disponibilizar conteúdo na internet, logo, criar mais uma porta de entrada para seus futuros clientes. Então, vamos lá:

No mercado, as plataformas mais utilizadas para criar um blog são a blogger e a wordpress. Uso as duas e vou passar minha opinião sobre o assunto, de maneira geral.

A plataforma blogger é gratuita e pertence à google. É de uso simples e não requer muito conhecimento para manuseá-la. É necessário ter uma conta no gmail para se cadastrar.

Vantagens:

  • Plataforma gratuita;
  • Diversos templates (visual do blog) para se baixar, inclusive muitos gratuitos;
  • Diversas estatísticas para análise, como número de visitas diárias e origem das visitas.

Desvantagens:

  • A colocação de funções nesta plataforma é através de inserção de códigos HTML;
  • A plataforma não permite organizar as postagens por categorias, dificultando a procura dos assuntos;
  • Só é permitido armazenar no blog imagens e vídeos. Caso você queira colocar, por exemplo, algum arquivo em PDF, não será possível;
  • Não é possível utilizar plugins, distanciando-o mais ainda dos concorrentes do mercado;
  • Não é possível reeditar comentários postados. Ou seja, tem que apagar e colocar novamente;
  • Não tem uma boa reputação porque é uma das plataformas mais utilizadas para envio de spam;
  • Caso você use a não compre um domínio, seu site terá a terminação do blogger (seunome.blogspot.com.br);
  • Existem poucos blogs que oferecem ajuda, incluindo vídeo aulas gratuitas e pagas. Ou seja, você vai penar um pouco para obter informações.

A plataforma wordpress (que é a que eu uso neste blog), é a predileta pela maioria dos blogueiros, porque permite realizar praticamente tudo, uma vez que é possível fazer uso dos plugins, que nada mais são do que ferramentas que acrescentam funcionalidades ao blog.

Vantagens:

  • Plataforma gratuita, no caso da wordpress.com;
  • Possibilidade de utilização de plugins, possibilitando o aumento das funcionalidades, inclusive daquelas que ajudam qualquer blog da área de saúde;
  • Há uma enorme quantidade de templates disponíveis para seu blog, tanto gratuito quanto pago, podendo adequá-lo a seu consultório da forma que desejar;
  • A plataforma apresenta plugins permitindo que você seja encontrado mais facilmente pelos sites de busca, como o google por exemplo;
  • Há diversos cursos gratuitos e pagos que ensinam a manusear esta plataforma (inclusive colocarei um abaixo).

Desvantagens:

  • Caso você opte pela versão gratuita, seu site terá a terminação da plataforma (seunome.wordpress.com);
  • É necessário back up diário das suas informações (basta colocar um plugin no site só para isso);
  • Para utilizar a versão do wordpress.org, é necessário contratar um domínio, o que não seja a ser uma desvantagem total, porque passará mais profissionalismo, já que terá uma terminação de domínio mais fácil de memorizar (seunome.com.br);

Resumindo, quer montar um blog? Vá para o wordpress!


Há outras informações que achei pouco relevantes diante do nosso conhecimento nesta área, como por exemplo editar o HTML destas plataformas, algo que a contratação de um programador sairia mais em conta e mais rápido, uma vez que tempo é dinheiro.

Eu tenho uso as duas plataformas e aproveito para confidenciar que me arrependo profundamente de não ter utilizado a plataforma wordpress deste o começo. Apresenta muito mais funcionalidades sem a necessidade a grandes conhecimentos.

Caso tenha algum conhecimento na montagem de blog, recomendo que utilize o tema épico, que é o que utilizo neste blog. Recomento MUITO por ser bem prático de se usar e apresentar uma equipe de suporte muito ágil. Clique aqui e conheça o épico.

A contratação de um domínio é algo barato, que gira por volta dos R$ 400,00 reais por ano, dando a seu blog um ar mais profissional e bem mais fácil de lembrar . Por exemplo, se você tem uma clínica cujo nome é Odonto305, caso haja disponibilidade (se ninguém usou este nome), seu endereço de site vai ficar:

www.odonto305.com.br

Inclusive, é possível também criar canais de relacionamento por email com a terminação do domínio. Por exemplo:

Achou que não muda nada? Veja abaixo a DIFERENÇA que é quando um site tem um domínio contratado ou NÃO tem:

  • www.odonto305.com.br (domínio contratado)
  • www.odonto305.wordpress.com.br (sem contratação de domínio)
  • www.odonto305.blogspot.com.br (sem contratação de domínio)

Não vou criar postagens sobre criação de um blog porque é algo que requer muito tempo e foge do objetivo deste site. Porém, deixarei abaixo uma vídeo aula que me ajudou MUITO sobre a criação, uma vez que é algo voltado para iniciante.

A aula é um pouco antiga, mas nada que você não possa facilmente buscar algumas atualizações!

Boa sorte para criar seu blog! =)

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment