Captar clientes novos é o calcanhar de Aquiles de muitos, muitos profissionais de saúde, nos quais encontra-se o dentista, uma vez que não temos NENHUMA cadeira na graduação que seja específica para gestão de consultório.
Diante disso, é muito comum o dentista abrir um consultório e, por um determinado período de tempo (meses, diga-se de passagem), ele tem um movimento que, no máximo, paga suas contas, quando não sai com um belo prejuízo no final do mês.
E esse é um dos motivos (dentre muitos outros) que faz com que o dentista se frustre com a profissão, o que não quer dizer abandoná-la.
Uma imagem de profissional de sucesso, que geralmente enxergamos nos nossos professores, vem por desabar quando esbarramos com esta problemática. E digo mais: colocarei abaixo o caminho que 8 em cada 10 dentistas que abrem seu consultório seguem:
- O dentista monta seu consultório, baseando-se no perfil que ele tem e em outros consultórios que ele considera ”modelo”;
- Como não sabe captar clientes (regra), ele começa a partir para outro tipo de ”captação” de clientes: os convênios odontológicos;
- Quando o dentista vê a tabela, quase cai para trás mas, sem conhecimentos de gestão, pensa: bom, pelo menos pagarei minhas contas e não terei consultório vazio;
- Com o passar do tempo, ocorre aquela acomodação profissional, já que, na cabeça do dentista, não há mais aquela necessidade de captar clientes e ele vê que consegue ganhar algum dinheiro, mesmo que seja sob trabalho
escravopesado; - Ele começa a criar patrimônio com aquele ganho oriundo de convênios, ficando literalmente refém deles e, sem saber o que fazer, submete-se a isso por anos e anos. Discutiremos mais sobre isso na postagem sobre convênios.
Em outras palavras, o fato de não realizar um planejamento para captação de clientes pode fazer com que você entre em um caminho sem volta (convênios odontológicos) que, na atual conjuntura, tende a ser bem desfavorável ao dentista.
Diante disso, farei algumas postagens sobre isso para te ajudar a não ter que partir para esta alternativa (convênios). Claro que algumas coisas que direi irão requerer investimento para serem potencializadas, porém não inviabilizadas.
Provavelmente terei que segmentar este post diante da quantidade de informações (para não ficar cansativa a leitura) e porque estou partindo da premissa que há pouco capital para investir. É importante salientar que estou partindo do pressuposto que você já tem um consultório odontológico.
Como captar clientes para seu consultório? Vamos às dicas que não requerem ou que tem baixo custo:
Seja conhecido. Você tem que dizer aos outros que EXISTE!
Aqui refiro-me tanto entre os clientes como dentistas. Diga a todo mundo que você está formado e, principalmente, que especialidades você oferece nas suas dependências.
Isso é importante porque muitos consultórios não oferecem todas as especialidades no mesmo lugar, logo você pode ser a referência de colegas para uma determinada especialidade, como endodontia por exemplo.
Isso pode ser feito (e potencializado) pelas redes sociais. Seguindo este caminho, você avisará a amigos (que sempre preferem se tratar com AMIGOS) e profissionais que queiram complementar seu leque de especialidades.
Explore bastante o facebook que, além da divulgação gratuita, possui a possibilidade de patrocinar sua página, dentre outras possibilidades. Por falar em facebook, vale MUITO a pena você clicar aqui.
Identifique os tratamentos mais procurados na atualidade
Pare para pensar: ultimamente, não existe um foco muito grande nos tratamentos estéticos? Clareamento dental, lentes de contato, facetas, etc. Aqueles profissionais que oferecerem isso, seja por atendimento por eles mesmos ou através de parcerias, saíram na frente dos demais.
Alie sua estratégia de captar clientes ao seu público-alvo
Um dos erros mais comuns dos dentistas é a falha em saber qual o marketing mais apropriado para seu público-alvo. Por exemplo, panfletos têm pouquíssima eficácia para o público A-B, mas são podem trazer bons resultados para o público C-D.
Promova excelência no atendimento
De nada adianta fazer toda uma ação para captar clientes se você vai oferecer um atendimento mediano. Realize treinamentos e padronização do atendimento, visando SEMPRE oferecer excelência no atendimento ao seu cliente. Clientes encantados te INDICARÃO para outros clientes, realizando uma captação a custo zero (vê que maravilha)!
Faça SEMPRE marketing do consultório
Uniformes bonitos e limpos, cartões de visita, banners, tudo que ser impactante na ótica do cliente. Quem não gosta de ir a um lugar organizado e limpo? Além disso, peça e ao mesmo tempo não peça indicações aos seus clientes. Ficou confusa a afirmação? Veja como uma simples frase vai explicar tudo:
“Foi um prazer atendê-lo (a) e agradeço indicações”
A ideia aqui e realizar o pedido indiretamente, partindo do pressuposto que você fez um atendimento impecável ou próximo disso. Neste caso, não vai importar o que se diz, mas como se diz.
Perceba que a maioria das ações acima não requer custo, ou seja, nem a desculpa de que não tem dinheiro você tem!. Só não fz se não quiser.
Ponha HOJE as informações acima em prática. De nada adianta fazer toda uma estratégia de captação de clientes se o gestor do consultório, no caso VOCÊ, não faz parte disso. Leia bastante sobre o assunto e tenha paciência que os resultados virão. Acredite! =D
Leitura recomendada
- Endomarketing: saiba como fazer
- Como captar clientes para seu consultório; parte II
- Marketing por indicação: capte mais clientes
- Software odontológico: por que ter no seu consultório?
- Fan page: por que você AINDA não tem?
- Como montar um blog para seu consultório
- Site: por que você AINDA não tem?
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.