marketing odontológico digital

→ Como o marketing odontológico digital pode atrair mais pacientes para seu consultório


Quando falamos de marketing odontológico digital, muitos dentistas ainda torcem no nariz, por achar que não é algo eficaz e custa caro, quando na realidade é exatamente o contrário.

O marketing odontológico digital tem sido uma excelente arma para atrair mais e mais pacientes para o consultório, podendo ser inclusive gratuito. Em geral, este tipo de marketing apresenta um baixo custo, principalmente quando comparamos com a mídia offline, como panfletos e Outdoors.

O fato é: cada vez mais as pessoas usam a internet, independente do motivo ou local de acesso. Algumas usam para diversão, como é o caso das redes sociais; outras usam para pesquisar sobre algum assunto, como é o caso do Google, principal buscador da internet responsável por mais de 95% das procuras na internet nos buscadores.

Segundo pesquisas, o acesso à Internet está presente em 54% dos domicílios do Brasil. E esse número tende a aumentar mais e mais. porque é uma forte tendência do mercado em todas as áreas, incluindo odontologia.

 

E quando falamos do Facebook, a lógica se mantém. Veja a figura abaixo:

 

Fonte: Alan Perron

Os números mostram que aquele profissional que não estiver conectado na internet tende a desaparecer no mercado porque simplesmente as pessoas vão procurar o que querem na internet. E isso inclui fortemente a área de saúde.

Do outro lado, uma quantidade considerável de dentistas sequer possui um perfil profissional nas redes sociais, quiçá um site odontológico. Não imagino realizar um marketing odontológico digital sem estas duas armas.

Por isso, estar presente na internet será, muito em breve, um requisito obrigatório para todo consultório odontológico. Ou entra e espera os pacientes te acharem ou não entra e entrega a Deus seu destino.

Então, o motivo para você estar presente tanto no Google quanto nas Redes Sociais é a tendência do mercado. Nada pode ser mais objetivo que isso.

Outro motivo bem forte é a questão do custo x benefício. Na hora de realizar o marketing odontológico digital, será possível direcionar o capital para o público-alvo correto. Por exemplo, é possível fazer uma segmentação bem direcionada no facebook, desde que se saiba usar.

Desta forma, a chance de impactar o paciente é muitas vezes maior, porque a propaganda odontológica está sendo direcionada para o tipo de paciente que você quer através do marketing odontológico digital.

Vamos dar um exemplo. Numa segmentação do marketing odontológico digital, seria possível direcionar a propaganda odontológica para:

  • Um local específico;
  • Um raio de Km específico próximo do consultório;
  • A faixa etária que mais é atendida pelo dentista;
  • Renda;
  • Nível de escolaridade;
  • Horário que entra na internet;
  • Um determinado interesse, como saúde bucal.

Tudo isso acima é o que diferencia o marketing odontológico digital do marketing odontológico offline. Por exemplo, um outdoor é visualizado por tudo tipo de público. Em outras palavras, é um belo tiro no escuro.

Além disso, é possível controlar os custos. Em poucos dias, é possível saber se uma determinada ação de  marketing digital  está dando certo ou errado. A possibilidade de análise de métricas é algo poderoso para o dentista, pois ele terá a certeza de como anda sua ação de marketing odontológico na internet.

Outro aspecto importante a ser discutido é a questão dos custos. Há alguns anos, a construção de um site era algo oneroso. Hoje, há plataformas que disponibilizam a criação de um site gratuitamente, mesmo que você possua pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto.

Através de um site ou blog, será possível criar conteúdo para atrair pacientes de forma orgânica, isto é, gratuita. Um exemplo de temas bem procurados no google é gengivite, lentes de contato dental e clareamento dental. Um artigo sobre este assunto fatalmente trará visitantes ao site, que podem se tornar pacientes no futuro.

Ainda falando de custos, o investimento nas redes sociais pode ser muito inferior quando comparado a um Outdoor ou Mala direta. E quando levamos em conta os resultados e a precisão, o custo se torna menor ainda.

Claro que, tanto no site quanto nas redes sociais, é importante que determinadas ações sejam feitas:

  • Frequência de postagens;
  • Qualidade e relevância das postagens;
  • Design bonito e profissional;
  • Discussão de assuntos relevantes;
  • Interação com o público-alvo;
  • Mostrar os BENEFÍCIOS do tratamento odontológico.

Não preciso mencionar que é importante conhecer seu publico-alvo do consultório. Isto é a base para se realizar um bom marketing odontológico digital.

Também é importante saber lidar com críticas. Nem sempre ocorrem por maldade como se pensa. Leve numa boa e até agradeça. Afinal de contas, você está recebendo uma consultoria gratuita do seu cliente.

Do outro lado, infelizmente, as pessoas acham que podem escrever o que quiserem na internet que não serão punidas. São os famosos haters. Não perca a cabeça com este tipo de pessoa.Simplesmente seja educado. Caso as ofensas continuem, não pense duas vezes antes de excluir o perfil do hater.

Apesar das inúmeras vantagens que o marketing odontológico digital possui, tenha em mente que os resultados não serão imediatos. Eles virão com o tempo. Tenha paciência e não abandone o barco no meio do percurso! =D

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment