Se tem uma cadeira que DEVERÍAMOS pagar na graduação era sobre marketing no consultório odontológico. Sem ele, as coisas ficam um pouco, digamos lenta, em todos os aspectos.
É bem verdade que há muitas coisas que o dentista não sabe sobre o marketing odontológico no consultório, muitas vezes sendo este o principal motivo para não se interessar nem procurar o assunto.
Porém, esta prática, em médio e longo prazo, será vital para o alcance de um consultório lucrativo e fortalecido no mercado odontológico.
Logo, algumas citarei alguns pontos sobre marketing de consultório odontológico que o dentista pode desconhecer na sua prática cotidiana.
7 coisas que o dentista não sabe sobre marketing no consultório odontológico
O marketing no consultório odontológico pode ser gratuito
Na internet, há diversas formas de se divulgar o consultório odontológico gratuitamente. Isso mesmo que você leu! Grátis. Por exemplo, você pode criar um blog ou se cadastrar em diversos sites que disponibilizam profissionais de saúde por região.
Outra maneira de divulgar seu consultório gratuitamente é pelas redes sociais existentes no mercado, como Facebook e Instagram. Claro que há limitações no espectro de ação da propaganda odontológica, mas já ajuda bastante no começo.
O marketing odontológico pode ter um custo muito baixo para o dentista
Ações de marketing odontológico nas mídias online (internet) podem apresentar um baixíssimo custo quando comparada às ações de mídia tradicional (panfletos, mala direta, jornal, etc.)
Por exemplo, é possível divulgar seu consultório com valores a partir de R$ 5,00 pelo Facebook. Quanto maior for o valor, maior será o alcance da publicidade, tanto em distância quanto em número de pessoas.
O marketing odontológico pode ser indicado para as pessoas certas (seu público-alvo)
Nas mídias online, é possível promover uma segmentação do público que será impactado pela sua publicidade. Por exemplo, você pode escolher a faixa etária do seu público, o local onde mora, o nível de instrução, etc.
Desta forma, você vai direcionar seu marketing odontológico para as pessoas corretas, potencializando a chance de captar mais pacientes para seu consultório.
O marketing odontológico pode ser feito através de parcerias entre estabelecimentos de áreas afins
Outra maneira GRATUITA de divulgar seu consultório odontológico é promover parcerias entre empresas de áreas afins. No caso, seria uma divulgação mútua dos estabelecimentos.
Por exemplo, a troca de banners ou até mesmo folders entre um consultório odontológico e uma academia de ginástica. Perceba que são estabelecimentos cujo propósito é cuidar da saúde e estética.
Os resultados do marketing no consultório odontológico podem vir rapidamente
Claro que isso não é a regra que, em geral diz que você começará a ver resultados palpáveis em 6 meses de ações de marketing. Mas é possível colher resultados em pouco tempo.
Por exemplo, uma divulgação numa rádio famosa já pode te trazer pacientes que paguem o investimento (que é de moderado a alto) e ainda gerem lucro no começo.
Outro ponto que também deve ser mencionado é o anúncio do consultório odontológico no Facebook, cujo custo x benefício termina sendo bem atrativo.
O marketing odontológico não se resume apenas às ações extra consultório
Já percebeu que os pacientes podem passar um tempo considerável na recepção do consultório odontológico? E se o atendimento for por ordem de chegada, o tempo pode ser o bastante para se comparar a um filme, concordas?
Pois esse é um ótimo momento para fazer um bom marketing no consultório odontológico. Deixe visível na recepção folhetos explicativos sobre os tratamentos oferecidos pelo consultório. Escreva algo que impacte o paciente numa linguagem simples e clara para ele.
A ideia aqui é despertar o interesse do paciente sobre um determinado assunto. A dica que dou é: em geral, tratamentos estéticos chamam MUITA atenção.
Um marketing odontológico mal elaborado pode prejudicar muito o consultório
Os erros de marketing odontológico que observamos em diversos locais abrangem diversas falhas, que vão desde a publicidade incorreta para seu público-alvo até infrações éticas que podem resultar em punições no futuro.
Evite colocar fotos de cirurgias nas propagandas odontológicas. Elas chocam mais do que atraem um público que já é medroso por natureza. Faça um marketing odontológico que mostre os BENEFÍCIOS de um determinado tratamento.
Por exemplo, um tratamento de clareamento dental não só clareia os dentes como torna a pessoa mais jovem, concordas? Explore SEMPRE os benefícios. Essa é a definição de VALOR.
Outro ponto importante é sempre entrar em contato com o CRO do seu estado, a fim de saber se a propaganda odontológica está dentro das normas éticas exigidas na profissão.
O uso do marketing no consultório odontológico é fundamental para alavancar o fechamento de tratamentos propostos e a captação de novos pacientes.
Além disso, potencializa o marketing por indicação (boca a boca) que é um poderoso instrumento que o consultório terá, principalmente para fidelizar pacientes.
Leia mais:
- Como criar um blog para seu consultório
- 4 dicas para divulgar seu consultório gratuitamente na internet
- 5 Dicas para fazer propagandas odontológicas nas redes sociais da maneira correta
- Redes sociais: ajudam ou atrapalham?
- Plano de marketing do consultório: criando o plano de negócios – parte III
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.
Odontopediatra
Exatamente o que eu procurava. Obrigada!