Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo facebook

→ Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte I


É bastante comum receber dúvidas dos meus seguidores sobre como captar pacientes para o consultório odontológico, principalmente em nível de redes sociais, em particular o Facebook e o Instagram.

Este artigo terá três partes que, apesar de não estarem interligadas entre si, sugiro fortemente a leitura de todos, principalmente se você quiser aproveitar o potencial destas redes sociais. Iniciaremos pelo Facebook por se tratar da maior rede social do mundo e por toda configuração patrocinada (com eficiência) ser feita por ele.

É possível patrocinar uma postagem no instagram, mas há uma limitação muito grande em nível de segmentação do público, o que termina por não ter um alcance qualitativo, isto é, daqueles pacientes que realmente fazem parte do público-alvo do consultório odontológico.

Parto do pressuposto que, se você está lendo este artigo, já possui uma página no facebook. Caso não possua, no final do artigo haverá um link com o passo a passo para a criação de uma página no facebook. Então, vamos lá:

Números do facebook no Brasil e no Mundo:

  • São mais de 1.5 bilhão e meio de contas ativas, seguido pelo WhatsApp (1 bilhão), Instagram (400 milhões) e Twitter  (320 milhões);
  • O Brasil é o terceiro país com o maior número de contas ativas (100 milhões de usuários), ficando atrás apenas dos EUA e Índia. Ou seja, 8 em cada 10 brasileiros estão conDestes números, 90% acessam mensalmente através de dispositivos móveis.

Veja mais dados abaixo direto do Facebook:

Somente 62 milhões de pessoas no Brasil acessam o site diariamente. E deixar de utilizar o Facebook para captar pacientes é perder uma oportunidade de ouro. Pare para pensar: quem do seu círculo de amizades ou familiar NÃO possui cadastro no facebook? E a tendência é que haja um aumento do número de usuários na plataforma.

Veremos agora os números do facebook para empresas, isto é, voltado para anúncios das empresas (formais ou informais) nas redes sociais:

como captar pacientes para o consultório odontológico

Fonte: Alan Perron

E como captar pacientes para o consultório odontológico pelo facebook?

Em um ambiente com mais de 100 milhões de pessoas circulantes mensalmente, é perfeitamente possível captar pacientes para seu consultório odontológico. O problema é que MUITOS, MAS MUITOS dentistas não sabem como captar pacientes de forma correta.

O que vemos na internet é um verdadeiro show de horror e amadorismo empresarial. Propagandas erradas, dentistas enviando propagandas para dentistas, infrações éticas aos montes, etc. E isso, ao invés de atrair o paciente, termina com o efeito oposto.

E ao contrário do que o dentista pensa, a imagem do consultório odontológico também é analisada na internet. Determinadas imagens postadas podem passar uma imagem muito negativa do profissional. Por exemplo, aquele dentista que adora postar fotos de cirurgias orais com muito sangue e agulhas.

Particularmente acho espetaculares estas fotos porque sou DENTISTA. Contudo, os pacientes que, em geral, morrem de medo de dentista, vão associar aquelas fotos a um verdadeiro filme de terror ou até mesmo a um açougue.

Do outro lado, aqueles dentistas que perceberem que o Facebook é um oceano azul pouco explorado, sairão na frente do mercado rapidamente. Basta olhar os dados acima. Se de um lado há milhões de brasileiros conectados, do outro há uma oportunidade para diversos dentistas na captação de pacientes para seu consultório.

Nesta trilogia de artigos, mostrarei que vale MUITO A PENA investir nesta rede social para captar mais e mais pacientes. Porém, é importante começar do básico para ter mais sucesso. Então, vamos corrigir algumas falhas que, por ventura, o dentista possa fazer no facebook:

1. Tenha um perfil PROFISSIONAL separado do perfil PESSOAL

Talvez seja um dos erros mais comuns que encontro no Facebook. O mesmo perfil que um dentista posta fotos de casos clínicos e outras coisas relacionadas à profissão, ele usa para postar fotos das farras e saídas da vida ou sobre um determinado posicionamento político, algo bem arriscado de se fazer nos dias atuais.

É importante perceber que são coisas que não se misturam. Tente separar as coisas e foque apenas no que será importante para seu crescimento profissional.

2. Não há como captar pacientes se o dentista  NÃO se foca nos BENEFÍCIOS do seu tratamento, mas sim nas suas CARACTERÍSTICAS ou EXECUÇÕES.

Como captar pacientes para o consultório se o dentista está mais preocupado em mostrar o que NÃO é relevante? Por exemplo, qual a relevância para um paciente ver uma odontossecção ou uma cirurgia a retalho? Qual a relevância em ver uma aplicação de botox na qual é mostrada a agulha sendo inserida?

Essas coisas literalmente causam pânico aos pacientes. Eles não querem ver isso. Do outro lado, a divulgação dos resultados ou BENEFÍCIOS atraem a atenção de interessados. Um sorriso branco e jovem oriundo de um clareamento dental ou lentes de contato dental para mostrar o novo sorriso. Isso sim vende!

3. Faça postagens relevantes para seu público

O que é interessante para um dentista não necessariamente é interessante para seu público-alvo. Poste notícias e assuntos relevantes para seu público. No meu site, há assuntos de todos os tipos, porém me foquei em assuntos que possuem maior relevância e procura na internet.

Por  exemplo, a palavra cárie tem 10mil a 100 mil procuras por mês no google. Ocorre a mesma coisa com procedimentos odontológicos estéticos, como clareamento dental ou lente de contato dental. São assuntos que geram maior engajamento dos pacientes. 

4. Bate fotos com seus pacientes (leia com atenção)

Estamos na época dos selfies e das fotos da vida. Mas como captar pacientes através destas fotos? E por que não aproveitar isso em prol do consultório? Ora, se eu vejo algum amigo meu batendo uma foto com algum profissional agradecendo pelo seu serviço, no mínimo ele aprovou o tratamento, confere?

Ocorre a mesma coisa com o dentista. Ninguém vai querer postar uma foto insatisfeito com o tratamento odontológico. Se ele postou, provavelmente ficou satisfeito. E as pessoas do grupo de amizades irão atrás de informações sobre o tratamento, preço, dentista, etc.

Ao mesmo tempo, será possível enaltecer o resultado alcançado: Veja o exemplo abaixo:

Gostaria de agradecer a Juliana por realizar o tratamento de clareamento dental no nosso consultório. Foi um verdadeiro prazer deixar o seu sorriso mais branco e jovem!

Entenda que as fotos a que me refiro NÃO são da realização dos procedimentos, que inclusive não é legal. Nem todo mundo gosta de ter seu procedimento exposto.

5. Conheça o código de ética odontológica para valorizar a profissão e não se dar mal no futuro

É fato que hoje observo um festival de infrações éticas nas redes sociais, incluindo o facebook. As mais comuns são:

  • Fotos antes e depois dos procedimentos;
  • Divulgação de formas de pagamento (cartão, dinheiro, cheque, etc.);
  • Uso de termos que caracterizam mercantilização da profissão (consulta grátis, descontos, preços populares, etc).

Lembro que existe um movimento nacional dos conselhos contra as infrações éticas ocorridas na internet. Basta apenas um print para a instalação de um processo ético.

Chegamos ao final da primeira do trilogia de artigos sobre como captar pacientes para o consultório odontológico pelo facebook. Clique no link abaixo e leia a segunda parte do artigo!

Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte II


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Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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