Atrair pacientes pelo google

→ Marketing para dentistas: Como captar pacientes pelo google para seu consultório?


Uma das grandes queixas dos dentistas é a dificuldade de captação de pacientes para o consultório. Do outro lado, há dentistas conseguem atrair pacientes pelo google, o principal buscador de internet, sendo responsável por mais de 92% das pesquisas.

O fato é que pouquíssimos dentistas entendem como o google pode ser um potencial aliado para o sucesso do consultório. Vamos ver alguns números para melhor exemplificação:

Números do google atrair pacientes pelo google

O google recebe mais de 100 BILHÕES de pesquisas por mês. E um montante considerável está na relacionado à área de saúde. No caso da Odontologia, há diversos termos que são bastante pesquisados no google, chegando até a 100.000 pesquisas mensais.

Claro que, para conseguir captar visitantes pelo google, é necessário ter um site do consultório, independente se o dentista irá tentar captar pacientes pelo tráfego gratuito ou pago de visitantes.

Veja abaixo os números sobre alguns termos pesquisados no Google:

Aquele dentista que não estiver presente neste buscador fatalmente vai perder uma ótima oportunidade de atrair pacientes pelo google para o consultório, simplesmente pelo fato de que este buscador é uma referência no que diz respeito à pesquisa.

A boa notícia é que é possível atrair pacientes pelo google, inclusive de graça! Claro que é algo mais lento. O dentista que patrocina seu consultório na internet fica no topo da primeira página do google naquele assunto que foi pesquisado. E isso é impossível de se vencer de forma orgânica (gratuita).

Por exemplo, o site Empreenda Dentista possui diversas postagens na primeira colocação da primeira página do google. Contudo, mesmo assim, ainda ficamos abaixo das 4 postagens patrocinadas.

Porém, dependendo do termo que o usuário coloque, talvez nem apareçam anúncios, como mostra a foto abaixo:

atrair pacientes pelo google

Nosso site ranqueia entre as 4 primeiras posições da primeira página do google. Logo, a probabilidade do visitante entrar no site é altíssima, sem falar da autoridade que isso passa mediante o usuário, algo que comento no meu livro (clique aqui para conhecer).

Já quando o visitante usa o termo “Convênios Odontológicos Dinheiro”, nosso site possui um artigo na primeira posição da primeira página do google, porém, neste caso, ainda ficamos atrás dos Links Patrocinados, como mostra a foto abaixo:

site do consultório

Contudo, para conseguir tal façanha, é algo que requer tempo. No nosso caso, como o público é bem específico (Dentistas que possuem consultório) o tempo para se conseguir um número de visitas razoável é maior. Deveremos alcançar 30.000 visitas por mês muito em breve.

Do outro lado, sites que falam sobre saúde bucal na aba de Blog conseguem ultrapassar este número facilmente Por que? Vamos entender.

Nosso site foca exclusivamente na Odontologia e, dentro deste nicho, os dentistas que possuem consultórios ou querem montar um consultório.

Levando-se em conta que, segundo o CFO, temos quase 300 mil dentistas inscritos e que metade tenha consultório, o nosso público é de 150 mil dentistas.

Este número faz com que as procuras por determinados termos sejam MUITO menores quando comparado aos termos de saúde bucal, como cárie ou gengivite. Para se ter uma ideia, o termo Marketing Odontológico é pesquisado de 100 a 1000 vezes por mês.

Porém, quando falamos sobre saúde bucal, os números são MUITO maiores. Quando falamos de procura, os número de interessados ultrapassam a casa dos 8 dígitos. Em decorrência disso, há uma procura bem maior dos termos , como vimos acima.

Ocorre o mesmo com a concorrência. Por exemplo, também possuo diversos temas na primeira página do google, contudo raramente estou entre as três primeiras posições.

Na procura do termo “Anestesia Dentária Dói?”, meu artigo aparece na sétima posição da primeira página, como mostra a foto abaixo:

anestesia odontologica wilson correia marketing odontologico online

Apesar de não estar “tão bem ranqueado”, possuo um número de visitas alto neste artigo, principalmente em decorrência do alto número de procuras.

E destas procuras, sempre aparecem pacientes. Por isso que é perfeitamente possível atrair pacientes pelo google de forma gratuita, mas leva tempo e é necessário dedicação.

Porém, como falei, é algo que requer tempo. Não ache que vai fazer um artigo hoje e vai ter 1000 visitas por dia. Há muitos sites (inclusive sobre artigos de higiene bucal) que possuem milhões de visitas por mês (literalmente). 

Contudo, as informações deste site são bem superficiais. Logo, a tendência é que o visitante procure outros sites.

Além disso, na maioria esmagadora dos casos, um usuário do google  não abre apenas um site. Porém, dificilmente ele entrará na segunda página do google para procurar. Quase sempre ele procura nos artigos da primeira página.

Muitas empresas investem no tráfego pago (com resultados imediatos) e tráfego gratuito (médio e longo prazo). Todavia, o trabalho feito com postagens e artigos é tão forte que, com o passar do tempo, a empresa investirá pouquíssimo no tráfego pago.

Outro aspecto importante é que o número de dentistas que possuem site é muito pequeno. E, dentro deste número, é menor ainda o número de dentistas que publicam artigos.

Há alguns meios de se conseguir ideias do que é digitado no google na hora de pesquisar. Inclusive até o próprio buscador sugere alguns termos, como mostra a foto abaixo:

Atrair pacientes pelo google

Ou seja, é uma ótima oportunidade investir em um site com conteúdo, ainda mais porque um dos parâmetros que o google usa para ranquear bem um site é o tempo de vida. 

Investir no tráfego pago pode ser bem vantajoso, porque muitos dentistas não têm tempo para fazer artigos e publicações.

Às vezes nem sabem nem como escrever ou por onde começar. Logo, investir para atrair pacientes pelo google será uma excelente alternativa para ficar entre as primeiras posições. 

Quer saber mais sobre o tráfego pago e atrair mais pacientes pelo google? Clique aqui e preocupe-se apenas em ATENDÊ-LOS!


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.

 


Leave comment