marketing odontológico adequado

→ 14 dicas para fazer um marketing odontológico adequado para seu consultório


Recentemente, o site do CFO atualizou o número de dentistas inscritos no Brasil. O país contém quase 300.000 dentistas. Para você que não sabe, isso corresponde a mais de 20% dos dentistas do mundo. Diante deste cenário competitivo, muitos dentistas estão começando a perceber a importância de fazer um marketing odontológico adequado para captação de pacientes e fortalecimento do consultório no mercado odontológico.

De fato, ainda não é uma tendência do mercado odontológico a procura dos dentistas pelo marketing em Odontologia. Como já discuti aqui diversas vezes, nossa graduação não voltada para o mercado tem grande culpa nisso.

Com um mercado odontológico cada vez mais voraz, faz-se necessário utilizar artifícios para captar pacientes para o consultório. Um plano de marketing odontológico adequado será decisivo livrar o gestor dos lucros pífios ou até mesmo a falência do consultório odontológico.

Do outro lado, o dentista até tenta realizar um marketing odontológico adequado, mas termina esbarrando nas limitações teórico-práticas sobre este assunto.

O resultado disso é que o marketing em Odontologia, muitas vezes, é realizado de forma amadora, o que termina causando o efeito reverso: repelir os pacientes ao invés de aproximar.

Neste artigo, passarei algumas dicas para realizar um marketing odontológico adequado no seu consultório. Deixo claro aqui que não pretendo formar especialistas em marketing na Odontologia. Mas, se aplicar o que colocarei aqui, provavelmente vai ver uma mudança substancial nos resultados.

14 dicas para fazer um marketing odontológico adequado para seu consultório

É importante levar em consideração a realidade do seu consultório odontológico. Isso quer dizer que algumas das dicas surtirão mais efeitos para alguns consultórios do que para outros. Mas, de modo geral, os resultados aparecerão para todos.

1. Identifique seu público-alvo bem como suas necessidades e características

É o ponto de partida para a realização de um marketing odontológico que surta efeito. Podemos dizer que é a base de todo o planejamento do marketing,  independente da área de atuação.

Procure conhecer os pacientes do seu consultório, levando em consideração variáveis que podem te auxiliar na hora de preparar seu plano de marketing, como por exemplo renda média do local, profissão, nível de escolaridade, hábitos de vida, etc.

2. Conheça o marketing odontológico realizado pelos seus concorrentes

Estudar a concorrência faz parte de qualquer plano de negócios. As estratégias utilizadas pelos concorrentes podem ter um efeito positivo no seu consultório, claro, adaptado à realidade de cada local.

Do outro lado, é aquela hora na qual você aprenderá com os erros alheios, isto é, algumas práticas de marketing odontológico promovem resultados ínfimos que, muitas vezes, não justificam o investimento.

3. Faça parcerias com esta estabelecimentos que promovem saúde ou estética

De maneira geral, pessoas que cuidam da saúde e aparência também incluem a saúde bucal no seus cuidados essenciais. Logo, parcerias com academias ou salões de beleza ou estética podem servir de grande valia para a permuta de clientes entre os estabelecimentos.

4. Foque-se nos BENEFÍCIOS do tratamento e não nas CARACTERÍSTICAS

Estou cansado de ver profissionais de saúde (incluindo dentistas) tentarem realizar um marketing para seu consultório mostrando as características do tratamento ou até mesmo o procedimento propriamente dito.

Não há maneira melhor de explicar do que o exemplo que irei dar: quando eu, dentista de formação, vejo uma cirurgia a retalho de um dente 48 impacto na posição horizontal, acho espetacular. Agora experimente mostrar esta cirurgia para quem NÃO É da área de saúde. Depois me diga nos comentários o resultado.

5. Use um linguajar de fácil entendimento. Lembre que você está falando para leigos

No site do meu consultório, para ser mais preciso na área de blog, há diversas postagens sobre assuntos relacionados à saúde bucal. Procuro falar numa linguagem que o paciente entenda. Isso termina sendo importante porque “traduzo” aquele termo técnico para que um leigo entenda.

Um marketing odontológico adequado TRANSMITE uma mensagem que seja ENTENDIDA pelo público-alvo. Nunca esqueça disso.

6. Esteja presente no mercado odontológico OFFLINE e ONLINE

Não se pode esperar bons resultados se não há um marketing odontológico na internet. Os dentistas, em geral, exploram muito pouco a internet, que é uma tendência ENORME de qualquer mercado. Pare para pensar onde você procurar informações sobre um determinado assunto. Provavelmente é aqui.

Do outro lado, apesar da sua caída no uso, o marketing offline também deve ser levado em consideração. O envio de uma mala direta para um número pequeno de pacientes ou de empresas para apresentar seu consultório odontológico recém inaugurado pode ser bastante efetivo.

7. Ofereça um atendimento de excelência aos pacientes

Uma das diversas maneiras de realizar um marketing odontológico efetivo com um custo baixíssimo é oferecer uma atendimento excepcional ao paciente do consultório. De nada adianta ter uma estratégia de marketing odontológico bem feita nas redes sociais e parceiros se tem um atendimento ruim.

Até considero que toda a equipe deverá ser qualificada antes de realizar ações de marketing em Odontologia. Comece SEMPRE arrumando a casa antes de receber visitas!

8 – Participe de eventos na sua região

Uma das maneiras de fortalecer e aumentar sua rede de contatos é mostrando que você existe. Já consegui contatos interessantes para os ramos nos quais atuo em uma mesa de um evento local organizado por uma determinada entidade o instituição. Essa dica é muito importante, principalmente se você é novo no mercado odontológico.

9 – Faça parcerias com colegas de profissão para complementação das especialidades odontológicas

A maioria dos consultórios não possuem todas as especialidades odontológicas disponíveis. Realizar uma parceria entre consultórios é uma excelente maneira de realizar um marketing odontológico entre os colegas de profissão que, consequentemente, te indicarão mais pacientes.

10 – Quando atender alguma celebridade, conte ao mundo!

Jogador de futebol, jornalista famoso, atriz,etc. Não pense duas vezes em documentar a presença da celebridade e divulgar nos meios de comunicação, incluindo as redes sociais.

Um famoso restaurante daqui de uma praia de PE tem um mural de foto com diversos artistas e celebridades que já frequentaram o bar. Trata-se de uma prova social muito forte.

11 – Destine um percentual do seus rendimentos para o marketing odontológico do seu consultório

Primeiramente, é importante que o dentista gestor tenha a percepção que o dinheiro destinado ao marketing odontológico não é custo, mas sim investimento, visto que trará resultados para o consultório.

Partindo deste pressuposto, é importante destinar um capital mínimo para investir no marketing do consultório. O valor dependerá dos seus ganhos e das suas pretensões de mercado. Iniciando com 10% já pode-se ver resultados palpáveis.

12- As ações de marketing odontológico deram resultados? Aumente o investimento!

Um erro bastante comum não somente entre os dentistas mas em qualquer profissão é o receio (ou até mesmo) de aumentar o investimento nas ações de marketing odontológico.

É importante saber que, quando há realmente um marketing odontológico adequado, os resultados serão proporcionais ao investimento aportado pelo gestor do consultório.

13. Tenha uma estrutura de consultório que gere impacto no paciente. Aqui também falamos do material impresso

O serviço odontológico é intangível. Diferente de um sapato ou uma calça na qual o paciente pode provar e decidir se vai levar ou não, o serviço tende a ser avaliado por diversos aspectos, nos quais está incluída a estrutura física. Pode ter CERTEZA de que um ambiente limpo, bem cuidado e organizado causará um impacto positivo no paciente.

Aqui não me refiro à gastar milhões. É perfeitamente possível ter um ambiente impactante ser investir muito dinheiro. Do outro lado, acho bem interessante ter um auxílio de um designer de interiores ou um arquiteto.

A mesma ideia deverá ser aplicada no material impresso (receituários, atestados, cartões de visita, etc). Lembre que é aquilo que o paciente vai levar de um lado para o outro!

14. Sempre que houver mudanças no seu consultório ou capacitação profissional, deixe isso estampado em todos os lugares

Recentemente, um grande amigo meu dentista teve a coragem (porque já tinha um ponto já consolidado há anos) de mudar de endereço de consultório.

Conversamos durante horas sobre o assunto que ele, à princípio, teve uma certa resistência em mudar de opinião. Afinal, já estava lá há quase 7 anos. Porém, ela localizado em um bairro popular, o que ia de encontro aos preços dos serviços que oferecia (reabilitação oral) e ao valor que agregava.

Pois ele decidiu realocar seu consultório no melhor empresarial de Pernambuco, por sinal, o mesmo que minha empresa (Empreenda dentista) está alocada. O próprio ambiente já agrega MUITO valor. Isso por si só já aumenta a chance de atrair os clientes que ele deseja, pelo menos conforme suas pretensões.

Mudança de local, capacitação em cursos, congressos, aquisição de novos equipamentos ou até mesmo a  realização de uma nova especialidade odontológica devem ser divulgados fortemente pelos meios de comunicação que o consultório está presente.

Existe um guia definitivo sobre o marketing odontológico que foi realizado pelo Empreenda Dentista. Bastará clicar no link abaixo e começar a atrair mais pacientes para seu consultório.

Marketing odontológico:  tudo que você deve saber – O guia definitivo

Leia mais:


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Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.

 


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