Já comentei aqui sobre a importância de estar presente nas reuniões sociais. Hoje iremos discutir sobre uma rede social que, ultimamente, anda bem movimentada: o Instagram.
Hoje são mais de 35 milhões de brasileiros que utilizam o Instagram para diversas finalidades, inclusive para divulgar seu negócio ou fortalecer sua marca no mercado odontológico.
Além disso, trata-se de uma rede social bem mais simples de se utilizar, uma vez que o Instagram é bem mais visual do que o Facebook, que apresenta geralmente mais conteúdo.
Como toda rede social, o Instagram necessita de alimentação de informações que, como mencionei, é algo bem mais simples de se fazer.
Primeiro passo é ter uma conta no Instagram. Diferente do Facebook, que você consegue utilizar tanto no computador quanto no smartphone, o Instagram tem.funcionalidade essencialmente restrita ao smartphone.
Você até consegue ter algum acesso pelo computador, porém com muita limitação, sendo impossível postar conteúdo, por exemplo.
P.S.: mesmo que você já tenha uma conta, leia a postagem completa. Há algumas dicas interessantes!
Bom, vamos agora ao passo a passo de como criar uma conta no Instagram:
- Baixe o aplicativo no Play Store (foto abaixo), se seu celular for um Android ou na Apple Store, se for um Iphone:
2. Realize o cadastro. Caso você tenha um cadastro ativo no facebook, recomendo que utilize o mesmo email.
Quando você utilizada o mesmo email cadastrado no facebook, todos os seus amigos do face que possuem conta no instagram receberão a notificação de sua entrada na rede social, isto é, você já vai começar com pessoas no seu perfil.
3. Insira seus dados abaixo
4. Escolha o nome do usuário. Dependendo do seu nome. haverá a necessidade de ter uma modificação, visto que pode haver um nome igual.
5. O instagram te permitirá para acessar seus contatos. Desta forma, você vai poder seguir seus amigos.
6. Em seguida, adicione a foto do seu perfil. Pode ser a sua foto ou da sua logo marca.
7. Pronto! O seu perfil está pronto! Agora é só usar a abusar.
Perceba que há alguns ícones abaixo. Cada um deles tem uma função. Não há segredos no uso.
Na parte superior:
- A câmera permite que você bata uma foto e poste na rede social;
- A seta indica o chat do instagram.
Na parte inferior:
- A casa indica a linha do tempo, isto é, as postagens e sugestões de postagens dos seus amigos do instagram e que a própria rede social sugere para você;
- A lupa permite que você procure uma pessoa na rede social;
- o + permite que você adicione e edite uma foto;
- O coração permite visualizar seus novos seguidores e as curtidas nas suas publicações;
- O ícone da pessoa permite ver seu perfil e editar sua conta.
Como você pode ver, não é algo que requer uma ciência enorme. Inclusive, se você tiver uma conta no Facebook, pode fazer o login diretamente, uma vez que a mesma empresa dona do Facebook também é detentora do Instagram.
Você pode realizar o compartilhamento de fotos entre as redes sociais mais comuns, como o Facebook e, mais recente, o whatsapp.
Assim como no Facebook, recomendo que você tenha um perfil pessoal e outro profissional. Não é legal misturar as coisas, ainda mais no atual momento em que vivemos.
Há algum tempo, já é possível patrocinar uma postagem no Instagram, isto é, o patrocínio permite que você tenha um alcance bem mais do seu público-alvo. Aqui entra outro motivo para você não misturar perfil pessoal e profissional.
No Instagram, há a possibilidade de permitir que a própria rede social, através do seu comportamento no uso, faça um levantamento do seu público-alvo. Não se preocupe. Teremos um post sobre patrocínio no Instagram.
Entenda que, diferente do Facebook, o Instagram é uma rede social bastante visual. Logo, capriche nas imagens e, principalmente, no seu objetivo profissional.
Deixo abaixo algumas dicas importantes:
- Separe seu perfil PESSOAL do PROFISSIONAL. Misturar as coisas pode te fazer perder a credibilidade, logos, perder pacientes;
- Poste diariamente. Não vá postar um dia sim e três não. Se não tiver ideia do conteúdo, procure blogs famosos de odontologia;
- Tenha cuidado com o que vai postar. Seu perfil é PROFISSIONAL. A ideia é construir e/ou fortalecer seu nome e não gerar polêmica;
- Interaja com seu público, nem que seja apenas curtindo os comentários;
- Diferente do face, o instagram é mais visual. Logo, pense em imagens que gerarão impacto positivo no seu público;
- Se você tem um site ou blog, coloque na descrição do anúncio algo que crie fluxo para eles;
- No instagram também é possível patrocinar imagens para que haja um maior alcance;
- Cuidado com o que você pode ou não postar nas redes sociais. Para isso, leia o código de ética odontológica.
Leitura recomendada:
- Redes sociais: ajudam ou atrapalham?
- Fan page no facebook: você AINDA não tem?
- 7 erros de marketing cometidos pelos dentistas
- Seu consultório tem Whatsapp?
- 7 dicas para aumentar o número de visitas no blog do seu consultório
- 3 maneiras de se comunicar pelo whatsapp do consultório
- 4 dicas para divulgar seu consultório gratuitamente na internet
- Como patrocinar seu consultório no Facebook?
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.
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