networking dentistas

Um bom networking é um ótimo meio para se tornar conhecido no mercado.

Recentemente, estive participando da mesa de votação na eleição para presidente do CRO/PE. Pela primeira vez, a eleição foi online, isto é, foi possível votar em menos de 2 minutos sem sair de casa.

Diante disso, achei que a eleição fosse bastante tranquila e que, em sua maioria, teríamos apenas dentistas que apresentassem algum problema cadastral e dentista mais experientes.

Para a minha surpresa, MUITOS profissionais não se encontravam nesta situação e, mesmo assim, foram ao local para realizar o voto presencial. Aquele momento, para eles, era mais do que uma simples eleição.

Era um momento de rever amigos e FORTALECER seu networking, que nada mais é do que sua rede de contatos. Não preciso nem dizer que quanto maior for seu networking, maior será seu poder de articulação na profissão, o que pode influenciar diretamente no seu sucesso profissional.

Entenda que não estou querendo dizer que você só vai crescer se tiver um bom networking. Mas é importante perceber que isso ajuda bastante, inclusive na sua vida pessoal, quando você precisa de uma indicação de, por exemplo, um hotel para curtir um feriado.

Há diversas maneiras de fortalecer seu networking e dar uma alavancada na sua vida profissional. Inclusive com diversos benefícios que talvez você não esteja percebendo.

Por exemplo, por um algum tempo, eu não tive um nome para indicar meus pacientes para tratamento de DTM. Claro que conhecia alguns nomes, mas queria alguém referenciado pelos meu círculo profissional.

No meu site profissional (wilsoncorreia.com.br), que está fora do ar porque estou reformulando, respondia questionamentos de todo o Brasil. Inclusive alguns leitores me pediam indicações de profissionais de outros estados.

Vamos ver abaixo algumas dicas para você aumentar seu networking

Esteja presente nas redes sociais (mas com cautela)

Há diversas redes sociais nas quais podemos interagir com as pessoas do nosso meio profissional. Quem quiser ter uma rede de contatos e manter-se conectado a este novo tipo de comunicação, tem que fazer parte.

Porém, é importante filtrar o que vai fazer nas redes sociais. Inclusive, o ideal SEMPRE é ter um perfil pessoal e outro profissional, justamente para não misturar as coisas e você diminuir sua rede de contatos ao invés de aumentá-la.

Participe de eventos na área

Congressos, palestras gratuitas, simpósios, dentre outros. Até eventos extra profissão. Por exemplo, você pode receber um convite para uma formatura de fonoaudiologia e fazer uma parceria de indicação de pacientes (ortodontia x fonoaudiologia).

Por exemplo, estamos na semana do maior congresso de odontologia do país (CIOSP). Será que não seria interessante participar, trocar experiências e dicas de consultório?

Participe e fóruns e debates para aumentar seu networking

Há diversos grupos no facebook que discutem assuntos relevantes na Odontologia. Participe destas discussões e comece a criar um nome virtual no mercado.

E filtre onde você vai comentar. Há grupos bons e grupos de lamúrias e lamentações. Escolha o lado da ação e não da reclamação e omissão.

Ajude seus amigos e colegas

Parece uma bobagem, mas o fato de ser prestativo faz com que as pessoas lembrem de você. Claro que terão pessoas que só irão te procurar para pedir ajuda e…só. Deste tipo de pessoa procure se afastar.

Aproveite novas oportunidades para conhecer novas pessoas

Eu conheço muita gente! Tem mês que tenho quase todos os finais de semanas comprometidos. E eu reconheço que isso termina sendo um pouco cansativo algumas vezes.

Porém também vejo que é algo importante, principalmente para meus projetos futuros. Participe de eventos que te possibilitem conhecer novas pessoas.


Fazer um networking é algo que requer tempo e paciência e, muitas vezes, um esforço bem considerável. Mas você logo colherá os frutos e sua perseverança.

Antes de concluir, deixo abaixo mais algumas dicas importantes:

  • Timidez não é defeito nem impeditivo. Dance conforme a música;
  • Seja sempre você mesmo. Absolutamente ninguém consegue usar máscara por muito tempo;
  • Seja corajoso! Ter medo é normal. O que não é normal é deixar de fazer porque tem medo;
  • Não tenha medo de errar. Isso é um sinal que você está tentando e logo irá aprender.

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment

Baixe o nosso ebook totalmente GRÁTIS!

Preencha o formulário abaixo e baixe GRATUITAMENTE a degustação do nosso livro Como Montar um Consultório de Sucesso.

Obrigado pelo cadastro! Em alguns minutos, você receberá um email de confirmação da inscrição! Assim que confirmar, receberá automaticamente o ebook!

 

 

 

Participe também da nossa lista VIP do WhatsApp. Mande a mensagem QUERO PARTICIPAR para o número (081) 9 8297-0658.

Aprenda o PASSO A PASSO para administrar profissionalmente o seu consultório.  Clique AQUI e saiba MAIS