marketing no consultório odontológico

→ Mitos e verdades sobre marketing no consultório odontológico


Há diversos mitos e verdades do marketing odontológico no consultório que são debatidos entre os dentistas. Alguns deles inclusive até inviabilizam uma determinada ação de marketing no consultório odontológico.

É importante saber que, para crescer no mercado, o dentista tem que fazer algum marketing odontológico. Felizmente, a maioria faz algum tipo de divulgação do consultório odontológico: panfletos, marketing odontológico de indicação (boca a boca), banners, etc.

Como já comentei aqui, além de fazer um marketing odontológico que gere poucos resultados, os dentistas não mantém a constância nas ações. E isso é fundamental para acelerar o crescimento do consultório no mercado odontológico.

Diante disso, discutirei algumas dúvidas e mitos sobre o marketing no consultório odontológico. Acredite, ele é fundamental para seu sucesso.

Mitos e verdades sobre o marketing no consultório odontológico

Toda ação de marketing no consultório odontológico é cara

MITO

Esse é o maior dos mitos. Inclusive, muitas vezes, limita o dentista à mídia offline, como por exemplo, panfletagem e banners. Mero engano.

Há diversas mídias que podem ser utilizadas na divulgação do consultório, inclusive algumas delas gratuitas, como por exemplo as redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, etc.) e o Google.

Inclusive, se você quiser ter mais alcance nas suas publicidades, você pode patrocinar as publicações, como é o caso do Facebook. Mesmo pagando, você consegue um alcance excelente e específico, uma vez que é possível escolher seu público-alvo.

Não é possível escolher o público para minhas ações de marketing no consultório odontológico

MITO

A afirmação acima pode até se encaixar nas divulgações offline (panfletos, outdoors, outbus, etc), mas torna-se um mito quando se refere à publicidade online (email marketing, redes sociais, google, etc.).

É perfeitamente possível segmentar o público através das mídias online. Por exemplo, é possível direcionar a publicidade por:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Interesses (moda, beleza, saúde, etc.);
  • Profissão;
  • Local de residência;
  • Nível de escolaridade.

Perceba que levantei apenas algumas variáveis de diversas que pode ser utilizadas na hora de segmentar seu público-alvo. Isto quer dizer que sua publicidade vai para o público certo, aumentando a chance de retorno do investimento em quantidade e em menor tempo.

As ações de marketing no consultório odontológico requerem meses para apresentarem resultados

VERDADE

Em geral, especialistas sugerem que uma determinada ação de marketing odontológico seja mantida por pelo menos seis meses para se observar um resultado significativo. O que não quer dizer que você vai passar todo este tempo para ver algum resultado.

Ações com grande abrangência de público, como anúncios em TV ou rádio, geralmente apresentam um retorno bem mais rápido, porém quase sempre apresentam um investimento bastante oneroso, fugindo um pouco da realidade da maioria dos consultórios.

Se uma determinada ação de marketing deu certo com meu concorrente, dará certo para meu consultório

MITO

Não necessariamente. Ainda mais se você tem um público-alvo diferente do concorrente. E mesmo se for o mesmo público, há diversas variáveis que podem te fazer perder dinheiro, isso sem falar da repetição de uma estratégia que será, digamos, pouco impactante, uma vez que já há profissionais que fazem.

Por exemplo, ele pode divulgar no seu marketing odontológico que oferece um atendimento de qualidade, algo que nem sempre encontramos nos consultórios. Logo, o público rapidamente perceberá que é a famosa propaganda enganosa.

O boca a boca é uma excelente forma de divulgação do consultório

VERDADE

O marketing de indicação é um poderoso meio de divulgar seu consultório, tanto em termos de CUSTO quanto de RESULTADO. Quase sempre, o custo de uma indicação de um paciente para outro é zero e a pessoa que foi indicada já está com meio caminho andado para fazer o tratamento no consultório.

Porém, trata-se de uma divulgação de médio e longo prazo, motivo pelo qual é necessário utilizar outras ações de marketing no consultório odontológico para atrair mais pacientes e divulgar o consultório no mercado odontológico.

O marketing é um custo para o consultório

MITO

Outros mito bastante comum é achar o marketing odontológico é um custo para o consultório. Inclusive, nos primeiros sinais de crise no consultório, é uma das primeiras coisas que são cortadas, justamente por cair na definição de custos.

O marketing do consultório Odontológico não deve ser considerado um custo e sim um investimento. Diante disso, ele não deve ser eliminado em hipótese alguma do planejamento do consultório, uma vez que será o marketing odontológico que irá salvar o consultório, associado a outros fatores, claro.

É importante deixar claro que, embora seja um investimento, deve entrar no plano financeiro do consultório.

O gestor do consultório sempre sabe o que o paciente quer e faz o marketing odontológico voltado para isso

MITO

Muitos dentistas acham que o fato de ter tempo de mercado faz com que ele conheça o mercado a tal ponto que não é necessário fazer nenhuma ação de marketing odontológico que seja voltada para o mercado.

Recentemente, uma dentista mencionou que não parcela o tratamento sem juros para os pacientes porque ia perder muito e seu público não poderia pagar.

Perguntei se ela já tinha tentado fazer isso, uma vez que todo o mercado está se voltando para o parcelamento SEM juros, uma vez que passa uma sensação de vantagem para o comprador.

Ela falou que tinha 20 anos de formada e conhecia o público dela. Perguntei novamente se ela tinha tentado. Depois de insistir, falou que não. Ora, não dá para dizer que uma estratégia vai ser ruim se ao menos nem tentou, ainda mais quando é uma tendência de mercado.


É hora de abrir a mente para algo que vai impulsionar seus ganhos e fortalecer seu nome no mercado odontológico. Realize hoje um plano de marketing odontológico para seu consultório.

E deixe para trás velhos conceitos. O mundo mudou e a odontologia só está crescendo na questão clínica, deixando de lado a questão empresarial da profissão. Aqueles que não encararem seu consultório como uma empresa ficarão fora do mercado em breve.

 

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Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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