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→ Atendimento odontológico por hora marcada ou ordem de chegada no consultório: qual a melhor opção para o dentista e para o paciente?


Afinal de contas, qual a melhor opção para o consultório odontológico? Atendimento por Hora marcada ou ordem de chegada? O tipo de horário de atendimento que será oferecido no consultório é algo muito importante, tanto para o dentista quanto para o paciente.

Cada um deles tem vantagens e desvantagens, como tudo na vida. Há diversos fatores que são levados em consideração na escolha do tipo de horário de atendimento.

Atendimento odontológico por Hora marcada

O cliente é agendado com um horário previamente determinado, geralmente marcado mediante a conveniência dele e a disponibilidade do dentista.

Disse geralmente porque determinados procedimentos podem tomar mais tempo, como por exemplo uma exodontia. Eu mesmo costumo operar no final do expediente.

Vantagens 

  • Esse tipo de marcação passa mais organização do local ao cliente;
  • Tipo de marcação mais cômoda ao cliente;
  • O cliente não fica esperando na recepção do consultório;
  • Pode-se fazer a marcação do horário mediante o tempo que durará o procedimento.

Desvantagens

  • Se o cliente atrasar (o que é algo bastante comum diante do problema de locomoção urbana que temos) dependendo do procedimento que for realizado, o horário do próximo cliente poderá ser comprometido ou até mesmo toda a agenda do turno;
  • Em caso de falta, o dentista ficará com horário ocioso;
  • Caso haja atraso no atendimento odontológico (independente da causa), o cliente misteriosamente se transformará em um dragão e cuspirá fogo em todos que estiverem por perto. E com razão, diga-se de passagem.

Atendimento odontológico por Ordem de chegada

O cliente é agendado mediante ordem de chegada no consultório odontológico em um intervalo de tempo pré determinado (horário de chegada das 8:00 às 11:00, por exemplo).

Vantagens

  • Quase sempre o dentista não ficará com espaço ocioso mediante falta, já que um horário de chegada já é pré-estabelecido (ex.: ordem de chegada das 13:00 às 16:00);
  • Caso haja término do atendimentos dos clientes marcados, expediente do dentista acaba mais cedo, fatalmente reduzindo seus custos (energia, por exemplo);
  • O dentista não fica refém do atraso do cliente, já que ele tem um tempo determinado para chegar ao consultório;
  • O cliente sabe que vai esperar, dependendo da hora que ele chegue.

Desvantagens

  • Dependendo do público – alvo, isto torna-se um impeditivo para ir ao seu consultório odontológico;
  • Este tipo de marcação é inviável em especialidades que requerem mais tempo clínico, como endodontia. Já pensou uma marcação de 5 clientes por turno por ordem de chegada? O último vai esperar pelo menos 3 horas;
  • Mesmo sabendo que vai esperar, o cliente mesmo assim reclama da espera.

Além disso, tem que se levar em conta alguns pontos na hora de escolher a modalidade de atendimento no consultório odontológico:

  • O público-alvo;
  • O tipo de cliente que você atende (particular ou convênio odontológico);
  • Que tipo de especialidade você exerce.

É importante ressaltar que a discussão neste post será referente a um consultório odontológico contendo apenas 01 equipo. Se o o consultório tiver mais de 01 equipo, pode-se até mesmo usar as duas formas de marcação.

O público – alvo

Como já mencionei no post sobre públicos A – B, há um grau de exigência maior em relação a diversos aspectos, incluindo uso e otimização do seu tempo, motivo pelo qual para este tipo de público, opte por hora marcada, salvo exceções (encaixe, por exemplo). E lembre-se: é hora marcada mesmo!

Para quem lida com o público C – D fica mais complicado colocar por hora marca e optar por ordem de chegada por motivos que citarei abaixo:

  • O público em questão já está acostumado a ter o atendimento por ordem de chegada;
  • Neste perfil de consultório (que atende público C e D), é bastante comum o aparecimento de clientes por demanda espontânea. O que você vai dizer a ele? Que tem que marcar hora?Se fizer isso, a concorrência agradece.

 

O tipo de cliente que você atende (particular ou convênio)

Clientes particulares geralmente dão mais valor à presença no consultório (não faltam tanto quando os de convênios odontológicos) do que clientes de convênio odontológico.

Talvez porque ele tem a sensação de que realmente pagou por aquilo e tem que usá-lo, coisa que o cliente do convênio odontológico não tem, por mais que ele também pague por aquilo (no caso, paga o convênio odontológico).

Além disso, os clientes que pagam pelo serviço quase sempre querem atendimento odontológico diferenciado, independente do tipo de público, o que inclui hora marcada do atendimento no consultório odontológico.

Este é o principal motivo pelo qual os dentistas e demais profissionais de saúde que atendem convênios marcam por overbooking.

Por exemplo, a capacidade de atendimento por turno é de 10 pessoas, porém o dentista tem 30% de falta, logo faz uma marcação acima da capacidade (15 clientes, por exemplo), sabendo que terá um % de faltas.

Por isso que muitos colegas dentistas optam por atendimento a clientes de convênio odontológico por ordem de chegada.

Que tipo de especialidade o dentista exerce no consultório

Dependendo da especialidade que o dentista exerça, terminará sendo decisiva na sua forma de atendimento, independente do público. Dentistas clínicos gerais conseguem se adaptar a qualquer uma das formas de atendimento odontológico.

Já o endodontista, não consegue. Este fatalmente terá que atender por hora marcada.

Sente com calma, leia e releia este post. Este é um dos pontos que você pode errar, claro, se perceber o erro no início.

Caso você tenha um misto de clientes, separe turnos para atender por hora marcada e outros por ordem de chegada, claro, respeitando tudo que eu disse acima!

 

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Comment on "→ Atendimento odontológico por hora marcada ou ordem de chegada no consultório: qual a melhor opção para o dentista e para o paciente?"

  1. Barbara Mac

    Boa noite,

    Sou secretária de um médico pediatra numa clinica ambulatorial. Mesmo não sendo da mesma área, sigo seu conteúdo pelas boas dicas que me dão…

    Aqui na clínica acontece uma coisa: demora mais para fazer a ficha de atendimento na recepção do que para abrir prontuário e esperar o atendimento médico.

    O que eu faço hoje em dia é marcar o mesmo horário genérico para 3 pessoas. Exemplo, para 3 pacientes eu falo que o horário é as 15hs mas na verdade é um as 15h10, 15h20 e 15h30. Isso ajuda pois o “atraso” de um não muda a rotina do médico. E faço por ordem de chegada.

    O problema é que as pessoas das consultas mais tarde, as vezes chegam bem antecipadas, o fluxo muda e acabam prejudicando os outros pacientes.

    Gostaria de saber algum jeito de lidar com isso. Porque meu argumento é de que não é o horario que marcamos, mas é explicito que o atend. é feito por ordem de chegada.

    Oq me recomendam? Ser mais rigida com relação ao pessoal que chega antecipado ou atrasado?

    Agradeço desde já

    • Olá, Bárbara! Tudo bem?

      Seja muito bem-vinda! =)

      De fato, a estratégia que você usa (marcação genérica) poderá gerar problemas. Fica fácil de entender isso quando se tem a visão do paciente. Se você marca uma determinada hora e está explícito em alguma lugar que o atendimento é por ordem de chegada, termina criando uma confusão na cabeça do cliente.

      O que faço geralmente é enxugar o horário de chegada, mesmo que o horário de atendimento permaneça normal. Por exemplo, um médico atende das 8 às 12, mas o cliente só poderá chegar até as 10.

      Em relação ao tratamento do pessoal que chega mais cedo, seria interessante que não ficasse explícito que o atendimento é por ordem de chegada. Desta forma, fica até mas fácil para o cliente entender que não é necessário chegar antes da hora marcada. Se continuar explícito que o atendimento é por ordem de chegada, você só vai se estressar!

      Converse com o gestor do consultório sobre o assunto e boa sorte! E peça para ele ver este link abaixo! Acredito que irá ajudar!

      https://empreendadentista.com.br/servicos-e-solucoes/atendimento-consultorio/

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