→ Cores do seu consultório odontológico: como escolher?


As cores de um determinado produto ou local são responsáveis DIRETAS pela escolha de um produto ou estabelecimento.

Embora esta postagem pareça meio boba, ainda mais porque a maioria esmagadora dos leitores vai achar que é mais um artigo sobre decoração do consultório odontológico, quando  será na realidade sobre a influência das cores sobre o cliente que está em um determinado ambiente.

Já discutimos alguma coisa sobre cores no consultório nesta postagemmas nada muito aprofundado, uma vez que teremos esta postagem.

Antes de começar, queria que você se perguntasse: eu já escolhi algum produto, serviço ou até mesmo algum local pelas cores dele? Vou te provar que sim. E talvez você nem saiba disso!

A escolha foi INCONSCIENTE.

Só para se ter uma ideia, vejam resultados de uma pesquisa realizada pelo SEBRAE:

O que mais influencia na escolha de um produto?

  • 93% dos entrevistados elegeram a aparência visual como o mais importante;
  • 80% declararam que a cor aumenta o reconhecimento da marca, e conseguinte, a confiança do consumidor.

Diversos estudos, inclusive de marketing, comprovam que há uma forte relação entre as cores de um produto ou estabelecimento (no caso, o consultório odontológico) e a escolha dos clientes.

Em outras palavras, a escolha da cores não é somente para deixar o ambiente agradável, mas sim para passar informações ao subconsciente dos  clientes, direcionando para a escolha do consultório.

Elas têm forte influência no gosto do cliente, na escolha de um determinado produto, na hora de entrar em um consultório, inclusive no fechamento final do plano de tratamento proposto pelo cliente. Em outras palavras, a escolha da cor errada pode atrapalhar o crescimento do seu consultório.

É importante falar também da mistura de cores. Determinadas tonalidades podem causar uma bagunça mental  no cliente, sem falar que pode quebrar todo o clima de seriedade de profissionalismo de um consultório dentário. Como já falei, mistura de muitas cores só fica legal no carnaval.

Importante lembrar que as cores tem que fazer parte da padronização do seu consultório. Muitas cores em diversos lugares enfraquecem a identidade visual do seu consultório.

Como escolher as cores corretas?

Estamos na área de SAÚDE

Primeiro e principal: lembre que o meio de saúde é algo bem FORMAL no qual fica estranho quando saímos deste padrão. Por exemplo, uma mistura de três ou quatro cores fortes pode deixar o ambiente pesado, visualmente falando, quando na realidade precisamos de um ambiente leve e tranquilo.

Evite misturar duas ou mais cores fortes. O interessante é associar uma cor forte com um leve ou até mesmo neutra (branco ou cinza).

Lembre também que, de cada dez clientes, duzentos e quarenta e seis nove têm medo de dentista. Logo, cores que passem tranquilidade são fundamentais para que ele já comece a ficar mais tranquilo desde a recepção.

Dê preferência a cores neutras em ambientes pequenos

Cores neutras ou até mesmo leves podem dar amplitude ao espaço reduzido e, ao mesmo tempo, dar paz e tranquilidade ao ambiente

A cor do seu consultório tem que ser voltada para seu público-alvo

Em geral, para o público A-B,opta-se por cores mais brandas ou neutras, como por exemplo branco  e cinza. Já para o público C-D, opta-se por cores mais alegres, como verde e azul.

Para que você decida qual cor utilizar, irei discutir uma por uma abaixo. Boa sorte na escolha e pelo amor de Deus seja sensato!

Branco

Provavelmente a cor mais utilizada nos consultórios, incluindo nos uniformes dos profissionais.

O branco remete paz, tranquilidade e serenidade porém, por ser usado por boa parte dos consultórios, se quiser se destacar, vai ter que adicionar mais uma cor. Além disso, um consultório todo branco passa uma imagem de um local frio e morto.

Preto

Cor pouco indicada para paredes e pisos de consultórios, inclusive pela vigilância sanitária, sob a justificativa da cor dificultar a visualização da sujeira. Se for utilizar, opte para usar na parte externa móveis. Quando bem utilizada, a cor passa sensação de seriedade. No caso contrário, pode passar sensação de angústia.

Amarelo

Cor que transmite alegria e otimismo, porém pouco utilizada em consultórios (apenas em detalhes), principalmente por se desgastar com o tempo se for exposta ao sol.

Vermelho

Cor pouco utilizada em consultórios, porém muito eficiente nas chamadas para ação (Faça AGORA!) porque passa uma sensação de urgência e escassez do serviço. É bem interessante para você que tem um blog ou site e quer que o cliente clique em um botão para ação (foto abaixo).

cores

Azul

Cor bastante utilizada nos consultórios. Esta cor passa segurança e confiança. Quando utilizada na cor mais clara, passa sensação de tranquilidade e serenidade no ambiente, sem falar que dá mais amplitude ao consultório.

Inclusive esta é a cor que uso em um dos meus consultórios, uma vez que há uma placa externa que fica no sol o dia todo. Com esta cor, placa tem maior vida útil

Verde

Outra cor também utilizada com frequência nos consultórios, inclusive foi a primeira cor que usei há 6 anos.

O verde está bastante associado à saúde, tanto é que a cor que você mais vê em hospitais, depois do branco. Além disso, o verde motiva o cliente a ir EM FRENTE e seguir com o tratamento.

Rosa

Cor utilizada geralmente em consultórios de odontopediatras por ser considerado o tom da inocência.

Este profissional inclusive utiliza mais cores, principalmente se ele tiver um espaço reservado para crianças.

Aquela loucura de cores desperta muita alegria nelas. Basta lembrar das festas infantis. Todavia, opte pelo rosa mais claro, para não ficar um ambiente pesado.

Cinza

Cor neutra bastante utilizada em consultórios cujo público-alvo é A-B. Uniformes dos colaboradores bem como jalecos ficam bastante sofisticados com esta cor, indicando  profissionalismo e responsabilidade.

Sem querer influenciar na sua escolha mas já influenciando, colocarei os resultados de uma pesquisa realizada por Joe Hallock, que teve por objetivo comparar as preferências de cores entre homens e mulheres de 22 países:

Homens

cores 2

Mulheres

cores 3

Em outras palavras, 57% dos homens e 35% das mulheres disseram que sua cor favorita é o azul. O verde está entre as 3 cores mais prediletas!


Para concluir, deixo abaixo algumas dicas na hora de escolher a cor, além de tudo que eu já disse acima.

  • Evite misturar dois tons de cores forte e predominantes na aparência geral da marca do seu consultório. Associe com uma cor mais branda ou neutra;
  • Caso tenha um site, sempre quebre o gelo com uma cor mais alegre;
  • As cores SEMPRE deverão ser relacionadas ao seu público-alvo.

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment