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→ Como fazer o planejamento odontológico usando a matriz SWOT


A matriz SWOT é mais uma ferramenta de gestão utilizada pela maioria das empresas e pouco conhecida pelos dentistas.

Nos dias atuais, o mercado odontológico apresenta-se bastante competitivo, fazendo-se necessário o uso de uma ferramenta de gestão que permita conhecer os agentes internos e externos, realizando uma análise do cenário no qual o consultório está inserido.

A matriz SWOT, também conhecida como matriz FOFA, FFOA ou PFOA, permite uma análise dos agentes atuantes tanto no ambiente interno (inerente ao consultório, no qual podemos ter domínio), através dos pontos fortes e fracos da empresa, quanto do ambiente externo (ambiente que circunda o consultório no qual não temos domínio), a partir do estudo das ameaças e das oportunidades que o mercado oferece.

Não se preocupe! A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão se uso simples, podendo ser usada como base para gestão bem como planejamento estratégico de uma empresa.

A sigla SWOT vem do inglês e significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

A partir da matriz SWOT, podemos identificar as ameaças a seu consultório, definir estratégias para defesa, e quais as oportunidades que há no mercado e como fazer uso delas.

Mas, para que haja melhor uso da matriz, faz-se necessário o conhecimento real dos pontos fortes e fracos do consultório, caso contrário, corre-se o risco de traçar o planejamento de maneira incorreta.

Análise da matriz SWOT

Parar tornar o post mais claro e de fácil entendimento, explicarei as duas análises bem como cada um dos seus agentes atuantes.

A análise do ambiente interno está inerente às forças e fraquezas do consultório, isto é, são aquelas em que há possibilidade de controle sobre estes fatores.

As forças e fraquezas são avaliadas pela observação da situação atual do consultório. O estudo do ambiente interno tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades do consultório que está sendo analisado.

Exemplos de análise do ambiente interno do consultório

Forças:
  • Consultório odontológico bem localizado e de fácil acesso;
  • Realização de todas as especialidades em um mesmo lugar;
  • Plano de marketing odontológico constante e eficaz.
Fraquezas:
  • Colaboradores acomodados e sem compromisso;
  • Ausência de um plano de marketing odontológico do consultório;
  • Recebimento dos pagamentos apenas em dinheiro (dificuldade no pagamento).

Forças ou potencialidades estão relacionadas a habilidades ou recursos que aumentam o valor do consultório no mercado odontológico.

Sabemos o quanto é importante ter um consultório em um local de fácil acesso e que seja em uma área conhecida.

O fato de realizar todas as especialidades em um só lugar gera conveniência ao cliente e manutenção do cliente em seu consultório e o plano de marketing odontológico tem participação no fortalecimento do seu nome e na captação de clientes.

Fraquezas ou fragilidades estão relacionadas àquilo que falta à empresa ou que ela não oferece da maneira adequada para que gere valor de mercado para o consultório.

Sabemos (e já discutimos isso aqui) os colaboradores são determinantes para o sucesso ou fracasso da empresa.

A ausência de um plano de marketing odontológico faz exatamente o oposto do dito acima, isto é, dificulta a captação dos clientes e divulgação do seu nome e o recebimento apenas e dinheiro restringe bastante sua carteira de clientes, uma vez que o uso do cartão de crédito está cada vez maior.

O ambiente externo compreende o estudo das ameaças e oportunidades que atuam no mercado no qual o consultório está inserido. São forças que não estão sob o controle do dentista gestor do consultório.

A análise do ambiente externo tem como objetivo estudar a relação existente entre o consultório e o ambiente em termos de oportunidades e ameaças.

É uma força complexa com a qual a empresa e seus gestores buscam mudar suas implicações com o objetivo de formular e implementar estratégias que visem a vigilância constante e habilidades para interpretar corretamente as tendências e usar esse entendimento para fazer estratégias de sucesso.

Pode oferecer oportunidades e ameaças de forma que a empresa procure aproveitar as oportunidades, bem como procurar amortecer ou absorver as ameaças ou adaptar-se a eles.

Exemplos de análise do ambiente externo

Ameaças:
  • Abertura indiscriminada de faculdades de Odontologia;
  • Consultório odontológico situado em uma sala alugada (o proprietário pode pedir a sala antes do término do contrato);
  • Concorrência odontológica desleal.

 

Oportunidades
  • Ausência de conhecimentos de gestão por parte da concorrência;
  • Ausência de marketing odontológico na região por parte da concorrência;
  • Abertura de algum estabelecimento que trará desenvolvimento a sua região (ex: shopping).

Perceba que todas as ameaças não podem ser controladas por nossas pessoas.

Talvez um diálogo com o colega dentista ao lado para que ele não parta para a guerra de preços surta algum efeito, mas haveria a necessidade de um  monitoramento constante, o que termina não sendo viável.

Do outro lado, há alguns pontos que podem ser considerados ameaças e, ao mesmo tempo, oportunidade, como por exemplo a ausência de conhecimentos de gestão.

A ameaça é que ele pode partir para  guerra de preços e descontos imperdíveis porém seu ”planejamento” para por aí. Isso cabe também para a questão do marketing odontológico.

A análise da matriz SWOT deve ser construída e interpretada de forma a unir as peças chaves (análise interna e externa), porque vão formar o diagnóstico do consultório em questão, e este deve ser confiável e com suporte de uma boa fonte de informação, e que esteja integrado às necessidades da gestão.

As estratégias para um planejamento odontológico através da análise SWOT devem manter os pontos fortes, nos pontos fracos deve ter a visão de sua redução, na qual aproveite das oportunidades e protegendo-se das ameaças.

Desta forma, a organização poderá identificar os pontos fortes que ainda não foram utilizados e os pontos fracos que podem ser corrigidos.

A partir da coleta das informações, utiliza-se a matriz de comparação, com o objetivo de cruzar informações, isto é, os agentes internos e externos podem ser combinados, identificando assim os problemas que requerem uma resolução mais rápida, a partir do quadrante que se localiza.

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A análise da matriz SWOT pode contribuir para a elaboração de uma boa estratégia competitiva da organização através da identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades presentes no contexto do consultório.

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Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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