Como montar uma recepção do consultório que impacte o paciente?

→ Como montar uma recepção do consultório que impacte o paciente?


Uma das principais áreas que muitas vezes é negligenciada pelos dentistas é a recepção do consultório odontológico. E se o seu atendimento for por ordem de chegada, é o local do consultório odontológico onde o paciente passa mais tempo.

Além disso, a recepção do consultório poderá ser um excelente local para se realizar um marketing odontológico. Afinal de contas, o paciente passará pelo menos alguns minutos nela, concordas?

Neste artigo, passarei algumas dicas para criar uma recepção que impacte o paciente a tal ponto que ele nem perceba o tempo passar ou, o melhor ainda, que ele deixe de lado o stress que uma visita ao dentista fará a ele.

 

A recepção do consultório deve possuir algo para o paciente o ocupar o tempo.

 

É fato que ninguém gosta de esperar. Para se ter uma ideia, quando uma pessoa está esperando por algo, a sensação de espera é multiplicada por 10x. E isso, inevitavelmente aumenta a sensação de perda de tempo, afetando diretamente a percepção de qualidade do serviço prestado.

Do outro lado, quando o paciente tem algo para ocupar a mente, ele literalmente nem vai ver o tempo passar. Revistas, programas de TV, acesso a internet (Wi-Fi), dentre outras muitas coisas fazem com que o paciente ocupe a mente, inclusive podendo até esquecer que está à espera pela consulta.

Além disso, como já mencionei, a recepção do consultório odontológico é um excelente lugar para fazer um marketing odontológico.

Lembro que, uma vez, fui fazer uma consulta na otorrino para fazer uma revisão da minha cirurgia de remoção de amígdalas. Assim que cheguei na recepção, vi um banner que dizia o seguinte:

COMO ESTÁ O SEU SONO? FAÇA UM TESTE E DESCUBRA.

Uma boa parte das pessoas em todo mundo tem problemas de sono, inclusive eu. Na hora, procurei informações sobre o exame em questão (polissonografia) e terminei realizando o exame para identificar de possuía algum problema de sono.

Imagine quantos problemas de saúde bucal o nosso paciente tem que poderia ser “ativado” através de uma propaganda odontológica. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Você acha seus dentes amarelos? Conheça o clareamento dental!
  • Não consegue sorrir numa foto porque tem vergonha dos dentes tortos? O aparelho dentário poderá te ajudar!

A recepção do consultório odontológico deverá ser confortável para o PACIENTE.

 

Parece algo básico mas ainda encontro num % considerável de consultórios que não investem em um ambiente confortável.

Aqui em Recife há um restaurante bastante conhecido que apresenta assentos que bastante desconfortáveis.

Quando comentei com alguns colegas do MBA há alguns meses, um deles mencionou que conhecia o dono e que aqueles assentos foram feitos propositalmente para que o cliente passe pouco tempo.

De fato, o raciocínio está correto. Passamos 10 a 15% comendo e o restante do tempo batendo papo sem consumir nada. Logo, pelo menos sob esta ótica, é prejuízo para o dono do local.

Porém, esta ótica se encaixa perfeitamente no agrado aos interesses do local e não do cliente. Eu mesmo não volto mais lá.

Trazendo para o ambiente do consultório, não existe um estímulo ao oferecimento de conforto ao paciente. Isso também afeta na percepção de qualidade que agrega valor ao consultório.

Além disso, o conforto do local deverá visar o paciente e não os integrantes do consultório. Por exemplo, aquela secretária friorenta que desliga o ar condicionado e deixa os pacientes “cozinhando” na recepção. Quem tem que se adequar ao ambiente é ela e não os pacientes.

 

Veja abaixo algumas dicas para proporcionar conforto ao paciente:

  • Tente não concentrar as cadeiras em um só lugar. Passa a sensação de aperto ou pouco espaço no lugar. Além disso, pense na possibilidade de atender um cadeirante;
  • De preferência, não coloque as cadeiras de costas para a porta de entrada nem de frente para a recepcionista;
  • Caso haja atendimento na especialidade de pediatria, opte por móveis com quinas arredondadas e de fácil limpeza;
  • Ofereça algum tipo de alimento, como água, bolachas e biscoitos. Do outro lado, fique sempre atento em manter a recepção limpa.

 

A recepção do consultório odontológico deverá possuir cores suaves

 

Começo mencionando que 93892492 em cada 10 pacientes possuem medo de dentista. Logo, quanto mais tranquilo for o ambiente, melhor! E as cores do consultório odontológico influenciam nisto diretamente.

Cores muito fortes podem provocar stress no paciente. Já vi um consultório que pintou uma das paredes da recepção do consultório de vermelho, que inevitavelmente na área de saúde lembra sangue.

Utilize cores mais suaves e neutras na recepção. A ideia é deixar um ambiente mais sereno e tranquilo, visando diminuir a ansiedade do paciente.

 

Evite poluição visual e sonora na recepção do consultório

 

A decoração da recepção do consultório odontológico deverá ser suficiente apenas para dar vida ao local. E só.

Evite colocar muitos objetos na decoração que poluem mais o ambiente do que embeleza. Se tem dúvida nisso, contrate um profissional especialista no assunto ou, na falta de dinheiro, visite outros consultórios de amigos ou professores.

O mesmo vale para músicas no ambiente. Evite músicas muito agitadas ou que use expressões de baixo calão.  

 

Deixe de lado notícias que possam causar pânico e stress nos pacientes do consultório.

 

Está cada vez mais difícil assistir televisão nos dias atuais. Há determinados jornais que literalmente só transmitem tragédias: assassinatos, tentativas de homicídios, assaltos, etc. Estes programas apenas aumentam o stress dos pacientes na recepção do consultório.

É possível contratar alguns serviços de TV fechada que permitem escolher que tipo de conteúdo será mostrado aos pacientes. Inclusive alguns com preços bem acessíveis, como é o caso da NetFlix.


Hoje em dia, os pacientes não querem nem lembrar que estão em um consultório odontológico. logo, quanto mais a recepção do consultório for apropriada para esquecer deste detalhe, maior valor agregado.

Outros aspectos que o dentista deve levar em consideração são a organização e padronização do consultório odontológico. Monte sua recepção para impactar o paciente. Com grande chance isso influenciará a decisão de compra dele, acredite!

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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.

 

 


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