Como fazer um marketing odontológico eficaz

→ 5 dicas matadoras para realizar um marketing odontológico eficaz


Para muitos dentistas, realizar um marketing odontológico eficaz pode ser algo, digamos, complicado e até chato, ainda mais porque os resultados não vêm de imediato como muitos esperam, terminando por desistir muitas vezes. 

No lado oposto, nenhum negócio sobrevive sem marketing, e o consultório odontológico não é diferente. O que percebo é que, quando o dentista realiza começa a fazer um marketing odontológico, faz de forma amadora, o que termina gerando pouco resultado.

Porém, penso que fazer algo é melhor do que não fazer nada.

Passarei aqui algumas dicas que ajudarão na hora de divulgar seu consultório, promovendo assim um marketing odontológico eficaz que trará resultados. Inclusive algumas das dicas são de baixíssimo custo, principalmente para aqueles consultórios que apresentam uma demanda de pacientes já existente.

5 dicas matadoras para realizar um marketing odontológico eficaz para seu consultório

Antes de mais nada, menciono que é MUITO importante que você SAIBA e CONHEÇA o público-alvo do seu consultório. Sem esta informação, será praticamente impossível´para o dentista fazer um marketing odontológico eficaz no consultório.

Prepare a casa primeiro antes de receber o cliente

Parece básico mas, nas consultorias que realizo, é um dos erros mais comuns que encontro. Basta fazer uma analogia com nossa casa. Quando convidamos alguém ou iremos receber uma visita, a primeira coisa que vem em mente é arrumar a casa, concordas? Por que não fazer o mesmo com seu consultório?

Quando entramos em um ambiente bagunçado e sujo, rapidamente um incômodo é gerado, podendo até nos fazer a querer ir embora. Uma vez, fui a um restaurante que havia uma lista de espera para as mesas. Assim que entrei, o garçom me direcionou para uma mesa que ainda continha os pratos com restos de comida dos clientes anteriores.

O fato é que ele demorou quase 5 minutos para limpar a mesa. Tal situação me fez literalmente perder a fome. Não pensei duas vezes: levantei-me com minha esposa (que já queria ir embora MUITO antes de mim) e fomos para outro lugar.

Ocorre a mesma coisa com o consultório odontológico. Se o cliente encontra um consultório mal tratado (em nível estrutural), bagunçado e com pouca higiene, provavelmente ele pensará que, se não há preocupação em arrumar a própria casa para receber o cliente (que é quem paga AS CONTAS), imagina na hora de tratar os dentes?

Um marketing odontológico eficaz também inclui:

  • Boa estrutura do consultório;
  • Organização do local;
  • Cuidados com os uniformes dos integrantes do consultório;
  • Cuidados com o cliente.

Antes de “convidar o cliente” para seu consultório, prepare-o de tal maneira que impacte. Lembre que a primeira impressão é a que fica, incluindo os aspectos estruturais.

Capacite seus colaboradores para oferecer a verdadeira excelência em atendimento no consultório

Quando se lida com pessoas, é absolutamente impossível separar um bom marketing do atendimento. São coisas que se completam. De nada adianta investir milhões de reais se os colaboradores não estão preparados para satisfazer os clientes no consultório.

Leia atentamente a frase ao lado: o que te tornará FAMOSO é o RELACIONAMENTO que o consultório terá com seus clientes. Relacionamento significa AMIZADE e as pessoas PREFEREM fazer negócios com AMIGOS.

Capacite seus colaboradores do consultório para que eles possam oferecer a mais alta excelência em atendimento ao cliente. Desta forma, a chance de realizar um marketing odontológico eficaz aumenta drasticamente.

Tenha um material gráfico com CONTEÚDO

As pessoas são curiosas. Não se pode negar isso. Uma recepção de consultório é um excelente lugar para se fazer um marketing odontológico eficaz.  Por que não oferecer um flyer com conteúdo explicativo? 

Lembro que, uma vez, fui à dermatologista com minha esposa como acompanhante. Ao meu lado, tinha uma mesa com alguns flyers contendo informações sobre tratamentos estéticos estrategicamente posicionados para que as pessoas pegassem e lessem, com o propósito de oferecer informações sobre um determinado tratamento.

E acredite: isso gera resultado! Há 6 anos, fui fazer a revisão da cirurgia de remoção de amígdala com a médica que me operou. Assim que cheguei na recepção, dou de cara com um banner que dizia:

 

COMO ESTÁ O SEU SONO? FAÇA O EXAME E DESCUBRA!

 

9 em cada 10 pessoas possuem algum problema de sono. E estou incluído nesta estatística. De cara, aquele anúncio me chamou a atenção. O resultado disso foi que terminei realizando o exame (polissonografia) para avaliar meu sono.

Por que não fazer a mesma coisa no consultório odontológico? A colocação de folders na recepção explicando sobre os procedimentos realizados clínica? Veja alguns exemplos de títulos abaixo:

  • Por que os dentes escurecem?
  • O que são implantes dentários?
  • O que são lentes de contato dentais?
  • Aparelhos dentários estéticos: ninguém precisa saber que você usa aparelho!

A proposta é, através da propaganda odontológica, criar um INTERESSE no cliente sobre o assunto, o que muitas vezes não ocorre diante da demanda do atendimento ou até mesmo do medo / stress do cliente.

Divulgue as principais VANTAGENS do consultório odontológico

Muitos dentistas investem tempo e dinheiro na divulgação das especialidades atendidas que, muitas vezes, sequer seguem um padrão. Por exemplo, divulgam que realizam aplicação de botox. No outro dia, tem uma foto com uma agulha na testa do cliente. Isto literalmente causa um pavor!

Mostre os BENEFÍCIOS que seus tratamentos trazem aos clientes. Além disso, mostre as vantagens de realizar o tratamento no seu consultório. Por exemplo, ter um estacionamento próprio é algo MUITO conveniente, ainda mais com o problema de segurança pública do nosso país.

Outra dica também interessante é a divulgação dos horários de atendimento, principalmente se o dentista atende à noite ou no final de semana (sábado). Muitos clientes não possuem tempo nem flexibilidade no emprego para poder faltar e colocar declaração.

Use a ficha de avaliação a seu favor e faça um marketing odontológico eficaz

A ficha de avaliação contém diversas informações sobre o cliente do consultório odontológico, incluindo algumas que permitem criar mais afinidade com o cliente:

  • Profissão;
  • Se foi indicado por alguém (caso não tenha sido, como encontrou a clínica);
  • Data de aniversário;
  • Número do WhatsApp.

Um costume que tenho é de SEMPRE ver qual a profissão do cliente (para bater um papo e quebrar o gelo / medo no consultório) e a data de aniversário (para parabenizá-lo em caso de proximidade).

Estas informações são importantes para se criar um clima mais harmônico em um ambiente no qual os clientes queriam literalmente fugir. Inclusive tais informações poderão ser utilizadas na hora de negociar.


É hora de praticar agora! Lembre que é melhor fazer algo do que não fazer nada!

É importante também ter paciência. Os resultados virão com o tempo. O que decidirá isso é a persistência. E não se incomode em errar. Você só errou porque tentou. É fundamental identificar o erro e corrigi-lo o mais rápido possível.

Do outro lado, estudos também são necessários  na hora de fazer o planejamento do consultório, o que inclui a construção do marketing odontológico. 

E não hesite em procurar ajuda caso haja muita dificuldade em realizar o marketing odontológico! =)

Leitura recomendada:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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