sala clínica

→ Como montar a sala clínica do seu consultório odontológico?


A sala clínica do consultório odontológico, como o nome já  sugere, é onde ocorrerá o atendimento do dentista propriamente dito.

Dando continuidade à montagem do consultório, vamos discutir hoje pontos importantes sobre a sala clínica do consultório odontológico. Já discutimos pontos interessantes sobre a montagem da recepção do consultório.

Quando se monta um consultório odontológico, deve-se levar em conta o acesso aos materiais e equipamentos que serão utilizados pelo dentista!

Além disso, não se pode esquecer que uma sala clínica bem estruturada ajuda também no marketing odontológico.

Por exemplo, para um dentista clínico geral, um fotopolimerizador deve ficar próximo a ele, numa condição que o dentista não tenha que fazer muito esforço para alcançá-lo.

Para fotopolimerizadores sem fio, a regra é a mesma para a base carregadora. Logo, é bem interessante que haja uma tomada próxima da base. Acredite, esses detalhes fazem toda a diferença no seu rendimento de trabalho do dentista!

Vamos fazer analogia a nossos equipamentos: devido ao alto custo de obtenção e o simples fato de que 90% dos dentistas não tem equipamentos de reserva, isso nos faz ter um cuidado redobrado com os equipamentos que permitem o atendimento odontológico.

Por exemplo, se um compressor quebrar, o atendimento fica inviabilizado na maioria dos casos. Agora, o que difere um equipamento destes de nós? Absolutamente nada!

Então, por que não preparar uma sala clínica que permita o mínimo de desgaste possível do dentista? Já percebeu quantos colegas dentistas reclamam das dores inerentes à odontologia? Coluna, punhos, braços, pescoço, etc.

Então não pense duas vezes! Prepare seu consultório odontológico para que você trabalhe respeitando a boa ergonomia. Lembre-se que o movimento ideal deve ir até o movimento 3 na classificação dos movimentos.

Leia mais sobre seguros profissionais.

Caso não lembre, colocarei abaixo:

1 – dedos
2 – dedos e punho
3 – dedos, punho e antebraço
4 – dedos, punhos, antebraço e braço
5 – dedos, punhos, antebraço, braço e ombro, movimento este implicando mudança de postura do profissional.

Passo abaixo algumas dicas importantes para a montagem da sala clínica do consultório odontológico:

Deixe próximo a sala clínicavocê os equipamentos mais comumente usados: por exemplo, se o dentista trabalha muito com dentística, o fotopolimerizador tem que estar a uma distância máxima de 1m.

Isso tem que ser definido antes, porque provavelmente terá que ter uma tomada próxima a ele para o carregador.

 

Mesma coisa vale para um  dentista clínico geral que utiliza muito o aparelho de ultrassom. Pense na possibilidade de um armário em L ou U, que facilitaria sua vida e da sua ASB. Tudo isso aumentará seu rendimento e te deixará menos cansado no decorrer do expediente;

Prepare toda a hidráulica, esgotamento e elétrica do consultório odontológico: para que todos (ou pelo menos a maioria) dos fios fiquem escondidos.

Além de passar mais organização ao ambiente do consultório odontológico, permite o deslocamento do dentista com mais facilidade, quando o mesmo está no mocho.

Geralmente, os técnicos que realizam a instalação ajudam (ou até mesmo realizam) esta parte do processo;

Compressor odontológico na sala clínica: Se puder, invista no compressor silencioso. Primeiro porque é silencioso ao ponto de poder ficar dentro do consultório odontológico.

Segundo porque evita toda a dor de cabeça (acredite, dependendo do local, vai gerar muita) de ter que procurar um local para colocar o compressor externamente, além do fato de que nem todos os locais permitem isso;

Leia as exigências da vigilância sanitária antes da montagem da sala clínica do consultório: Por exemplo, eles solicitam a presença de dois lavatórios no consultório odontológico;

Se possível, use equipo com braço móvel ao invés de kart na sala clínica: porque otimizará bastante o espaço além de preservar mais o piso porque, dependendo do tipo, a roda do kart vai arranhá-lo com o tempo;

O posicionamento da cadeira na sala clínica do consultório: de preferência, com os pés contra a porta de entrada do consultório odontológico. Isso evita que alguém entre no consultório e dê da cara com o cliente em atendimento, sem falar do fato de que pode ser uma mulher com saia, por exemplo;

Deixe espaços preparados para upgrade no futuro: por exemplo, colocação de uma TV dentro da sala clínica do consultório odontológico. Caso não tenha o capital inicial, pelo menos preserve o espaço no futuro. Por isso é tão importante a contratação de um profissional que fará o projeto ou pelo menos visitas a outros consultórios a fim de obter ideias.

A ideia aqui é evitar que o dentista se desgaste muito em médio prazo, o que é uma lástima para um autônomo, já que ele, geralmente, é o motor do consultório odontológico no início da vida profissional.

Converse com seu técnico ou até mesmo com a loja que você comprou o consultório odontológico. Peça dicas e veja se eles disponibilizam profissionais para este fim ou até mesmo um manual para orientação.

 

Leitura recomendada:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment