erros de marketing

→ 7 erros de marketing cometidos pelos dentistas


→ 7 erros de marketing cometidos pelos dentistas
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É muito comum encontrarmos colegas de profissão cometendo erros de marketing no seu consultório.

Não é algo que requer “tanta” preocupação porque, na maioria das vezes, você perdeu dinheiro, já que o marketing não trouxe resultado, ou você pode arrancar algumas risadas, mas nada que te traga grandes resultados financeiros.

Aqui entenda como não requer preocupação o fato de tomar proporções maiores, como por exemplo causas judiciais, embora não seja algo comum.

Todavia, erros de marketing odontológico passam uma imagem amadora do consultório sem falar da perda do investimento.

Para ficar mais claro, colocarei abaixo alguns erros de marketing comuns na nossa profissão que podem ser facilmente evitados a partir do momento que você um planejamento adequado do seu consultório.

7 erros de marketing comumente encontrados nos consultórios odontológicos

Material de marketing correto para o público-alvo errado

Esse é um dos erros de marketing mais comuns. O dentista prepara todo um material, dentro das normas do código de ética odontológica, mas… voltada para o público-alvo errado.

Determinadas estratégias podem ser ineficazes para o público-alvo errado, resultando na perda do capital investido.

Por exemplo, uma estratégia de marketing por panfletagem pode ser eficiente para o público C-D, porém não surtir qualquer efeito ao público A-B.

Mesma coisa com o uso das cores. Cores mais fortes não podem ser direcionadas ao público A-B,  mas sim cores neutras.

Oferecer algo que o seu cliente não quer ou não pode comprar

Se você fizer um levantamento de quantas pessoas fecham um plano de tratamento de reabilitação oral, perceberás que é um percentual muito pequeno.

Não que ele não queira fazer, mas o preço do tratamento ultrapassa o limite de compra dele.

Diante disso, você pode até informar que disponibiliza a especialidade no consultório, porém sem fazer todo um marketing voltado para isso, já que o índice de compra será muito baixo.

Fazer um marketing que não mencione os benefícios do tratamento

Outro erro bem comum é realizar uma propaganda que mostre tudo (sob sua ótica) e NADA (sob a ótica do cliente) ao mesmo tempo.

Como já mencionei aqui, coloco abaixo um banner sobre reabilitação oral que fiz para meu consultório há alguns anos. Sinceramente, até hoje não sei o que tinha na cabeça para fazer algo do tipo.

propagandas

Esta foi a típica propaganda de tecnolês, no qual só o dentista saberia do que se tratava. Ora, se a ideia NÃO FOR oferecer tratamento para dentistas que necessitam de reabilitação oral, foi um erro grotesco grave de marketing.

Prepare propagandas que mostrem os BENEFÍCIOS do seu tratamento, que é isso que faz com que o cliente fique com desejo de comprar seu serviço odontológico.

Uso de diversas cores no consultório

Quando você cria a sua marca, você estabelece um padrão de cor que deve ser mantido no consultório. O uso de cores diferentes tira a associação da cor principal com sua marca.

Imagine que você tem como cor principal azul. Quando o cliente entra no consultório encontra os colaboradores com a cor verde e o dentista com uma bata preta.

Colocar muitas informações no cartão de visita

Seu cartão de visita não é um currículo, mas um meio de contato no qual o cliente pode chegar até você. Nome do dentista, endereço de atendimento, fone de contato, email, site (se tiver), especialidade que atende e só.

Cartões muito poluídos terminam por tirar o foco do que realmente interessa: a ponte na qual o cliente vai chegar até você.

Imitar o marketing da concorrência

O fato do seu concorrente utilizar uma estratégia que para ele dar certo não significa que também vai funcionar com você.

Por exemplo, ele pode querer se focar em captar clientes de convênios odontológicos e você querer captar clientes particulares.

Logo, provavelmente a estratégia dele necessitará de alguns ajustes para que funcione com você, terminando por NÃO fazer algo igual a ele.

Uso de materiais de marketing impressos e não produzidos por um local especializado

Não há NADA mais amador do que fazer seu material de marketing utilizando uma impressora comum.

Além de ter uma qualidade MUITO aquém daquela feita em uma gráfica, o seu custo será também considerável,  já que gastará muito papel, tinta, energia e, principalmente, tempo, para no fim ter um marketing meia boca.

Não pense duas vezes em fazer algo profissional. O custo que você vai ter será baixo quando comparado à qualidade de um material impresso numa gráfica. Não se esqueça que ali está o SEU NOME.

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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