amigos e parentes

→ Devo cobrar o tratamento odontológico dos meus amigos e parentes?


Na maioria esmagadora consultórios recém abertos, os primeiros pacientes serão seus amigos e parentes. Se estiver errado, corrija-me nos comentários! Isso geralmente ocorre por dois motivos:

  • Você ainda não é conhecido no mercado odontológico;
  • O relacionamento cria um grau de confiança maior;
  • Este vínculo e permitirá fazer aquele “precinho” camarada ou até mesmo o tratamento gratuito.

De uma forma ou de outra, é importante saber lidar com isso, uma vez que, dependendo de como ocorrer o processo de atendimento, pode até sair feio para você, por mais que não tenha nenhuma culpa nisso.

É errado querer cobrar o tratamento odontológico de amigos e parentes?

Sendo bem direto e categórico? Não, não é errado cobrar dos amigos e parentes, salvo quando não há realmente condições de pagamento dos serviços prestados. Aí entrará o bom senso do profissional.

Analisando a situação, de maneira geral, nossos pacientes consideram o tratamento odontológico oneroso.

Concorda que esta palavra é bem subjetiva? Afinal, o que é oneroso para ele pode não ser para outra pessoa. Vamos ver abaixo algumas dicas para aprender a lidar com a situação. Em gera, há três situações possíveis:

  • Cobrar pelo menos o custo do tratamento;
  • Cobrar o preço integral do tratamento;
  • Cobrar um preço menor que o habitual.

Vamos discutir um por um dos itens acima. Deixo claro aqui que estou criando uma situação na qual não há favores nem gratidões envolvidos e o paciente tem plenas condições de pagar.

Cobre pelo menos o preço do custo do tratamento

O primeiro motivo para você COBRAR dos seus amigos e parentes é o custo de manutenção do consultório.

Sabemos que há uma infinidade de materiais que utilizamos para realizar o atendimento odontológico, isto sem esquecer, claro, de todos os custos envolvidos no processo de atendimento.

Logo, em hipótese alguma leve esta conta para casa. Afinal, seu consultório particular é uma EMPRESA que, como toda EMPRESA, visa LUCRO.

A partir do momento que você realiza o tratamento de graça ou que não cobre nem seus custos, além de estar desvalorizando seu serviço odontológico, você passa a se responsabilizar por um tratamento que sequer foi remunerado.

Por exemplo, pode ter CERTEZA que, se der algum problema, a primeira coisa que seus amigos e parentes dirão é:

Ah, também ele nem cobrou pelo tratamento, não é? Por isso que não ficou bom…

E não pense que seus custos referem-se apenas ao preço do material que será utilizado. Por exemplo, um clareamento de consultório custa por volta dos R$ 300,00. Mas para realizar o clareamento, você vai:

  • Utilizar materiais de consumo, como luvas, máscara, babador, sugador, etc.;
  • Utilizar pelo menos 1h30min por sessão, o que demanda todos os CUSTOS agregados à hora clínica.

Ou seja, se for para não cobrar o seu preço, pelo menos fique no 0 x 0 dos seus custos.

Cobrar o preço integral do tratamento

Há colegas que trabalham desta forma. É uma possibilidade que, apenas se requerer uma responsabilidade MUITO grande, eu utilizaria e olhe lá, sendo bem sincero contigo.

A justificativa (que acho bem plausível) se respalda não somente na questão dos CUSTOS, mas também em todo o estudo e tempo dedicados para exercer a profissão da melhor forma possível, isto é, com excelência. Acho louvável, mas temos que encarar alguns fatos.

Como mencionei acima, um dos motivos pelos quais seus amigos e parentes te procuram é a possibilidade de realizar um tratamento de qualidade com um preço que ele considere justo. E isso, infelizmente, pode pegar mal para você, principalmente em ambiente familiar.

Cobre dos seus amigos e parentes um preço menor que o habitual

Das três opções, considero a melhor e que utilizo em meus consultórios. A dica que dou é colocar o preço cheio do papel e oferecer alguma redução. Não vai ser nem necessário explicar que tem cobrir os custos ou que você investiu nos de estudo nisto.

Você vai ter lucro, nem que seja pequeno, mas terá. E seus amigos e parentes ficarão satisfeitos, uma vez que houve a sensação de vantagem para eles e, como já canse de mencionar, as pessoas preferem comprar produtos e serviços de amigos.

Estabeleça um valor de redução no preço do seu tratamento para oferecer aos seus amigos e parentes. Claro que estou partindo do pressuposto que você sabe quanto gasta, logo saberá quanto cobrar nos seus procedimentos.


Há outros aspectos que devem ser levados em consideração, como por exemplo, troca de serviços. Eu realizo um tratamento X e o paciente me faz um serviço Y, como a construção de um site para meu consultório.

Outra maneira de oferecer mais vantagens é facilitar o pagamento ou oferecer uma redução no preço caso o pagamento seja realizado em dinheiro vivo. NUNCA esqueça de deixar bem CLARO que aquela condição foi para ELE e não para a mulher dele, amigos, papagaio, piriquito, etc.

Entenda que, nessas horas, você deve levar em conta todo o contexto da situação, incluindo se seu amigo ou parente pode pagar o tratamento ou se ele já te ajudou em algum momento da vida.

Do outro lado, valorizar-se também é importante. A pior fama que você pode ter é de dentista barateiro. Logo, fuja disso.

E se o amigo ou parente só quiser realizar o tratamento de graça ou não querer pagar nem os custos???

Aí, meu amigo, sinto te dizer, mas com certeza nem é seu amigo ou nem te considera um parente.


Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment