→ 4 razões para o dentista FIDELIZAR pacientes no consultório

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Fidelizar pacientes é literalmente um sonho para muitos profissionais de odontologia e, de certa forma, é algo não explorado pelos dentistas, independente do motivo pelo qual não ocorre.

Há diversas razões para investir na fidelização do paciente que já é “da casa”. E isso não é percebido por diversos dentistas, uma vez que gastam horrores na captação de pacientes novos, quando na realidade deveria haver um investimento também nos pacientes que já são “da casa”.

Por favor! Não estou dizendo que você deve deixar de investir na captação de pacientes novos para o consultório. Até mesmo porque um paciente antigo foi um paciente novo antes, confere?

Todavia, é importante saber de algumas informações para não esquecer do ouro que está guardado no seu arquivo de fichas. Então, vamos lá:

4 razões para o dentista FIDELIZAR pacientes no seu consultório

Fidelizar pacientes é MUITO mais barato do que captar novos pacientes

Como mencionei acima, diversos profissionais investem rios de dinheiro com marketing odontológico para captação de pacientes novos e literalmente esquecem dos pacientes antigos. E isso não ocorre somente na odontologia. Quer ver um exemplo?

Com certeza você já viu alguma promoção que beneficia o cliente novo e não permite que o cliente ANTIGO participe. Por exemplo, um pacote de TV a cabo ou de internet. Perceba que há descontos absurdos para clientes novos.

Quando um cliente antigo liga para receber o mesmo desconto, quase sempre não consegue, a não ser que ameace cancelar a assinatura. Ou estou errado?

Pare para pensar: se você está satisfeito com um determinado produto ou serviço, a chance de consumir novamente é alta, confere? É a mesma coisa com um paciente antigo.

Vamos supor que ele veio em janeiro, fez uma consulta de rotina e elogiou bastante o atendimento e serviço prestado. Isso não quer dizer que ele vai vir religiosamente após 6 meses para o check up.

Todavia, basta UM telefonema para lembrá-lo da consulta de retorno e realizar a marcação. O custo de UMA ligação custará centavos, concorda? Claro que não estou dizendo que 100% dos casos o paciente vai marcar. Há outras variáveis envolvidas, como a condição financeira dele.

Mas faça um comparativo com a captação de um paciente particular. O custo para captar este paciente, trazê-lo ao consultório e ainda convencê-lo a realizar o tratamento não é bem maior que UMA simples ligação? =D

Um paciente fiel tende a realizar mais tratamentos indicados pelo dentista do que um paciente novo

Aqui é algo bem lógico: a chance de um paciente antigo fechar um tratamento proposto pelo dentista é MUITO maior do que um paciente novo. O motivo é bem simples: o paciente fiel já USOU seu serviço, APROVOU e VOLTOU. Ou seja, há CONFIANÇA no profissional.

Diferente do paciente novo, que NÃO CONHECE o seu serviço e vai levar em conta outros aspectos para realizar o tratamento .

Fidelizar pacientes é uma ótima maneira de captar novos pacientes a um custo praticamente zero

Alguma vez na vida, você pediu opinião a algum amigo ou parente sobre um lugar para sair ou comer, concorda? E isso foi preponderante na hora de escolher, pois você levou em consideração a opinião de uma pessoa que USOU o serviço e APROVOU.

Ocorre algo semelhante com odontologia. Muitos pacientes ainda têm pavor receio de ir ao dentista.

Porém, quando há uma indicação de um amigo, principalmente se ele relatar que um possível motivo do medo não ocorreu (não senti nada no tratamento), as chances do paciente ir e FECHAR o  tratamento são altíssimas.

Pacientes fiéis são fontes ambulantes e gratuitas do seu nome

Há algumas semanas, estive em Fortaleza. Assim que chegamos lá, um amigo recomendou realizar uma massagem em uma tenda que ficava no bar onde estávamos.

Se algum amigo ou parente meu for àquele bar, podem ter certeza de que indicarei aquela tenda de massagem.

É bem natural que isso ocorra porque percebemos que o valor superou e MUITO o preço cobrado, isto é, os benefícios foram além das expectativas.  Ocorre a mesma coisa com um paciente fidelizado.

No momento que alguém pedir alguma indicação de dentista, provavelmente ele lembrará de você e te indicará a um custo ZERO.


Citei acima 4 poderosos motivos para você também perceber que o paciente antigo é sua “mina de ouro”. Fidelizar pacientes trará muitos benefícios, desde o aumento da lucratividade até o fortalecimento da marca.

Em breve, disponibilizarei um Ebook com diversas dicas de como fidelizar pacientes no consultório odontológico. Não pense duas vezes antes de baixar.

 

Leia mais:


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Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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