Nos dias atuais, atender convênios odontológicos nos consultórios é muito comum. Dependendo do consultório, a proporção de pacientes de convênios chega a ser bem maior.
Quando encontro colegas e amigos dentistas que mencionam tal fato, questiono no ato se ele sabe qual paciente traz mais retorno financeiro. Como ele não tem números e indicadores, geralmente não sabe ou tem uma leve ideia sobre o assunto.
O fato é que nem sempre o dentista percebe que não precisa mais atender convênios odontológicos. Basta botar no papel e fazer as contas. Vamos lá entender:
Vamos colocar que você teve uma produção bruta de R$ 8.000,00. Nesta divisão, faço o seguinte:
Quantitativo oriundo de pacientes particulares: R$ 6.000,00
Quantitativo oriundo de pacientes de convênios odontológicos: R$ 2.000,00
Se você levar APENAS em consideração os valores acima, os convênios têm participação de quase 25% nos seus ganhos brutos. De certa forma, é um valor alto e, de cara, você já pensa que não seria legal perder esta renda no momento, mesmo que você não precisasse dela.
![Tabela comparativa](https://i1.wp.com/empreendadentista.com.br/storage/2016/05/TABELA-COMPARATIVA-1.jpg?resize=300%2C108&ssl=1)
Porém, esta variável NUNCA deve ser analisada sozinha. Vou colocar outra que vai, digamos, abrir sua mente sob alguns aspectos: o número de pacientes atendidos.
Levando em conta os valores pagos pelos convênios odontológicos, sabemos que o dentista terá que realizar muitos procedimentos para chegar neste valor. Vamos simular abaixo:
Quantitativo de pacientes particulares atendidos para gerar R$ 6.000,00: 30
Quantitativo de pacientes particulares atendidos para gerar R$ 2.000,00: 40
Não, meu caro! Estes números não foram colocados aleatoriamente. Os valores pagos pelas operadoras giram entre 20% a 30% do preconizado pela CBPHO e VRPO. Então,vamos aos cálculos:
30 pacientes PARTICULARES resultaram em R$ 6.000,00, logo o ticket médio será de R$ 200,00.
40 pacientes de CONVÊNIOS resultaram em R$ 2.000,00, logo o ticket médio será de R$ 50,00.
Em outras palavras, 1 paciente PARTICULAR equivale a 4 pacientes de convênios. Associado a isso, os CUSTOS do atendimento a pacientes particulares é menor, uma vez que basta apenas UM paciente para se equivaler a QUATRO pacientes de convênios.
Além disso, atender convênios ainda trazem mais alguns, digamos, presentes de grego:
- Glosas;
- Atraso de pagamento;
- Burocracia no preenchimento e envio das guias;
- Pacientes que acham que a culpa da negativa do tratamento por parte do plano é culpa do dentista.
De uma maneira bem objetiva: dependendo de QUANTO os convênios deixam no seu consultório, não valerá a pena atendê-los, tanta na questão financeira quanto no aspecto de paz de espírito.
E é esse o cálculo que MUITOS colegas não realizam. Eles pensam inicialmente que perderiam renda (o que, de certa forma, é verdade), mas além da perda não ser tão considerável assim, ele poderá direcionar suas energias para captação de pacientes que tragam mais retorno financeiro.
É importante deixar claro que o paciente PARTICULAR a que me refiro é aquele que NÃO é oriundo de convênios odontológicos. Um amigo meu teimava em dizer que não precisava mais atender convênios porque 80% dos seus pacientes eram particulares.
Indaguei qual a origem daqueles 80% de pacientes particulares. Ele me falou que boa parte vinha dos convênios. Logo, na verdade, a demanda dele era 80% de convênios, inclusive os pacientes que faziam tratamentos particulares.
E essa ótica de desvirtuar o conceito de paciente essencialmente particular está iludindo os dentistas a acharem que é vantagem atender convênios, quando na realidade é uma parceria que só é mantida até quando convier à operadora. NUNCA esqueça disso.
Faça hoje mesmo o levantamento de quanto cada tipo de paciente (convênio e particular) deixa no seu consultório e veja se ainda valerá a pena atender convênios.
Leia mais:
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.