Nos dias atuais, atender convênios odontológicos nos consultórios é muito comum. Dependendo do consultório, a proporção de pacientes de convênios chega a ser bem maior.
Quando encontro colegas e amigos dentistas que mencionam tal fato, questiono no ato se ele sabe qual paciente traz mais retorno financeiro. Como ele não tem números e indicadores, geralmente não sabe ou tem uma leve ideia sobre o assunto.
O fato é que nem sempre o dentista percebe que não precisa mais atender convênios odontológicos. Basta botar no papel e fazer as contas. Vamos lá entender:
Vamos colocar que você teve uma produção bruta de R$ 8.000,00. Nesta divisão, faço o seguinte:
Quantitativo oriundo de pacientes particulares: R$ 6.000,00
Quantitativo oriundo de pacientes de convênios odontológicos: R$ 2.000,00
Se você levar APENAS em consideração os valores acima, os convênios têm participação de quase 25% nos seus ganhos brutos. De certa forma, é um valor alto e, de cara, você já pensa que não seria legal perder esta renda no momento, mesmo que você não precisasse dela.
Porém, esta variável NUNCA deve ser analisada sozinha. Vou colocar outra que vai, digamos, abrir sua mente sob alguns aspectos: o número de pacientes atendidos.
Levando em conta os valores pagos pelos convênios odontológicos, sabemos que o dentista terá que realizar muitos procedimentos para chegar neste valor. Vamos simular abaixo:
Quantitativo de pacientes particulares atendidos para gerar R$ 6.000,00: 30
Quantitativo de pacientes particulares atendidos para gerar R$ 2.000,00: 40
Não, meu caro! Estes números não foram colocados aleatoriamente. Os valores pagos pelas operadoras giram entre 20% a 30% do preconizado pela CBPHO e VRPO. Então,vamos aos cálculos:
30 pacientes PARTICULARES resultaram em R$ 6.000,00, logo o ticket médio será de R$ 200,00.
40 pacientes de CONVÊNIOS resultaram em R$ 2.000,00, logo o ticket médio será de R$ 50,00.
Em outras palavras, 1 paciente PARTICULAR equivale a 4 pacientes de convênios. Associado a isso, os CUSTOS do atendimento a pacientes particulares é menor, uma vez que basta apenas UM paciente para se equivaler a QUATRO pacientes de convênios.
Além disso, atender convênios ainda trazem mais alguns, digamos, presentes de grego:
- Glosas;
- Atraso de pagamento;
- Burocracia no preenchimento e envio das guias;
- Pacientes que acham que a culpa da negativa do tratamento por parte do plano é culpa do dentista.
De uma maneira bem objetiva: dependendo de QUANTO os convênios deixam no seu consultório, não valerá a pena atendê-los, tanta na questão financeira quanto no aspecto de paz de espírito.
E é esse o cálculo que MUITOS colegas não realizam. Eles pensam inicialmente que perderiam renda (o que, de certa forma, é verdade), mas além da perda não ser tão considerável assim, ele poderá direcionar suas energias para captação de pacientes que tragam mais retorno financeiro.
É importante deixar claro que o paciente PARTICULAR a que me refiro é aquele que NÃO é oriundo de convênios odontológicos. Um amigo meu teimava em dizer que não precisava mais atender convênios porque 80% dos seus pacientes eram particulares.
Indaguei qual a origem daqueles 80% de pacientes particulares. Ele me falou que boa parte vinha dos convênios. Logo, na verdade, a demanda dele era 80% de convênios, inclusive os pacientes que faziam tratamentos particulares.
E essa ótica de desvirtuar o conceito de paciente essencialmente particular está iludindo os dentistas a acharem que é vantagem atender convênios, quando na realidade é uma parceria que só é mantida até quando convier à operadora. NUNCA esqueça disso.
Faça hoje mesmo o levantamento de quanto cada tipo de paciente (convênio e particular) deixa no seu consultório e veja se ainda valerá a pena atender convênios.
Leia mais:
- Convênios odontológicos: é possível viver SEM eles?
- Convênio odontológico: é possível GANHAR dinheiro?
- Atendimento a convênios odontológicos: lucro ou prejuízo?
- Plano de marketing do consultório: criando o plano de negócios – parte III
- 4 oportunidades que você não vê e que pode alavancar seu consultório
- 20 erros comuns na administração do consultório odontológico
- Como calcular a hora clínica do meu consultório?
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.