Uma prática MUITO comum entre uma quantidade considerável de dentistas, principalmente aqueles que atendem ao público C e D, é passar preços dos tratamentos odontológicos pelo telefone.
Alô?? Quanto custa a extração e limpeza???
Com certeza você já passou por isso. E até possivelmente já levou algum grito chamado irritado da pessoa que queria a informação e você, por algum motivo, não passou.
E quer saber? Não tem que passar mesmo! Vou explicar o motivo pelo qual isso NUNCA deve ocorrer.
Muitos dentistas reclamam porque os pacientes nos tratam como commodities, isto é, nos consideram todos iguais, logo, os preços dos tratamentos serão determinantes na hora da escolha.
O que eles não percebem é que contribuem fortemente para isso à medida que têm determinadas atitudes, como por exemplo passar preços dos tratamentos odontológicos por fone.
Isso quase sempre não é por maldade profissional (para obter vantagens em detrimento dos outros colegas).
É desconhecimento de gestão mesmo. Ele acha que, desta forma, terá alguma vantagem competitiva no mercado, quando na verdade ocorre o efeito inverso.
Sinceramente, só vejo um ÚNICO procedimento cujo valor pode ser informado que é o da consulta odontológica. Clique aqui para saber por que ela tem que ser cobrada.
Por que você DE FORMA ALGUMA deve passar preços dos tratamentos odontológicos pelo fone
Porque você inevitavelmente entra para o mundo dos commodities
A pessoa liga, pergunta o preço, anota, liga pra outro, e outro, e outro, até conseguir um valor mais baixo pela guerra de preços.
Quando você NÃO informa o preço pelo fone, você passa a bomba para outro não traz a seu consultório uma pessoa que procura preço ao invés de qualidade.
Porque o tratamento pode ser mais complexo ou até mesmo outro tipo de tratamento
Uma pergunta que escuto com uma certa frequência:
Quanto custa seu clareamento dental?
Sabendo que existe a possibilidade de ter que fazer outro procedimento, como por exemplo uma restauração anterior ou uma RAPD, deixo claro que não dá para passar o preço do tratamento sem fazer uma avaliação.
O paciente não pergunta por mal. Ele acha que é possível dizer o preço do tratamento. E se sua explicação for boa, ele vai entender numa boa e, dependendo do seu argumento e convencimento, talvez ele marque uma consulta contigo.
Quando você passa um preço de um tratamento e, na hora, o paciente tem que fazer mais coisas, ele geralmente não entende bem e só vai querer fazer aquilo que ele obteve a informação do preço pelo fone.
Por exemplo, ele liga para fazer uma exodontia e sua secretária informa o preço do tratamento. Na hora, você diagnostica que há necessidade de fazer uma RAPD. Propõe isso a ele e… geralmente ele vai ter duas reações:
- Vai insistir para fazer APENAS a exo sem fazer a raspagem, colocando seu nome e a saúde dele em risco;
- Não vai querer fazer e vai procurar outro profissional.
Porque você perde todo seu potencial de negociação
Quando você passa os preços dos tratamentos odontológicos por fone, você resume seu serviço apenas ao preço, quando na realidade há outros fatores que agregam valor ao seu serviço de saúde.
O paciente pode ver que vale a pena pagar o valor proposto pelo tratamento porque você oferece um atendimento show, porque tem uma estrutura de consultório MUITO confortável, porque seu tratamento é de qualidade, etc.
A única “vantagem” de dar o preço pelo fone é de filtrar ainda mais aqueles que querem apenas preço e só.
Não entre no grupo dos commodities. Se você já atender assim, experimente mudar por um mês. Vai ver a diferença rapidamente.
Leia mais:
- Consulta odontológica: por que você DEVE cobrar?
- Marketing de indicação: capte mais clientes
- Marketing pessoal: dicas úteis para seu consultório
- Marketing pessoal: construindo sua marca
- Valor x preço: foque no BENEFÍCIO
- 7 dicas para agregar VALOR a seu consultório
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.