a consulta odontológica começa pelo ouvido

→ A consulta odontológica começa pelo ouvido!


Como assim a consulta odontológica começa pelo ouvido??? Mas eu sou dentista!!

Por mais que pareça bizarro o título desta postagem, ele faz todo sentido. Por mais que pareça algo lógico, para muitos profissionais não é, ainda mais quando há um atendimento com grande volume de pacientes.

Durante a graduação, aprendemos a ter ouvidos apenas para a queixa principal dos pacientes e informações sobre o estado de saúde geral deles. Isso é a coisa mais normal do mundo. Se você também faz, bem vindo ao time.

Não, este post não é sobre auto ajuda, por mais que ache isso MUITO importante. Mas se você começa a abrir sua mente para outras situações, você termina se destacando entre os demais.

Vários autores, como por exemplo Jeffrey Gitomer (A bíblia de vendas) e Rogério Caldas (A emoção vende), mencionam que a abordagem inicial com perguntas que fogem do cotidiano profissional tendem a passar mais credibilidade e confiança.

Não entendeu? Vamos lá:

Se você atender 10 pacientes, QUANTOS têm medo de dentista? No mínimo 8, isso em um dia que estiver de bom humor, em um praia ensolarada com minha esposa. Nestas condições, eu diria 8.

Porem, provavelmente você falou todos. Uma parte considerável deste pavor vem das nossas atitudes como profissionais.

Já percebeu que os amigos ficam mais confortáveis com você do que os pacientes que não te o mínimo de relacionamento?

Já percebeu que pessoas simpáticas, extrovertidas e comunicativas tendem a se destacar no mercado? Ocorre a mesma coisa no consultório.

Nós temos o hábito de nos focarmos apenas na “boca” e só. Por favor, não estou dizendo que o você não troca uma palavra com o paciente. Mas vou te passar algumas dicas que considero importantes neste momento.

Se você mentalizar que a consulta odontológica começa pelo ouvido, as chances de sucesso serão altas.

Nos primeiros 3 a 5 minutos, não fale sobre odontologia

Muitos pacientes veem o consultório odontológico como um lugar de tortura um local que traz desconforto. O cara já entra no consultório morrendo de medo. É necessário quebrar o clima.

Na ficha de avaliação há informações que te permitem puxar um diálogo e quebrar o clima, afinal o paciente geralmente está tenso.

Por exemplo, um gancho bom para puxar um papo é falar da profissão dele. Faça perguntas abertas e não fechadas (clique aqui caso não saiba que perguntas são essas). É hora de OUVIR e não FALAR.

A ideia aqui é puxar papo sobre qualquer coisa que NÃO SEJA o motivo da consulta dele. Do contrário, ele realmente vai te ver como um commodities, isto é, você será considerado igual, logo, o mais barato será o melhor.

Só para constar, evite falar sobre política, futebol ou religião, mesmo que ambos tenham pensamentos afins. Brinque com ele, conduza-o à cadeira, tente descontrair alguém que está pavoroso.

NUNCA interrompa o paciente.

Tem coisa pior do que ser interrompido no meio de um raciocínio? Não! Eu sei que determinados sinais e sintomas nos dão uma boa ideia do diagnóstico, mas não passe por este mico.

As perguntas abertas devem ser realizadas para obter informações para determinadas finalidades, desde conseguir uma abertura para um diálogo (Como está o mercado de engenharia civil?) até obter informações sobre a queixa principal do paciente.

Você não é o pai do seu paciente

Determinados profissionais, além de interromper a fala do paciente, os tratam como se fossem filhos, dando verdadeiros coices esporros nos pacientes. Por exemplo:

Paciente: Dr., meu dente está doendo…

Dr.: Deixou para procurar de última hora não é, meu filho? Queria o que?

O paciente sabe que ele foi negligente e omisso com ele mesmo. Ele não precisa ser lembrado disso de maneira ríspida. Há maneiras de passar para ele que aquilo ocorrer por falha na higiene bucal.


Perceba que a ideia principal aqui é passar ao paciente que ele é mais que uma boca. Que, no seu consultório, o atendimento será humanizado e que ele receberá a atenção que for necessária.

Uma dica: você não se sente mais confortável em comprar algum produto ou serviço com amigos do que com desconhecidos?

Se você OUVIR seu paciente de tal maneira que ele tenha a impressão de que vocês são amigos há muito tempo, as chances dele fechar algum tratamento contigo não serão maiores?

Depois você me agradece, ok? =D

 

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Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.

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