As Parcerias entre dentistas é um assunto importante que, muitas vezes, fazemos pensando apenas nas vantagens financeiras e não no contexto como um todo.
Não me refiro à sociedade entre dentistas (formal ou informal), mas sim uma parceria que visa suprir alguma deficiência ou ausência de um determinado serviço de saúde no consultório odontológico.
Na graduação, o dentista tem uma visão de um todo de todas (ou pelo menos da maioria) das especialidades odontológicas, o que não quer dizer que estamos aptos a exercê-la com segurança e qualidade no cliente.
Por isso é importante que determinadas especialidades não exercidas no consultório odontológico sejam complementadas por terceiros. Mas isso é algo que tem que ser bem feito.
O que levar em conta na hora de realizar parcerias entre dentistas?
- Procure parcerias entre dentistas com seus contatos: dê sempre preferência a seus amigos de turma ou colegas. Aqui deixo claro pessoas que você tenha um certo grau de intimidade para explicar como seria esta parceria entre dentistas. Caso não haja ninguém entre seus contatos, peça sugestões de nomes. Obtenha o máximo de informações possível, inclusive dos locais aonde o profissional indicado presta serviço;
- Faça um contrato de prestação de serviços: já vi um caso de um colega dentista que processou o outro argumentando que a relação era de vínculo empregatício precário. Fique atento quanto a isso;
- Dê preferência à realização do procedimento em seu consultório odontológico: parta do pressuposto que o cliente quer sempre conveniência, e o fato de fazer tudo em um só lugar agrega muito valor junto a ele. Há muitos dentistas que preferem prestar serviços a montar um consultório. Só encaminhe o cliente se tiver certeza de haverá uma contra – referência (encaminhamento) para você assim que o serviço for realizado;
- Oriente o dentista que irá prestar o serviço a seguir as normas do local: o interessante é dentista que irá prestar o serviço faça parte da padronização do consultório odontológico. Deixe bem claro isso;
- Acompanhe os clientes encaminhados a outros dentistas: pelo menos no começo, procure saber se os clientes estão satisfeitos com o atendimento odontológico. Lembre que o cliente ainda é SEU;
- Caso tenha horário livre, discuta com ele a possibilidade de aluguel de turno: isso facilitará as coisas, pois você terá alguém dentro do seu consultório constantemente. Esta forma é interessante para todos;
- Em caso de fracasso na parceria entre dentistas, seja frio: é um erro manter algo que não está dando certo. Por isso é tão importante deixar todo o discurso sincronizado antes de iniciar a parceria, principalmente caso ela termine algum dia e você escute algo do tipo “você não me falou sobre isso”.
Leia mais:
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- Como otimizar o atendimento no consultório? Plano de negócios: elaborando o plano operacional – parte IV
- 7 dicas para agregar VALOR ao seu consultório
- Por que você DEVE ter um email profissional para seu consultório?
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.